Curso Técnico junto com o Ensino Médio: veja como funciona

O Curso Técnico prepara o aluno para o mercado de trabalho, já o Ensino Médio tem foco na graduação

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O Curso Técnico tem o objetivo de profissionalizar o estudante, o deixando apto a exercer alguma profissão. Existem diversas modalidades de cursos técnicos, de modo que alguns podem ser feitos em poucos meses, já outros, duram até três anos. O Ensino Médio, por sua vez, possui três séries escolares, podendo ser concluído em três anos, e o seu foco é preparar o aluno para o Ensino Superior.

No entanto, o aluno não precisa optar por apenas uma formação, pois é possível fazer um Curso Técnico em conjunto com o Ensino Médio. Isso porque o ensino técnico é oferecido em diferentes modalidades, como a concomitante, que é quando o aluno cursa o Ensino Médio em uma instituição e, em geral, o Curso Técnico em outra. Nesse caso, ele recebe dois diplomas diferentes, um do ensino regular e outro do técnico, cada um com três anos de duração.