O que é o método Paulo Freire e como ele funciona?

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Atualizado em 20/06/2025.

Quando pais e responsáveis buscam entender os diferentes métodos de ensino utilizados nas escolas, é comum se depararem com o método Paulo Freire

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Mas afinal, o que esse nome representa na prática da educação? Como funciona esse método tão citado por educadores e que até hoje inspira projetos pedagógicos no Brasil e no mundo?

Muito além de uma técnica de ensino, o método Paulo Freire é uma proposta pedagógica baseada no diálogo, no respeito ao conhecimento do aluno e na construção conjunta do saber. 

Nesta leitura, você vai entender o que é o método freiriano, como ele funciona, quais são suas etapas, princípios e ideias centrais. O objetivo é esclarecer de forma acessível e completa como esse modelo educativo contribui para uma formação mais consciente, participativa e transformadora. 

Por isso, continue a leitura e descubra como o olhar de Paulo Freire sobre a educação pode fazer a diferença na vida dos alunos — e também na sua, enquanto família.

Neste artigo você vai ver:


  • Qual ideia Paulo Freire defende?

  • Qual é o método de ensino de Paulo Freire?

  • O que diz Paulo Freire sobre a alfabetização?

  • Quais são as três etapas do método Paulo Freire?

  • Quais os princípios do método Paulo Freire?

  • O que é a educação para Paulo Freire?


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Qual ideia Paulo Freire defende?

Paulo Freire acreditava que a educação deveria ser um ato libertador — capaz de trazer a consciência crítica dos alunos e transformar a realidade em que vivem.

Ao contrário de uma educação baseada apenas na memorização de conteúdos, ele defendia que o ensino deve partir da vivência do estudante, dialogando com sua cultura, seu cotidiano e seus saberes prévios. Para Freire, aprender não era decorar, mas compreender o mundo para poder agir sobre ele.

Você sabia?

  • O método Paulo Freire foi testado pela primeira vez em 1963, em Angicos (RN).

  • Em apenas 40 horas de aula, 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados.

  • O sucesso do projeto chamou atenção no Brasil e no mundo, reforçando o poder da educação baseada no diálogo e na vivência do aluno.

É uma proposta que valoriza a escuta, o respeito e a participação ativa dos estudantes no processo educativo. 

Em outras palavras, Paulo Freire via o ato de ensinar e aprender como um diálogo — não como uma via de mão única. O professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e passa a ser um mediador que constrói o saber junto com o aluno. Essa é a base do que chamamos de método freiriano.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” — Paulo Freire

Qual é o método de ensino de Paulo Freire?

O método Paulo Freire é uma proposta pedagógica que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem.

Mais do que ensinar a ler e escrever, o método busca despertar a consciência crítica, a autonomia e a capacidade de transformar a realidade por meio do conhecimento.

Criado a partir da alfabetização de jovens e adultos, o método freiriano valoriza:

  • a escuta ativa do aluno,

  • o pensamento crítico,

  • e o envolvimento direto do estudante no processo de construção do saber.

Esse modelo pode ser adaptado com sucesso para a Educação Infantil, promovendo uma aprendizagem significativa desde os primeiros anos escolares.

Como o método funciona na prática?

Ao invés de seguir uma sequência rígida de letras e sílabas, o método Paulo Freire parte de palavras geradoras — termos que fazem parte da realidade do aluno, como "trabalho", "terra" ou "vida". Essas palavras servem de ponto de partida para:

  • ensinar a leitura e escrita;

  • refletir sobre o significado das palavras;

  • conectar o conteúdo escolar à vida real do estudante.

Educação como diálogo

Diferente de métodos tradicionais, no método Paulo Freire, o professor não é visto como o único detentor do saber. Nesse modelo, a relação entre educador e educando é horizontal: baseada no diálogo, no respeito e na construção coletiva do conhecimento.

Hoje, mesmo que nem todas as escolas utilizem o método em sua totalidade, muitos de seus princípios estão presentes em práticas pedagógicas voltadas à formação cidadã, à inclusão e ao respeito à diversidade.

O que diz Paulo Freire sobre a alfabetização?

Um dos principais diferenciais do método Paulo Freire está na forma como ele enxerga o conhecimento e o processo de alfabetização. Em vez de partir do zero, o método considera que todo aluno já traz consigo saberes importantes, adquiridos em sua vida, mesmo que ainda não tenham sido organizados de forma escolar.

crianças curiosas aprendendo e descobrindo

O aluno já sabe — só não sabe que sabe

Paulo Freire observou, ao alfabetizar adultos, que muitos acreditavam "não saber nada". O primeiro papel do educador, nesse contexto, é mostrar ao aluno que ele já sabe muitas coisas — só precisa reorganizar esse conhecimento.

