Educação adventista: o que é e como funciona?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

A Rede de Educação Adventista, também chamada de Educação Adventista, foi criada há 125 anos no Brasil e está presente em diversos países do mundo. 

Mantida e orientada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, seu campo de atuação inclui escolas da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e internatos para a formação integral de alunos de diferentes faixas etárias. 

Os métodos das instituições da Educação Adventista são baseados em valores cristãos e princípios bíblicos. Graças à qualidade do ensino oferecido aos estudantes, as escolas são referência em diversas cidades do país e muito procuradas por pais e responsáveis. 

Isso porque, muito mais do que estimular o aprendizado dos alunos, a rede de Educação Adventista também estimula a prática de valores importantes para a vida em sociedade, entre eles: solidariedade, amor ao próximo, respeito à família, crescimento espiritual, pensamento crítico, cidadania respeito ao meio ambiente, hábitos saudáveis, entre outros. 


Como é o ensino na Rede de Educação Adventista?

Segundo o site oficial da Educação Adventista, as escolas da rede valorizam o protagonismo dos alunos e buscam estimular o desenvolvimento físico, mental, intelectual, socioemocional, espiritual e vocacional de cada um.  

Para isso, eles investem em uma infraestrutura moderna e na excelência acadêmica, com professores qualificados para atender às expectativas dos pais e formar cidadãos preparados para os desafios do futuro. 

Os materiais utilizados nas escolas da Educação Adventista são exclusivos da rede e produzidos pela Casa Publicadora Brasileira.

Por meio de apostilas e recursos personalizados, o sistema educacional adventista estimula os alunos a refletirem sobre diversas questões e praticarem a cidadania de forma consciente.


Inovação no ensino e novas tecnologias 

Durante a pandemia, a rede de ensino intensificou os investimentos em inovação para atender às demandas do ensino híbrido, oferecendo ferramentas digitais importantes para o aprendizado dos estudantes. 

Os recursos tecnológicos mais usados pelos professores da Rede Adventista para tornar o ensino mais dinâmico durante o ano letivo incluem:  

  • Plataforma E-Class (Oferece aprendizagem interativa aos alunos);

  • Portal Educacional (Área de acesso virtual personalizada);

  • Jogos Educativos;

  • Site da escola;

  • Simulados, testes e desafios;

  • Aplicativo para acompanhamento dos pais;

  • Boletim online.

Em entrevista ao G1, o gerente de didáticos da editora Casa Publicadora Brasileira, Alexandre Dutra, explicou como foi desenvolvida a plataforma digital E-Class para as aulas a distância em todo o Brasil. 

"Por termos o projeto idealizado em conformidade com os processos da Educação Adventista, da qual já temos familiaridade centenária, colocamos a nossa equipe para trabalhar e, em tempo recorde, apresentamos a solução, o E-Class", disse. Segundo a rede, a plataforma conta com mais de quatro milhões de aulas catalogadas, atividades, provas e outras ferramentas.

Além disso, a rede mantém um blog com artigos e matérias sobre temas relacionados ao universo educacional.


Principais números da Rede Adventista no Brasil e no mundo

  • 500 unidades de ensino no Brasil.

  • 9.400 instituições, incluindo escolas, faculdades e internatos.

  • 111.800 professores pelo mundo

  • 220.000 alunos no Brasil. 

  • 2.000.000 alunos pelo mundo.


Como são os internatos da Rede de Educação Adventista?

Assim como acontece nas escolas tradicionais da rede, os internatos também contam com os materiais exclusivos da Educação Adventista e seguem os princípios cristãos em suas atividades.

Geralmente, os locais dos internatos são um pouco mais distantes dos grandes centros urbanos e possuem a estrutura necessária para garantir a segurança dos alunos, bem como a tranquilidade dos pais e responsáveis. 

Os prédios contam com monitoramento 24 horas, circuito interno de vídeo nos corredores, lavanderia, sala de estudos, sala de vídeo e sala de jogos. Além disso, os quartos possuem armários para os itens pessoais dos estudantes, escrivaninhas para estudo e camas individuais para o descanso noturno.

Entre as iniciativas praticadas pelos alunos dentro e fora da sala de aula, as mais comuns são: atividades pedagógicas, reuniões espirituais, prática esportiva, ações de voluntariado em comunidades próximas etc.

Para mais informações e saber os endereços de cada internato, basta acessar o site da instituição.


Veja avaliações de pais e alunos sobre as escolas do Brasil

O Melhor Escola é o maior buscador de escolas no Brasil e ainda permite aos pais pesquisarem bolsas de estudos de até 80% nas instituições parceiras. No site, é possível ver todas as informações relevantes sobre os colégios, incluindo a estrutura das escolas, preços e depoimentos coletados em avaliações de pais, alunos, ex-alunos e professores sobre as escolas brasileiras. Navegue aqui para saber mais!

Aproveite para conferir os nossos artigos e saiba como incentivar seu filho nos estudos.