Escola de tempo integral: quais as vantagens e desvantagens?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.


Escola de tempo integral é uma alternativa interessante para os pais que desejam oferecer aos filhos um ensino de qualidade, com atividades extras seguras no período do contraturno. Leia também: + Veja como conseguir bolsas de estudo
Geralmente, os estudantes matriculados em escolas de tempo integral entram no colégio ainda no início da manhã e permanecem no local até a parte da tarde. Assim, eles ficam em média de sete ou oito horas no colégio, de acordo com o tamanho ou características da instituição. 

O que as escolas de ensino integral oferecem?

Além de aulas das matérias tradicionais, a modalidade de ensino integral permite que os alunos ocupem o tempo livre com momentos de recreação, aulas de reforço, prática esportiva e outras atividades que contribuam para o desenvolvimento infantil.

Os responsáveis que matriculam os filhos em escolas de período integral buscam tranquilidade para deixar os pequenos durante o tempo em que estão trabalhando. Na maioria dos casos, os responsáveis preferem deixar os filhos em um ambiente pedagógico mais estruturado ao invés de optarem por babás, por exemplo.

Vale lembrar que os colégios de ensino integral favorecem o crescimento dos alunos em aspectos intelectuais, físicos, emocionais, sociais e culturais. Além disso, as atividades do contraturno escolar permitem que os estudantes ganhem mais autonomia e melhorem o rendimento escolar. 

Outro ponto que também é levado em consideração pelos pais na hora de deixar os filhos no colégio é a possibilidade de as crianças terem uma alimentação e uma rotina estruturada no dia a dia. Veja também:

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%.

Quais os pontos positivos das escolas de tempo integral?

Segundo dados do Censo Escolar divulgado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep/MEC), 18 dos 27 estados brasileiros tiveram crescimento de, pelo menos, 30%, no número de escolas que adotam o modelo de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). 

No entanto, a oferta de vagas em escolas públicas com ensino integral para crianças e adolescentes ainda é um desafio em diversas cidades. Por esse motivo, muitos pais precisam recorrer às instituições particulares ou às bolsas de estudos para manterem os filhos inscritos no ensino integral.

Abaixo, você vai conferir 9 vantagens que as escolas de tempo integral oferecem para pais e alunos:

  1. Rotina segura para a criança;

  2. Melhora no desempenho escolar graças às atividades de reforço;

  3. Tranquilidade para os pais trabalharem durante o dia;

  4. Acompanhamento pedagógico para o aluno nos deveres de casa;

  5. Refeições realizadas no ambiente escolar;

  6. Diversas opções de atividades extracurriculares, incluindo esporte, dança, música, teatro, culinária, idiomas e artes;

  7. Desenvolvimento da autonomia na criança;

  8. Maior convívio com crianças da mesma faixa etária;

  9. Estímulo ao desenvolvimento socioemocinal da criança.

Ensino integral tem desvantagens?

Embora as escolas de tempo integral apresentam muitos benefícios do ponto de vista pedagógico, é importante levar em conta que esta modalidade não é sinônimo de perfeição e pode exigir algum tipo de adaptação dos pais ou alunos. 

Em resumo, as principais desvantagens do ensino integral incluem:

  • Aspectos financeiros (mensalidades mais caras);

  • Pouca estrutura das escolas (o que pode gerar monotonia entre os alunos e prejudicar a evolução dos estudantes);

  • Falta de preparo dos professores (outro fator que também é prejudicial para os alunos e precisa ser observado com atenção pelos pais);

  • Pouca flexibilidade de horários;

  • Menos tempo das crianças com a família.

Dito isto, é fundamental que os pais tomem a decisão de matricular os filhos em uma escola de tempo integral de forma consciente e equilibrada, após analisar todos os aspectos da instituição. Para isso, os responsáveis devem visitar pessoalmente o colégio, conhecer as instalações, conversar com os gestores e coordenadores. 

Outra iniciativa que costuma funcionar é ouvir a opinião de outros pais sobre a qualidade dos serviços prestados pela escola em relação ao ensino integral. 

Além disso, para garantir que o vínculo entre a criança e os pais não seja comprometido pelo excesso de tempo da escola, vale a pena aproveitar o tempo livre nos fins de semana para ter uma rotina de lazer com passeios, leitura de livros, filmes educativos e outras atividades. 

Os pais também devem observar o desempenho escolar dos filhos e não deixar isso somente nas mãos dos professores. Outra recomendação é participar ativamente dos projetos escolares e dos eventos oferecidos pela escola.

Encontre escolas de ensino integral na sua cidade para o seu filho!

Se você está à procura de uma escola de qualidade para matricular seu filho em 2022, faça uma busca no site do Melhor Escola e veja as instituições com ensino integral na sua cidade. 

No site, também é possível pesquisar por colégios com bolsas de estudos de até 80% e ver a opinião de outros pais sobre cada instituição.