Como escolher uma escola de Educação Infantil

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

É chegada a hora de matricular o filho pela primeira vez em uma instituição de ensino. Para muitos responsáveis, esse é um momento um tanto tenso visto que, na maioria dos casos, é a primeira vez que a criança ficará distante dos pais por um período maior e que terá contato com o mundo além da sua rede familiar. 


Segurança, higiene, adaptação e cuidado são algumas das preocupações que passam na cabeça de toda mãe e todo pai na hora de tomar essa decisão. Afinal, como escolher uma escola de Educação Infantil? O que é importante e o que pode ficar em segundo plano?

O que observar em uma escola de Educação Infantil?

Ao escolher uma escola para a sua criança, a primeira questão quem deve vir à mente é: “Que tipo de educação eu quero que o meu filho receba?”


Quando pensamos em uma criança entre 1 e 5 anos de idade - faixa etária que engloba a Educação Infantil - vários fatores devem ser levados em conta ao escolher uma escola. 


Valor da mensalidade

Antes de qualquer coisa, você precisa definir o seu orçamento. É claro que toda mãe e topo pai quer oferecer o melhor para os seus filhos, porém, arcar com uma mensalidade fora da sua realidade pode trazer outros tipos de problemas. 

Especialistas sugerem que o investimento com educação não represente mais do que 20% da renda mensal familiar. Além disso, deve-se levar em conta também gastos extras com uniforme e material escolar, separando uma quantia extra por mês para isso.


Planeje o seu investimento e as suas finanças através da planilha do Melhor Escola:

BAIXAR PLANILHA DE CONTROLE DE GASTOS


Cuidado e segurança

Geralmente, na primeira infância, principalmente quando a criança tem entre 1 e 3 anos de idade, a principal preocupação dos pais é com relação ao cuidado que ela terá na instituição de ensino.  Neste contexto, a higiene do local, o espaço disponível para descanso e a estrutura física da escola devem ser os pontos essenciais na hora da escolha. Além disso, vale observar o tratamento dos profissionais com as crianças, se atentando para a forma como a relação é construída e a disciplina e o afeto, aplicados.


Lanche e alimentação

Muitas escolinhas de período integral oferecem lanche e almoço, o que facilita a rotina movimentada dos pais, entretanto, é preciso verificar se a alimentação é balanceada. Ou seja, se possui os nutrientes e vitaminas que as crianças necessitam. É nessa fase que os pequenos adquirem hábitos, sendo assim, incentivar o consumo de alimentos saudáveis ajudará a evitar distúrbios e doenças, como obesidade e hipertensão.


Coordenação motora

Todos os movimentos que envolvem a coordenação motora grossa (pular, chutar, andar, correr, pular) e a coordenação fina (recortar, pintar, apertar, bater palmas, desenhar)   dependem muito do estímulo que a criança recebe dos pais, professores e do ambiente externo.


Pensando nisso, ao escolher uma escola de Educação Infantil, é fundamental analisar como a coordenação pedagógica trabalha o desenvolvimento cognitivo, neurológico e corporal da criança. Isso pode ser avaliado através dos seguintes fatores:


  • Existência de parquinhos, brinquedotecas, sala de leitura e áreas verdes;

  • Exposição à diferentes tipos de brinquedos (pedagógicos e sensoriais);

  • Incentivo de atividades físicas por meio de brincadeiras e jogos lúdicos.


Desenvolvimento socioemocional

Além do aspecto físico e cognitivo, é importante que a escola trabalhe competências e habilidades que ajudarão o seu filho a ser emocionalmente equilibrado, capaz de colaborar, ter empatia e respeito pelos outros. Em outras palavras, o colégio deve desenvolver o aspecto socioemocional da sua criança, ajudando na formação de valores e do caráter.


Conduta da escola

Mais importante do que saber o projeto pedagógico da escola é saber sua conduta em situações diversas. O que acontece quando uma criança se machuca? E quando um coleguinha bate no outro? Como a escola lida com a diversidade, a inclusão de crianças com deficiência ou algum tipo de dificuldade de aprendizado? As respostas para essas perguntas podem dizer muito sobre o ambiente do local e o tratamento dado aos alunos. 


Quantidade de alunos por professor

As crianças, principalmente as mais novas, necessitam de cuidado e atenção. Por isso, verifique a quantidade de alunos por professor. Para crianças menores de 3 anos de idade, o ideal é que sejam quatro alunos por profissional, já para os mais crescidos, esse número pode chegar até 10 por turma.

Metodologia de ensino

Após avaliar a estrutura física, pesquise sobre o método de ensino utilizado. É normal que as escolas, principalmente as de Educação Infantil, queiram se destacar em relação às outras, utilizando termos como: “método alternativo”, “metodologia própria” ou “método de ensino diferenciado”.

Para evitar cair em conversa furada, a dica é estudar as diferentes metodologias de ensino antes de visitar a escola. Não existe certo ou errado, o importante é que você se identifique com os valores propostos pelo método escolhido. 


+ Metodologia de ensino: veja quais são as mais utilizadas no Brasil


Escolas de Ensino Infantil mais bem avaliadas no Melhor Escola

Uma das estratégias mais utilizadas por pais na hora de escolher uma escola para os seus filhos é saber a experiência de outras pessoas. Pensando nisso, o Melhor Escola preparou um ranking das escolas mais bem avaliadas segundo a opinião de pais, alunos, ex-alunos e funcionários, nas principais cidades do Brasil. Confira:



Todas as escolas do ranking receberam pelo menos 10 avaliações. As instituições foram avaliadas de acordo com cinco critérios: motivação dos estudantes, estrutura física da escola, participação da comunidade, desenvolvimento socioemocional e preparação para o vestibular. 


Você mora em uma cidade diferente das listadas acima? Fique tranquilo! No site do Melhor Escola você pode pesquisar por escolas próximas à sua casa, com bolsas de até 80% de desconto. Acesse a plataforma e confira.



Como escolher uma escola para o seu filho?

Escolher a primeira escola para o seu filho é um assunto delicado, que requer tempo e dedicação. São muitos fatores para avaliar e é normal que você se sinta um tanto sobrecarregado neste processo.


Caso você precise de uma ajuda, o Melhor Escola preparou a “Bússola Escolar”, um guia com dicas sobre as diferentes metodologias de ensino, roteiro para visita na escola, planilha de controle de gastos pessoais e muitos mais, para ajudar você a escolher a escola ideal para a sua criança. Para garantir o seu, é fácil e grátis, basta clicar no link abaixo:


E-book: Bússola Escolar