Dia dos Pais na escola: veja como celebrar a data e dicas de presente manuais para fazer com as crianças

O Dia dos Pais está chegando e fica aquela dúvida: afinal, a escola deve ou celebrar a data?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

No post de hoje vamos abordar como as instituições de ensino podem transformar o Dia dos Pais na escola em um momento de inclusão e integração a fim de reconhecer os diferentes modelos familiares encontrados nos dias de hoje.

Além disso, vamos dar dicas de presentes manuais que as crianças podem fazer para homenagear os papais. Continue lendo!

Veja também: + Saiba como conseguir bolsas de estudo

Como comemorar o Dia dos Pais na escola

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais também é uma data que, se não for tratada com cuidado, pode gerar desconforto nos alunos e em sua família ao invés de ser um momento alegre e de integração entre os estudantes. Isso porque, hoje em dia, existem diversos modelos familiares e que nem sempre seguem a dinâmica taxada como “tradicional” por tantos anos.

Considerando o papel inclusivo que a escola exerce na sociedade, cabe aos educadores e coordenação pedagógica decidir como irão abordar a data. Separamos abaixo algumas questões que devem ser levadas em conta na hora de realizar o Dia dos Pais na escola:

Não associe a data a uma religião

Teoricamente, o Brasil possui um estado laico, ou seja, somos um país que não apoia ou se opõe a nenhuma religião. Ainda que a maioria da população brasileira seja cristã, é necessário praticar a empatia e entender que nem todos compartilham da mesma crença e visões. No caso das escolas religiosas, cabe à elas dar liberdade para os alunos que não se sintam à vontade em participar de eventos que envolvam uma doutrina.

Respeite a pluralidade

Vivemos em uma sociedade plural, com diferentes núcleos e dinâmicas familiares. Muitas crianças moram com os tios, avós, casais homoafetivos, apenas com o pai ou a mãe, ou em qualquer configuração em que não há a presença da figura paterna. Visto isso, é importante que a coordenação pedagógica atente-se às diferentes realidades ao celebrar o Dia dos Pais na escola. Ao invés de ter uma data específica para comemorar o Dia das Mães e dos pais, muitas instituições de ensino estão adotando o “Dia da Família” como uma alternativa para promover a inclusão de todos alunos e acolher a diversidade.

Promova a interação

Ao comemorar o Dia dos Pais na escola, desenvolva atividades que envolvam a participação de todos os participantes, através de jogos, oficinas de arte e culinária e música que ressaltem a importância do trabalho em equipe e da participação ativa dos responsáveis no desempenho escolar dos alunos.

Confira 5 ideias de presentes manuais para o Dia dos Pais

Todo mundo gosta de ganhar uma camiseta nova, um tênis ou um livro, mas que tal inovar e presentear o pai com um presente artesanal?

Seja para fazer na escola ou em casa, as lembrancinhas manuais são uma ótima forma de explorar a criatividade e sensibilidade da criança, além de estimular o vínculo familiar. O importante aqui é deixar a imaginação rolar solta e pensar em um presente que tenha a ver com o que o responsável/pai gosta.

Separamos abaixo cinco dicas de presentes manuais para o Dia dos Pais na escola:

1. Avental
    Essa é uma ótima opção para os pais que gostam de se aventurar na cozinha ou na churrasqueira. É super simples de fazer, você precisará de apenas três itens: um avental, de preferência de algodão e com apenas uma cor; tintas de tecido e pincéis. Depois, é só começar a diversão! Pode pintar o avental com pincéis ou até com as mãos e os pés.

2. Porta-retratos personalizados
    Deixar gravado um momento especial com o seu pai é uma ótima forma de presenteá-lo. Existem várias ideias para fazer um porta-retrato criativo. Você pode decorar a moldura conforme o gosto do seu pai, seja pintando com tinta, decorando com pedrinhas, madeira e até gravetinhos para dar um ar mais rústico.

3. “Caixa Itens Essenciais”
    Separe as guloseimas preferidas do seu pai e monte uma caixa combinando todas elas. Para fazer, é simples. Forre uma caixa simples com papel cartão ou kraft e customize com desenhos, colagens e/ou fotos. O legal é que ele pode levar essa caixa com ele para o trabalho, por exemplo.

4. Marcador de livro
    Esse presente é ideal para os pais que amam ler. A criança pode fazer o marcador utilizando uma foto dela. É só selecionar a imagem preferida, recortá-la e, em uma das extremidades colar uma tirinha fina de de papel cartão para ficar fora da página.

5. Porta caneta de lata
    Sabe aquelas latas de achocolatado ou café que sempre vão parar no lixo? Que tal reutilizá-las e preparar um presente super legal para o seu pai? É só retirar a tampa e enfeitar a lata como desejar!

O mais importante na hora de celebrar a data é que a instituição respeite a intimidade de cada família e compreenda o contexto de cada aluno, não exigindo ou obrigando que todos participem.

E você, acha que o Dia dos Pais deveria ser comemorado na escola?