Sistema de ensino no Brasil: o que é?

Sistema de ensino no Brasil: o que é?


Saiba como funciona e a importância do sistema de ensino aplicado nas escolas.


Sistema de ensino é o conjunto de recursos didáticos, serviços e mídias digitais utilizados por escolas públicas e particulares no processo de educação. Essa metodologia busca ampliar e padronizar a aprendizagem dos alunos e impacta diretamente na condução das aulas.


Atualmente, o Brasil possui sistemas de ensino de grande destaque, como o Anglo, Mackenzie, Objetivo, Positivo, entre outros. As escolas podem adquirir esses sistemas e implantá-los para seguir a metodologia inserida neles.


O sistema de ensino escolhido pela escola é de extrema importância, uma vez que sua metodologia têm influência direta na forma como os alunos irão aprender. Por meio dela, os docentes organizam suas aulas, a forma como são repassados os conteúdos e a realização das atividades dos estudantes. Por exemplo, ao adquirir um material que trabalha de maneira dinâmica o conteúdo, ou seja, com mais foco em atividades práticas, o colégio passa a aplicar essa metodologia na sala de aula. Se por outro lado optar por um material mais tradicional, ou seja, com mais explicação do conteúdo pelos professores e menos interação, então as aulas serão ministradas dessa maneira. Basicamente, o sistema de ensino utilizado pela escola será o guia para a condução das aulas.


Para que o sistema de ensino possa ser implementado em um colégio, ele deve estar em conformidade com o plano nacional de educação estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular que contém competências e diretrizes estabelecidas para a educação básica no país.


Tratando desse assunto é comum pensar em livros e apostilas, no entanto, um sistema de ensino não se limita apenas a isso, também pode contar com plataformas digitais, assessoria pedagógica — que disponibiliza orientação ao professor na implantação do material didático — e outros recursos que oferecem suporte à escola e aos alunos.


Dentro dos sistemas, normalmente são encontrados livros ou apostilas, cujo o conteúdo varia de acordo com a metodologia aplicada. Embora não seja uma regra, os livros, geralmente utilizados no ensino fundamental, costumam funcionar como um guia para que os professores conduzam as atividades e exercícios realizados dentro da sala de aula, enquanto as apostilas são usualmente utilizadas no ensino médio, que é quando os alunos são orientados a focar em exercícios mais densos e voltados para provas e vestibulares, pois apresentam maior rigidez e exigem um maior acompanhamento das atividades propostas.


Em suma, o sistema de ensino é algo muito importante que deve ser observado atentamente durante o processo de seleção da escola, visto que possui alta relevância na forma com que o aluno vai obter seu aprendizado.