Curso Técnico junto com o Ensino Médio: veja como funciona

O Curso Técnico prepara o aluno para o mercado de trabalho, já o Ensino Médio tem foco na graduação


Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

O Curso Técnico tem o objetivo de profissionalizar o estudante, o deixando apto a exercer alguma profissão. Existem diversas modalidades de cursos técnicos, de modo que alguns podem ser feitos em poucos meses, já outros, duram até três anos. O Ensino Médio, por sua vez, possui três séries escolares, podendo ser concluído em três anos, e o seu foco é preparar o aluno para o Ensino Superior.


No entanto, o aluno não precisa optar por apenas uma formação, pois é possível fazer um Curso Técnico em conjunto com o Ensino Médio. Isso porque o ensino técnico é oferecido em diferentes modalidades, como a concomitante, que é quando o aluno cursa o Ensino Médio em uma instituição e, em geral, o Curso Técnico em outra. Nesse caso, ele recebe dois diplomas diferentes, um do ensino regular e outro do técnico, cada um com três anos de duração.


Outra modalidade é o Curso Técnico Integrado. Nesse caso, o estudante começa o Curso Técnico no segundo ano do Ensino Médio e, ao final, recebe um único diploma. Assim, ele cursa um ano de Ensino Médio regular e outros dois anos de Curso Técnico. Também é possível fazer o Técnico após a conclusão do Ensino Médio, nesse caso, são os chamados Cursos Técnicos Subsequentes.


Veja abaixo quais são os 13 eixos tecnológicos dos Cursos Técnicos:

1. Ambiente e saúde
2. Controle e processos industriais 
3. Desenvolvimento educacional e social
4. Gestão e negócios
5. Informação e comunicação
6. Infraestrutura 
7. Militar 
8. Produção alimentícia  
9. Produção cultural e design  
10. Produção industrial  
11. Recursos naturais
12. Segurança
13. Turismo, hospitalidade e lazer


Os eixos tecnológicos são definidos pelo MEC. Cada eixo concentra uma série de cursos que podem ser oferecidos pela escola ou instituição de ensino, por exemplo, o colégio pode oferecer um Curso Técnico em Enfermagem, que está dentro do eixo “Ambiente e saúde”. Ou mesmo um Curso Técnico em Games, que está no eixo “Informação e Comunicação”. 


É vantajoso fazer um Curso Técnico?

A principal vantagem de fazer um Curso Técnico é o aprendizado prático que o aluno adquire durante o curso. Ao terminá-lo, o estudante terá experiência na área de formação, o que é um diferencial na hora de entrar no mercado de trabalho.


Curso Técnico é igual ao Tecnólogo?

Não. Essa dúvida é muito comum entre os estudantes, mas o Curso Técnico é equivalente ao nível médio de ensino, por isso o aluno pode cursar ele enquanto está no Ensino Médio. Já o Tecnólogo é, na verdade, uma Graduação Tecnológica, então para cursá-la é necessário ter o diploma do Ensino Médio ou algum documento equivalente.


Saiba mais:
+ Como a escola pode influenciar na nota do Enem?
+ Material escolar: veja dicas para economizar