Os melhores jogos para crianças de 3 anos

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Para os mais novos, tudo pode ser divertido, até mesmo desafios que parecem complicados. Desde cedo é importante apresentar aos pequenos brincadeiras que também estejam relacionadas ao aprendizado. Geralmente, as atividades são específicas por idade, como por exemplo alguns jogos para crianças de 3 anos

Leia também: | + Veja como conseguir bolsa de estudos para crianças

Qual a importância dos jogos para crianças de 3 anos

A brincadeira pode se tornar um momento de aprendizagem, ainda mais nessa fase em que o indivíduo está desenvolvendo vários aspectos ao mesmo tempo. Há jogos para qualquer tipo de estímulo: desde movimentação corporal, até raciocínio e criatividade. 

Proporcionar à criança esse tipo de diversão pode favorecer a relação dela com o meio social, principalmente se as brincadeiras forem feitas em grupos. O contato com esses tipos de jogos deve ser incentivado não só no ambiente escolar, mas também dentro de casa.

Os 10 melhores jogos para crianças de 3 anos

1) Jogos com sons 

Nessa fase, as crianças se interessam ainda mais pelos barulhos, que podem atiçar a curiosidade ou até despertar um certo encanto, como é o caso das músicas infantis. Aposte em brinquedos ou joguinhos em que o pequeno possa mexer em pontos específicos para sair sons.

2) Jogos de encaixar formas geométricas 

Esse também é o momento em que os pequenos estão desenvolvendo mais o tato e já tendo noção de tamanhos, formatos e pesos. Jogos para encaixar formas geométricas são clássicos e contribuem para a percepção deles em relação aos objetos. 

3) Jogos de relacionar as figuras em comum 

Com o que a carta da abelha combina: um telefone, um carro ou com o pote de mel? Jogos para crianças de 3 anos nesse estilo estimulam o raciocínio e proporcionam mais conhecimento para as crianças sobre o mundo ao redor. Normalmente, você encontra as opções em cartinhas de papel ou até em madeira. 

Leia também: + 5 brincadeiras lúdicas que ajudam no desenvolvimento infantil

4) Adivinhar as silhuetas 

Descobrir qual a sombra correspondente a um animal, ou qual silhueta representa um ser humano, é um desafio e tanto para os pequenos! Esse tipo de jogo pode até estar associado às formas geométricas, já que a criança deve imaginar o que se encaixa naquela parte escura apenas pelo contorno.

5) Jogos de combinar metades

Juntar as cores em comuns, animais iguais e alimentos que são os mesmos demandam mais atenção da criançada. Esse tipo de jogo pode ser visto até como um dominó, já que o objetivo é unir as peças iguais. 

6) Quebra-cabeças indicados para a idade

Os quebra-cabeças são diversão e desafio para qualquer idade. Inclusive, nas lojas de brinquedos já existem versões para os menores. O desenho costuma ser pequeno, com poucas e grandes peças, mas para eles é uma forma de estimular a coordenação motora e raciocínio.

7) Jogos de perguntas para a faixa etária

Que tal incentivar a comunicação e ainda fazer com que a criança aprenda novos conteúdos? Um exemplo de jogos para crianças de 3 anos de perguntas é o Abremente mini, voltado para quem tem entre três e quatro anos. São várias perguntinhas relacionadas ao universo infantil e que podem despertar muito interesse na turminha.

8) Jogos para colorir

Além de ser um estímulo visual e ideal para a coordenação motora fina, colorir desenhos também desperta a criatividade das crianças, fazendo com que elas se deixem levar pelas cores e imaginação. E no momento da pintura, vale tudo: lápis, canetinhas, tintas e giz.

9) Jogos educativos sobre os sentidos físicos

Depois que eles aprendem o que é e onde fica a boca, olhos, nariz e outras partes do corpo, você pode começar a associar cada lugar com as funções que exercem. E uma maneira fácil e divertida de fazer isso é através de joguinhos educativos sobre os sentidos físicos. São perguntas como o que usamos para comer, com o que enxergamos e por onde que o som entra no nosso corpo. 

10) Jogos de smartphone

Hoje em dia é quase inevitável que os pequenos não mexam em celulares. Os joguinhos são encantadores, desde que sejam escolhidos por adultos e que esse momento seja supervisionado por um responsável. Nas lojas online de aplicativos (Play Store ou App Store), você pode filtrar os jogos pela idade da criança. 

Leia também: + Veja atividades para crianças de 3 anos

Também vale adaptar ideias!

Algumas brincadeiras e desafios podem ser adaptados para esse público infantil. Talvez no início a criança queira brincar do jeito que quiser, e essa liberdade também é importante de ser dada. Mas após esse momento, reúna-se a ela e brinque junto, propondo-se aos mesmos desafios.