Você sabe o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Você sabe o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que serve de referência para a formação do currículo da educação básica


O documento começou a ser elaborado em 2015 e foi aprovado em 2019. Ele se aplica tanto a escola particulares como a escolas públicas. Participaram da sua elaboração professores, pedagogos, diretores de escolas e outros profissionais da educação, além de ter existido uma consulta pública de seis meses sobre o seu conteúdo. 


+ Dúvidas sobre a matrícula escolar? Veja o que a escola pode ou não exigir


Para te deixar por dentro do assunto, listamos e respondemos cinco dúvidas frequentes sobre  BNCC, confira:


1. Para que serve a BNCC?

A BNCC dispõe de orientações não apenas sobre os conteúdos a serem ensinados em cada ano letivo, mas também sobre a formação de professores, a elaboração de materiais didáticos e as avaliações.


Desse modo, a BNCC contempla diversas dimensões do processo de ensino e aprendizado, o que diminui a desigualdade de aprendizado e contribui para efetivar o direito à educação já previsto na Constituição.


2. A BNCC substitui os currículos existentes?

Não. A BNCC não é um currículo, então ela não substitui os que já existem. O documento, como o próprio nome sugere, serve como base para que as escolas possam montar os próprios currículos.

A BNCC aponta habilidades e competências essenciais para serem desenvolvidas na educação básica. Já o currículo é um planejamento sobre o que será ensinado em sala de aula e quais são os objetivos de aprendizado esperados.


3. A BNCC é a mesma para todas as regiões do Brasil?

O documento é o mesmo para todo o território nacional. Mas ele estabelece um currículo mínimo, então as secretarias estaduais de Educação podem incluir conteúdos que considerarem importantes para a própria região.

Além disso,  a BNCC define o que ensinar, mas não como ensinar. Assim, cada escola pode trabalhar as diferenças regionais dentro do próprio Plano Político Pedagógico (PPP), incorporando a diversidade local no currículo.


4.Quais são as competências trabalhadas na BNCC?

O Base Comum Curricular definiu dez competências para garantir o conjunto de aprendizado considerado essencial durante a educação básica. São elas:

1. Conhecimento;

2. Pensamento científico, crítico e criativo;

3. Repertório cultural;

4. Comunicação;

5. Cultura digital;

6. Trabalho e projeto de vida;

7. Argumentação;

8. Autoconhecimento e autocuidado;

9. Empatia e cooperação;

10. Responsabilidade e cidadania.


5. Como as competências são trabalhadas em sala de aula?

De acordo com a BNCC, essas dez competências devem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo da vida escolar do aluno. Então, elas precisam ser integradas com as disciplinas.

Por exemplo, a competência “Empatia e cooperação” pode ser trabalhada por meio de projetos colaborativos, no quais os alunos se deparam com dificuldades, opiniões diferentes e precisam exercitar a compreensão e o diálogo para ter sucesso.


Saiba mais:

+ Veja as dúvidas mais comuns sobre as bolsas do Melhor Escola

+ Avalie a escola que você estuda ou estudou