Sistema de ensino no Brasil: o que é?

Saiba como funciona e a importância do sistema de ensino aplicado nas escolas.

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Sistema de ensino é o conjunto de recursos didáticos, serviços e mídias digitais utilizados por escolas públicas e particulares no processo de educação. Essa metodologia busca ampliar e padronizar a aprendizagem dos alunos e impacta diretamente na condução das aulas.

|+ Saiba como conseguir bolsas de estudos de até 80% para seu filho(a)

Para que o sistema de ensino possa ser implementado em um colégio, ele deve estar em conformidade com o plano nacional de educação estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular que contém competências e diretrizes estabelecidas para a educação básica no país.

O que é um sistema de ensino?

Quando falamos nesse assunto é comum pensar em livros e apostilas. No entanto, um sistema de ensino não se limita apenas a isso, também pode contar com plataformas digitais, assessoria pedagógica — que disponibiliza orientação ao professor na implantação do material didático — e outros recursos que oferecem suporte à escola e aos alunos.

Dentro dos sistemas, normalmente são encontrados livros ou apostilas, cujo conteúdo varia de acordo com a metodologia aplicada. Embora não seja uma regra, os livros, geralmente utilizados no ensino fundamental, costumam funcionar como um guia para que os professores conduzam as atividades e exercícios realizados dentro da sala de aula.

Já as apostilas, são usualmente utilizadas no ensino médio, que é quando os alunos são orientados a focar em exercícios mais densos e voltados para provas e vestibulares, pois apresentam maior rigidez e exigem um maior acompanhamento das atividades propostas.

Quais são os recursos disponibilizados por um sistema de ensino?

Como já dito, o sistema de ensino é um modelo educacional pedagógico e administrativo e tem como objetivo ajudar as escolas em todas as suas demandas educacionais.

Nesse sentido, o sistema de ensino oferece produtos e serviços para os colégios garantirem a melhor qualidade nas ações educacionais e corporativas. Os recursos mais comumente utilizados por eles são:

- Material didático: Todo sistema de ensino precisa oferecer materiais didáticos que estejam adequados à BNCC e ao Plano Nacional de Educação (PNE) . Além disso, é necessário que ele seja atualizado com bastante frequência para que os alunos consigam acompanhar sempre as atualidades.

- Tecnologias educativas: Após a pandemia a tecnologia se tornou uma grande aliada da educação. Com isso, alguns sistemas oferecem tecnologias com alternativas para melhorar o aprendizado, como por exemplo, plataformas de aprendizagem, sistemas de gamificação entre outros.

- Capacitação de professores: Para que o ensino seja atualizado e de sucesso é preciso investir na formação continuada dos professores através de capacitações. Por isso, muitos sistemas de ensino oferecem aos pedagogos cursos de formação para o seu aprimoramento.

- Suporte pedagógico: É muito comum que seja oferecido para as escolas que estão implementando um sistema de ensino uma assessoria e suporte pedagógico para que elas alcancem os melhores resultados. Contudo, esse acompanhamento varia de sistema para sistema, alguns oferecem apenas no início, enquanto outros oferecem de maneira contínua.

Qual o melhor sistema de ensino do brasil?

Não há um sistema de ensino que seja melhor ou pior. O que existe é que um modelo pode ser melhor para uma criança do que para outra.

Atualmente, o Brasil possui sistemas de ensino de grande destaque, como o Anglo, Mackenzie, Objetivo, Positivo, entre outros. As escolas podem adquirir esses sistemas e implantá-los para seguir a metodologia inserida neles. A seguir, vamos falar de quais são os sistemas mais famosos do Brasil e os seus diferenciais:

1) Positivo

Há mais de 40 anos no mercado eles trabalham em parceria com a rede de escolas parceiras para formar cidadãos positivos, éticos e responsáveis.

2) Sistema COC de ensino

Há mais de 50 anos no mercado, o sistema alia tradição, pioneirismo em tecnologia e qualidade de ensino.

3) Mackenzie

O sistema de ensino Mackenzie foi criado em 2004 e oferece cursos para auxiliar as escolas na criação da própria proposta pedagógica, de acordo com as diretrizes do sistema.

4) SAS (Sistema Ari de Sá)

Com mais de 1.000 escolas parceiras, o SAS possui soluções inovadoras e tecnológicas para as escolas e alunos.

5) Anglo

Com mais de 70 anos no mercado e 800 escolas parceiras, o Anglo utiliza como metodologia “Aula Dada, Aula Estudada” e conta com simulados e avaliações.

6) Objetivo

O sistema de ensino do Objetivo está presente em mais de 450 municípios e, internacionalmente, no Japão. Além disso, esse sistema é muito focado em vestibulares oferecendo uma sólida formação para os estudantes.