A diferença entre Educação Integral e Educação em Tempo Integral

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A educação integral é um modelo educacional que visa a formação completa da criança em todas as dimensões (cognitiva, física, socioemocional, cultural, entre outras). Já a educação em tempo integral, defende a ampliação do tempo de permanência na instituição de ensino.


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Ambas são concepções de ensino que vem ganhando espaço entre os educadores e despertando o interesse de várias famílias. Portanto, neste artigo, vamos explicar melhor as características da educação integral e da em tempo integral.


O que é educação integral?

A educação integral é uma formação que trabalha diversas dimensões dos alunos, como física, emocional, intelectual, social e cultural. Sendo assim, ela tem o intuito de formar o estudante integralmente, indo além dos conteúdos ensinados em sala de aula.


Além disso, a formação integral se destaca por ter quatro características, veja quais são elas:


  • Contemporânea: é uma proposta de educação alinhada com as demandas do século XXI, pois pretende formar alunos críticos e autônomos, que sejam responsáveis por si e pelo mundo;


  • Inclusiva: ela reconhece a multiplicidade e a singularidade das pessoas, por isso, ela fomenta a inclusão e a participação de todos e todas no processo de formação da criança ou do adolescente;


  • Equânime: a educação integral reconhece o direito de todas e de todos de aprender, nem que para isso seja necessário criar processos educativos diferenciados e diversificados, que interajam com várias linguagens, recursos, espaços e agentes. Essa característica é central no enfrentamento das desigualdades educacionais, pois reconhece e satisfaz as demandas de crianças que precisam ser educadas a partir de realidades diferentes; 


  • Sustentável: é considerada uma proposta de educação sustentável por ser comprometida com processos educativos que considerem o contexto dos alunos e por realizar uma interação permanente entre o que é aprendido e o que é ensinado.

O que é educação integral na BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem a educação integral e o desenvolvimento global do estudante como um propósito. De acordo com o documento, a educação deve efetivar os princípios da inclusão, da equidade e da diversidade.


| + Você sabe o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Além disso, a BNCC contém o texto “O compromisso com a educação integral”, que prevê três pilares para estruturar tal modelo de educação. Os pilares são:


1) Desenvolvimento pleno:

De acordo com a BNCC, os currículos escolares devem incorporar no seu processo de ensino alguns dos desafios da sociedade contemporânea.


Ou seja, a escola não deve se limitar a promover o acúmulo de informações, mas desenvolver nos seus alunos a habilidade de aprender a aprender. Desse modo, eles poderão ter responsabilidade e autonomia para tomar decisões e resolver problemas;


2) Integração curricular:

Segundo o documento, a educação não deve ser fragmentada, isto é, os conteúdos escolares devem ser ensinados de modo que relações entre eles sejam estabelecidas.


Para que isso ocorra, o contexto do estudante deve ser considerado, pois desse modo ele consegue compreender a importância da educação para o desenvolvimento do seu projeto de vida;


3) Visão de estudante:

A BNCC considera importante a perspectiva e a experiência do estudante no processo de aprendizado. Por isso, a educação deve ser voltada para acolhimento e reconhecimento da singularidade de cada criança, adolescente ou jovem adulto. 


A Base Nacional Comum Curricular prevê a educação integral no que é mais característico e importante de tal modelo educacional, nos pilares, nos valores. Desse modo, a educação integral pode ser incorporada nos currículos escolares e efetivada no cotidiano dos estudantes.


Por que a educação integral é importante?

A formação integral do aluno é importante porque ela trabalha o desenvolvimento da criança e do adolescente de modo que eles tenham relações humanas mais amplas, que sejam capazes de dimensionar o afeto, o bem-estar e os valores dos indivíduos, indo além dos aspectos relacionados à racionalidade ou à cultura do indivíduo.


Nesse contexto, para que a formação integral do estudante seja bem-sucedida, é necessária uma participação ativa da família na promoção dessa consciência ética e moral da criança ou do adolescente. É a partir de situações cotidianas que o estudante consegue reconhecer os próprios direitos e deveres na sociedade em que está inserido.


Assim, cabe à escola promover diversas atividades entre os seus alunos para que eles consigam reconhecer as próprias fragilidades e potencialidades, buscando melhorar no que for preciso. A instituição de ensino deve abordar as múltiplas inteligências dos estudantes para que, no futuro, eles tenham autonomia e autoconhecimento suficiente para fazer boas escolhas.

O que é educação em tempo integral?

A educação em tempo integral diz respeito a quantidade de horas que os alunos ficam na escola. Ou seja, são escolas e secretarias de educação que ampliaram a jornada escolar de seus estudantes, trazendo ou não novas disciplinas para o currículo escolar.


Mas, é importante destacar, que a educação em tempo integral não deve somente ampliar a carga horária das crianças e adolescentes no colégio. É preciso que as escolas tenham um esforço em trabalhar o social, o psicológico, o pedagógico e o afeto do estudante neste período contraturno.


A pesquisadora Ana Maria Cavaliere elabora que alguns eixos temáticos podem ser abordados nas escolas, como:

"As atividades ligadas às necessidades ordinárias da vida (alimentação, higiene, saúde), à cultura, à arte, ao lazer, à organização coletiva, à tomada de decisões, são potencializadas e adquirem uma dimensão educativa” (Cavaliere, 2007, p. 1022).


Portanto, a educação em tempo integral é aquela que prevê a permanência do aluno entre 7h e 9h por dia na escola. Dessa forma, é comum que as escolas ofereçam cursos complementares, como música, ginástica, robótica, entre outros, para os estudantes. Isso não significa, porém, que tal escola ofereça o modelo de uma educação integral para os alunos.


Como funciona a escola de tempo integral?

De acordo com o o Decreto nº 10.656, no 11º artigo, a educação em tempo integral funciona da seguinte forma:


“(...) a jornada escolar de um estudante que permanece na escola ou em atividades escolares por tempo igual ou superior a sete horas diárias ou a trinta e cinco horas semanais, inclusive em dois turnos, desde que não haja sobreposição entre os turnos, durante todo o período letivo.”


Dessa forma, por exemplo, um estudante do Ensino Fundamental regular tem a carga horária mínima de 4 horas por dia. Já os do ensino em tempo integral têm 7 horas de aula por dia.


O que é o programa de ensino integral?


A educação em tempo integral na rede pública está recebendo incentivos do governo, como o "Programa Escola em Tempo Integral", sancionado em julho de 2023 pelo presidente Lula.


Ele é estruturado em cinco eixos estratégicos (Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar), que visam garantir a qualidade e equidade na oferta de tempo integral nas escolas. Com isso, o governo oferece assistência técnica e financeira para a criação de matrículas de tempo integral, especialmente em escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.


Vale ressaltar que essa medida visa alcançar a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que nada mais é do que oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

| + Puericultura na educação infantil: a atenção integral à saúde da criança na escola 


Como encontrar uma boa escola integral e de tempo integral?

Uma boa escola é mais do que uma boa infraestrutura, ela também precisa ter professores capacitados e motivar os seus estudantes, por exemplo.


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