As 7 vantagens do contraturno escolar

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O contraturno escolar é o período complementar às aulas regulares, durante o qual a escola disponibiliza projetos e atividades extracurriculares para os estudantes que desejam permanecer por mais tempo na instituição de ensino.

Veja também:
+ Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?

Ele é uma excelente opção para os pais que desejam investir em uma educação de qualidade para os filhos. Essa opção oferecida por algumas escolas públicas e particulares costuma ser bastante eficaz para as crianças que não têm com quem ficar fora do horário normal das aulas.

Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o tema! Boa leitura.

Como funciona o contraturno escolar?

O contraturno escolar funciona como uma espécie de extensão de aprendizado para o aluno. Dessa forma, ele pode ficar no colégio por mais tempo, tendo acesso a diferentes tipos de atividades e acompanhamento pedagógico.

As atividades extracurriculares inseridas no contraturno escolar podem variar de um colégio para o outro. Mas geralmente costumam incluir metodologias que reforcem a concentração, a criatividade, a imaginação, a coordenação motora, o desenvolvimento intelectual, a saúde e a produtividade dos alunos.

As atividades de contraturno mais utilizadas nas escolas são:

• Ensino de idiomas;

• Prática esportiva (natação, futebol, judô, basquete etc);

• Reforço escolar;

• Aulas de artes;

• Aulas de música;

• Aulas de dança;

• Oficinas de leitura;

• Oficinas de culinária;

• Aulas de informática.

Quais os benefícios do contraturno escolar para os alunos?

Os benefícios do contraturno escolar para os alunos são inúmeros e vão desde o auxílio nos deveres de casa até mesmo a prática de atividades físicas.

No contraturno, as escolas costumam utilizar recursos que despertem o interesse das crianças e adolescentes por outras áreas do conhecimento, como cinema, literatura, tecnologia, confeitaria, jogos, cidadania, entre outros.

Geralmente, quando os alunos ficam mais tempo na escola, os professores percebem diferenças significativas no rendimento escolar e na interação entre os estudantes

Além disso, o contraturno escolar também ajuda no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes e na compreensão dos conteúdos apresentados em sala de aula.

Vale destacar que os alunos que ficam em horário integral nas escolas têm contato mais amplo com tarefas relacionadas a temas culturais e momentos de lazer com colegas e professores.

Como funciona o contraturno escolar?

Sem dúvidas, muitos pais fazem esse tipo de pergunta porque o contraturno escolar também envolve um gasto maior com a mensalidade.

Mesmo assim, manter o aluno matriculado no horário integral é uma opção inteligente para evitar que a criança fique com muito tempo ocioso durante o dia.

Muito mais do que estimular o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos, o contraturno escolar oferece confiança para os pais deixarem os filhos em um ambiente conhecido pela família. Isso evita que a criança fique exposta à violência das ruas ou que esqueça os compromissos com os deveres de casa.

Os pais, por sua vez, podem trabalhar mais tranquilos porque saberão que os filhos estão sendo acompanhados por uma equipe pedagógica, com acesso à infraestrutura e ensino de qualidade para um crescimento saudável.

As 7 vantagens do contraturno escolar

Para facilitar o entendimento deste assunto, o Melhor Escola listou abaixo os sete pontos fortes do contraturno escolar:

1. As crianças ocupam o tempo com atividades produtivas.

2. Os pais podem trabalhar tranquilos porque os filhos estarão em segurança na escola.

3. O aluno tem acesso a diversas atividades extracurriculares em um único lugar.

4. Algumas escolas oferecem descontos e vantagens para as matrículas no contraturno.

5. O rendimento escolar do aluno melhora.

6. O estudante tem acompanhamento para fazer as atividades escolares e tirar dúvidas nas aulas de reforço.

7. Geralmente, as escolas com contraturno oferecem refeições elaboradas por nutricionistas para gerar ainda mais comodidade aos pais em relação à alimentação dos alunos.

Encontre escolas com contraturno na sua cidade!

Se você está à procura de uma escola com ensino integral para o seu filho, faça uma busca no site do Melhor Escola e veja as instituições de ensino disponíveis em sua cidade. No site, também é possível pesquisar por colégios com bolsas de estudos de até 80%.