Ensino fundamental: o que é e como funciona?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

O ensino fundamental é um segmento obrigatório da educação no Brasil, sendo considerado o ciclo mais longo da escolarização. Ele compreende a fase que vai do 1º ao 9º ano e costuma atingir os alunos com idade entre seis e 14 anos.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o ensino fundamental tem o objetivo de promover a formação básica do estudante enquanto cidadão. 
Veja como conseguir bolsas de estudo de até 80% de desconto.


Por ser um período de transição entre a educação infantil e o ensino médio, o ensino fundamental é dividido em duas fases que se complementam, com metodologias capazes de acompanhar o crescimento das crianças. 

Quais são as fases do Ensino Fundamental?

As etapas do ensino fundamental no Brasil são separadas em: 

  • Anos Iniciais (Ensino Fundamental I): que compreendem as turmas do 1º ao 5º ano.

  • Anos Finais (Ensino Fundamental II): que incluem os alunos do 6º ao 9º ano.

Nos Anos Iniciais, as práticas pedagógicas são direcionadas para crianças de 6 a 10 anos. Nessa etapa, os estudantes são apresentados a diferentes áreas do conhecimento. 

Além disso, os professores também buscam fomentar nos alunos os valores sociais, a ética e aspectos ligados à cidadania ou à democracia. Já nos Anos Finais, as instituições de ensino lidam com estudantes na fase da adolescência. 

Por isso, além de direcionar no aprendizado das disciplinas tradicionais, as escolas também costumam investir em atividades focadas em desenvolver o pensamento crítico, as habilidades socioemocionais, o protagonismo e o crescimento pessoal dos alunos. 

Quais são as matérias do Ensino Fundamental?

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as disciplinas trabalhadas no ensino fundamental são organizadas a partir das seguintes áreas do conhecimento: 

  • Linguagem;

  • Matemática;

  • Ciências da Natureza;

  • Ciências Humanas;

  • Ensino religioso. 

A partir disso, as escolas devem ter aulas obrigatórias de: língua portuguesa, artes, matemática, geografia, história, ciências e educação física. 

Para complementar o currículo, os colégios podem inserir na grade aulas de línguas estrangeiras, música, teatro, entre outros conteúdos capazes de diversificar o conhecimento dos jovens.

Propósitos do Ensino Fundamental

Como explicamos acima, o ensino fundamental contempla uma fase de grande importância para crianças e adolescentes em idade escolar. 

Por este motivo, os propósitos de aprendizagem estabelecidos pela LDB para as escolas do ensino fundamental são bem amplos e devem ser seguidos de forma criteriosa para garantir aos alunos: 

I – O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Qual a importância do Ensino Fundamental?

Sem dúvidas, o ensino fundamental é uma fase repleta de desafios para alunos, escolas e responsáveis. 

Afinal, trata-se de um período cheio de descobertas e mudanças para os estudantes, tanto em aspectos físicos como comportamentais. 

Por conta disso, é essencial que as instituições de ensino invistam cada vez mais na capacitação da equipe pedagógica, tecnologia e na integração com a família das crianças. 

Esse é o melhor caminho para ajudar os alunos do ensino fundamental nos desafios do ensino médio e na preparação para a vida adulta. 

Encontre escolas de ensino fundamental com bolsas de estudo

Se você quer matricular o seu filho em uma escola de ensino fundamental, vale a pena consultar o site do Melhor Escola e ver as instituições da sua cidade com bolsas de estudo de até 80%. Clique aqui e saiba mais! 

No site, é possível avaliar a qualificação de cada escola, ver a opinião de outros pais e ler artigos voltados para o desenvolvimento dos estudantes. 

Vale a pena conferir para se manter atualizado! Vale destacar que as bolsas de estudos ajudam a manter a saúde financeira das famílias e ainda permitem que os estudantes tenham acesso a ensino de qualidade.