Esse reconhecimento fortalece a autoestima do estudante e cria uma base de confiança, essencial para que ele participe mais ativamente do processo educativo.

Ler o mundo para transformá-lo

Para Freire, aprender a ler e escrever não é apenas decodificar letras, mas aprender a ler a realidade para depois poder reescrevê-la. Ou seja, o objetivo final não é apenas alfabetizar, mas formar um cidadão crítico, consciente e capaz de transformar o mundo à sua volta.

“Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la).” — Paulo Freire

Quais são as três etapas do método Paulo Freire?

No método Paulo Freire há três etapas ou momentos principais: investigação, tematização e problematização. Cada uma delas representa um passo importante na construção do conhecimento, com base no diálogo e na realidade dos alunos.

Vamos entender como funciona cada etapa:

1. Investigação: escutar para conhecer

Tudo começa com a escuta ativa. Nessa etapa, o educador conversa com os alunos para descobrir quais são os temas, palavras e experiências que fazem parte do seu cotidiano.

Essa fase é muitas vezes chamada de círculo de cultura, porque acontece em rodas de conversa, em que todos são convidados a falar sobre si mesmos: onde vivem, o que fazem, o que pensam, o que gostam.

O objetivo é identificar o vocabulário gerador, ou seja, palavras ligadas à realidade dos alunos que servirão como ponto de partida para o processo de alfabetização e reflexão crítica.

Importante:


Embora se fale em etapas, o método freiriano não é um modelo fixo com regras rígidas. Ele é flexível, adaptável e aberto ao diálogo com cada realidade escolar. Por isso, não se trata de uma receita pronta, mas de uma proposta viva, que deve ser reinventada constantemente por quem a aplica.

2. Tematização: dar sentido ao que se vive

Com as palavras e temas levantados na fase anterior, o professor inicia a tematização. Aqui, ele busca entender o significado social dessas palavras, conectando-as a questões mais amplas — como trabalho, família, moradia, cultura ou direitos.

Além disso, o educador seleciona termos que apresentam dificuldades fonéticas e ortográficas, para trabalhá-los no processo de alfabetização. É nessa fase que os alunos começam a refletir sobre o mundo em que vivem e a compreender melhor seu próprio contexto social.

3. Problematização: refletir para transformar

Na última etapa, acontece a problematização. A ideia é ajudar os alunos a superarem uma visão ingênua ou "mágica" do mundo, desenvolvendo uma postura mais crítica diante da realidade.

O professor propõe discussões, questionamentos e atividades que incentivam o aluno a pensar sobre sua vida e seu entorno de forma transformadora. É nesse momento que a aprendizagem se torna mais profunda e ganha sentido social

Quais os princípios do método Paulo Freire?

Como vimos, Paulo Freire considera a escola muito mais do que as quatro paredes da sala de aula. Por isso, o seu método se diferencia das outras metodologias de ensino. 


Assim, os principais fundamentos e princípios que sustentam o método Paulo Freire são:



Princípios do método Paulo Freire

Descrição

Respeito ao contexto do aluno

Valoriza o ritmo, a cultura e a realidade social do estudante, evitando conteúdos desconectados.

Relação horizontal entre educador e educando

Professor e aluno constroem o conhecimento juntos, em um diálogo sem hierarquia rígida.

Educação como prática política

A educação não é neutra; deve formar cidadãos críticos que refletem e transformam sua realidade.


O que é a educação para Paulo Freire?

Para Paulo Freire, educar é um ato de humanização. Isso quer dizer que a educação vai além do ensino de conteúdos; ela busca aperfeiçoar o ser humano, que está sempre em desenvolvimento.

Sendo assim, a educação acontece no contato entre pessoas, mediada pela realidade vivida pelo aluno. Por isso, o dia a dia do educando é essencial para o processo de alfabetização e aprendizagem. 

crianças aprendendo em sala de aula

Na concepção do teórico, educar não é apenas ensinar a ler, escrever ou memorizar conteúdos, não é instrumentalizar o aluno, mas sim qualificá-lo para agir conscientemente em seu meio, com autonomia, senso crítico e responsabilidade.

Educar é preparar o aluno para ser protagonista da sua própria história. É essa filosofia que faz do método freiriano uma abordagem tão importante e atual para a educação nos dias de hoje.

E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros pais e responsáveis que gostariam de saber mais sobre o método Paulo Freire. Aproveite e leia outros artigos do nosso blog. 

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Se você acredita em uma educação que valoriza o diálogo, o respeito às diferenças e o protagonismo do aluno — princípios centrais do método Paulo Freire —, saiba que é possível encontrar escolas com propostas pedagógicas alinhadas a esses valores.

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