Extraindo o máximo da lição de casa

O dever de casa é uma ferramenta importante para efetivar o aprendizado do aluno, mas se usado de forma errada ele pode prejudicar


A lição de casa é benéfica para o desenvolvimento escolar da criança. Isso porque esse tipo de atividade melhora a memorização e a compreensão do conteúdo ensinado em sala, além de criar o hábito de estudar, que também será importante após a vida escolar.

O dever de casa ensina que o aprendizado não acontece apenas na escola. Outra vantagem é que esse tipo de atividade também trabalha outros traços de personalidade na criança, como independência e responsabilidade, e ensina o aluno a gerir o próprio tempo.


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Só que se lição de casa não for devidamente passada e acompanhada, ela pode ter efeitos negativos. Entre eles, os educadores destacam o cansaço dos alunos, quando são obrigados a passar muito tempo em trabalhos escolares, e que o excesso de lição acaba por limitar a participação em atividades junto à comunidade, o que também importante é para um desenvolvimento da criança. 

O dever de casa em excesso também pode levar a criança a querer trapacear, criando o hábito de copiar as lições ou mesmo de receber uma ajuda excessiva para a conclusão das tarefas. Por isso, segundo os educadores, mais importante do que listar os benefícios ou os malefícios da lição de casa, o importante é maximizar os primeiros e minimizar os segundos. 

Quanto de lição de casa é suficiente?

Essa é uma dúvida comum entre os pais ou responsáveis. A resposta varia de acordo com a idade da criança. De acordo com a Associação Nacional de Pais e Mestres (PTA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, o dever de casa não deve exceder os 20 minutos diários para crianças que tenham até 7 anos de idade.

Já para a faixa etária dos 8 aos 12 anos, de 30 a 60 minutos por dia é suficiente. A partir dos 13 até os 17, que costuma ser a idade do adolescente no 3° ano do Ensino Médio, a carga horária de estudo em casa pode ser maior, variando de acordo com a necessidade. 


Desenvolver o hábito de ler nas crianças

É importante desenvolver nas crianças o hábito de ler. Então, além de resolver exercícios, a leitura também deve fazer parte do dia a dia, mesmo que seja por alguns minutos. Para que isso aconteça, deve-se ter em casa livros adequados à faixa etária e que despertem a vontade de ler.

Para as crianças, lições de casa mais curtas acabam sendo mais eficazes porque elas conseguem manter a atenção, já os deveres muito longos costumam ser mais cansativos, fazendo os pequenos perderem o interesse ou o foco. Sendo assim, vale resolver alguns exercícios por um tempo e, em outro momento, ler um livro. 

Essa estratégia é importante porque as crianças têm períodos curtos de atenção e precisam sentir que completaram com sucesso uma tarefa.


Conheça os diferentes tipos de tarefa de casa

Em geral, a lição de casa tem mais de um objetivo. O mais comum é que os alunos reforcem os conteúdos ensinados na sala de aula. É importante saber qual é o objetivo do professor quando ele enviar certo dever de casa, pois ao compreender o que se espera, pode-se extrair o máximo da tarefa de casa

Listamos abaixo os três tipos de lição mais frequentes e os seus objetivos, confira:

  • Lição de casa de preparação: é o estudo prévio do material que será apresentado nas aulas futuras. Essas lições pretendem familiarizar o aluno com conteúdo para que ele entenda melhor o assunto quando este for apresentado na sala de aula; 
  • Lição de casa de extensão:  pede aos alunos para aplicar em novas situações as habilidades que eles já adquiriram. É o tipo de dever de casa mais comum; 
  • Lição de casa do tipo integração integração: requer que o aluno aplique muitas habilidades diferentes para uma única tarefa, como relatórios, projetos de ciência ou de escrita criativa.

O dever de casa de matemática, em particular, é considerado o mais importante no Ensino Fundamental e Médio, e menos importante no Ensino Infantil. Ele começa a se destacar na quarta série do Fundamental, sendo cada vez mais frequente nas séries seguintes.


Como os pais podem ajudar com o dever de casa

O envolvimento dos pais ou dos responsáveis pode ter um impacto tanto positivo quanto negativo sobre a qualidade da lição de casa feita pela criança. Então, surge a pergunta entre os responsáveis: como me envolver corretamente com a lição de casa? 

Não há uma resposta única e definitiva, mas alguns critérios podem ser observados e levados em consideração. Em relação ao impacto positivo, ele pode ocorrer porque a lição de casa pode envolver os responsáveis no processo escolar. 

Entre os resultados desse envolvimento está a valorização dos pais à educação. Desse modo, a criança fica incentivada a estudar. Já em relação ao impacto negativo, podemos citar a interferência que os responsáveis podem fazer no aprendizado.

Isso porque, por exemplo, os responsáveis podem utilizar estratégias de ensino diferentes das que são usadas pela escola. É importante lembrar que existem vários métodos de ensino no Brasil, então conhecer alguns conceitos e princípios do método utilizado pelo colégio é fundamental para ajudar adequadamente a criança com a lição de casa.

Outro problema é quando o adulto resolve os exercícios do dever de casa para a criança. Errar ou não saber a resposta faz parte do processo de aprendizado. Por isso, ajudar e dar apoio é importante, mas incentivar a autonomia da criança na busca pelo aprendizado é mais valioso do que dar as respostas. 


Aproveitando a tarefa de casa ao máximo

Quando as mães, os pais ou os responsáveis se envolvem com dever de casa das crianças, a comunicação entre a escola e a família pode melhorar. Isso pode esclarecer para os pais o que é esperado das crianças na escola. Pode também dar aos responsáveis uma ideia sobre o que os alunos estão aprendendo e como está sendo o desempenho da criança no colégio.


Caso a criança esteja tendo dificuldade com a lição de casa, os pais devem se envolver e prestar mais atenção. Nesse caso, é comum os professores aconselharem os pais a ajudar mais a criança ou mesmo que ela faça aulas de reforço escolar. Mas caso o pequeno ou o jovem esteja indo bem na escola, os pais devem acompanhar, mas com um distanciamento maior, permitindo que a criança desenvolva autonomia no processo.

As práticas para lidar com o dever de casa devem dar flexibilidade aos professores e aos pais para levar em conta as necessidades e circunstâncias específicas de cada aluno. Dessa forma, os efeitos positivos do dever de casa podem ser maximizados, e os negativos, minimizados.


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