Gincanas escolares: veja dicas de 25 brincadeiras

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

As gincanas escolares são uma ótima maneira de promover a colaboração e integração entre os professores, corpo docente e alunos dos diferentes anos da instituição. Além disso, esse tipo de evento desenvolve o espírito competitivo bem como o desportivo, ensinando o respeito e ética entre os participantes.

O interessante das gincanas é que elas possibilitam a união entre o esporte e conteúdos vistos em sala de aula, através de atividades que trabalham a coordenação motora e o raciocínio lógico ao mesmo tempo.

Por isso, hoje listamos algumas dicas para ajudar você a promover uma gincana na sua escola com brincadeiras divertidas e educativas para os estudantes.

Leia também: + Descubra o valor médio da mensalidade de escolas particulares no Brasil

Como organizar uma gincana escolar?

À primeira vista, organizar uma gincana pode parecer uma tarefa complicada e trabalhosa. Realmente é, mas através de um planejamento detalhado você pode promover um evento de maneira eficiente e, o melhor de tudo, sem gastar tanto. Confira:

1. Defina uma data
    Antes de tudo, é preciso se planejar com antecedência. Escolha uma data que não interfira no calendário de provas dos alunos ou feriados. Depois disso, você defina a duração da gincana: ela acontecerá em um dia ou em uma semana? Avalie qual opção é mais viável para a sua instituição, tanto em termos de tempo quanto de dinheiro.

2. Planeje o orçamento
    O segundo passo é estipular o orçamento total da gincana e analisar quais investimentos serão necessários para que o evento aconteça. Nesta etapa, é importante verificar as infraestruturas e equipamentos já existentes na escola que podem ser utilizados, como: caixa de som, microfone, entre outros.

3. Escolha um propósito
    É importante que a gincana escolar tenha um propósito, incentivando os estudantes a interagirem com a comunidade ao redor. Você pode, por exemplo, trabalhar temas relevantes como o meio ambiente, por exemplo. Depois, defina uma prova principal que tenha relação com o assunto escolhido. Neste caso, poderia ser coletar o maior número de materiais recicláveis e doar para cooperativas localizadas em um bairro próximo à escola.

4. Elabore as atividades
    Esta é a parte mais divertida. Elabore brincadeiras específicas para cada grupos etário, levando em consideração suas capacidades físicas e seus conhecimentos intelectuais, mas inclua também atividades com alunos das diferentes séries da escola, promovendo assim um espírito de integração e colaboração.

5. Crie o regulamento, pontuações e times

Depois de escolher quais brincadeiras serão oferecidas na gincana, chegou a de dividir os times, criar as regras, definir pontuações e premiações. Quantas pessoas terão em cada equipe? Qual a pontuação de cada atividade? Um aluno poderá participar de quantos jogos? Qual será o prêmio para a equipe vencedora? O que é permitido e o que não pode fazer? Antes do início do evento, distribua um regulamento para que todos os alunos fiquem por dentro das regras e dinâmica da gincana. Isso evitará reclamações e desentendimentos.

Escolher uma escola que ofereça
atividades que estimulem a criatividade é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Para conferir escolas que ofereçam tais atividades com bolsas de estudos de até 80% de desconto, clique no link abaixo:

=> Descubra como conseguir Bolsas de Estudo <=

Dicas de brincadeiras para gincanas escolares

Uma boa gincana escolar precisa ter atividades divertidas, desafiadoras e que estimulem o trabalho em equipe. São elas que motivarão os alunos a participarem de maneira ativa e colaborativa no evento, por isso, escolha com carinho. Vale a pena reunir o corpo docente do colégio para que todos possam colaborar com ideias criativas de jogos e competições.

O objetivo principal da gincana é quebrar a rotina do aluno e promover a integração entre a instituição, o aluno e os professores. Sendo assim, o ideal é que as brincadeiras sejam realizadas ao ar livre, fora do ambiente habitual de sala de aula. A seguir, listamos algumas sugestões de atividades para a gincana estudantil, separadas por objetivos:

Esportes e cooperação

Esse tipo de atividade requer que a colaboração dos alunos, ensinando-os a importância do trabalho em equipe.

• Queimada (com uma ou mais bolas);

• Pique bandeira;

• Esportivos como futebol, vôlei, basquete e handebol;

• Cabo de guerra;

• Corrida de três pernas;
  • Carrinho de mão em dupla;

• Jogo da velha com corrida.

Habilidades teóricas e desenvolvimento estudantil

O objetivo desses exercícios é estimular as habilidades teóricas do aluno, auxiliando no seu desenvolvimento escolar.

• Quiz de conhecimento;

• Prova de soletração;

• Construção de pontes com macarrão;

• Prova cega de olfato e paladar;

• Mímica;
  • Prova de conhecimentos matemáticos;

• Apresentações de teatro e música.

Brincadeiras e recreação

As atividades recreativas são uma ótima opção para divertir a molecada e dar umas boas risadas.

• Corrida de saco;

• Caça ao tesouro;

• Corrida de vassouras;

• Torta na cara;
  • Corrida de obstáculos;
  • Dança da cadeira;

• Corrida do ovo na colher;

• Estoura-bexiga;

• Calçados misturados.

Comunidade e instituições

É interessante que a atividade escolhida esteja relacionada ao propósito da gincana escolar e que todo o material arrecadado seja destinado para uma instituição local. Dê preferência para organizações que façam um trabalho bacana com a comunidade na qual a escola se encontra.

• Competições de maior arrecadação de calçados, roupas, alimentos, materiais recicláveis ou livros;

• Competição de maior quantidade de rifas vendidas.

Gostou das nossas dicas para organizar gincanas escolares? Agora é só seguir o passo a passo acima e colocar a mão na massa!