As atividades socioemocionais para escolas desempenham um papel fundamental na formação de crianças e adolescentes.
Muito mais do que promover o crescimento intelectual dos alunos, as instituições de ensino também devem ter um trabalho voltado para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e conscientes sobre seu papel na sociedade.
Por este motivo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que reúne as principais diretrizes para a Educação Básica no país, exige que as escolas apliquem atividades socioemocionais dentro e fora das salas de aula.
Mas afinal, o que as atividades socioemocionais ensinam?
De forma resumida, podemos dizer que educação socioemocional ajuda o aluno no entendimento e na identificação dos mais variados tipos de emoções.
Além disso, o ensino socioemocional também contribui para o autoconhecimento, autoconfiança, autocontrole e para a tomada consciente de decisão.
Nesse sentido, as atividades socioemocionais devem ser trabalhadas desde a primeira infância por meio de dinâmicas que estimulem a socialização e o conhecimento das emoções. Também é importante que os professores elaborem metodologias afetivas para tornar o aprendizado mais significativo e valioso para os alunos menores.
A partir desse conhecimento, a criança começa a criar habilidades para compreender o mundo e lidar com seus sentimentos de forma equilibrada. Além disso, ela aprende a entender as diferenças, conquistando mais segurança para lidar com os desafios das diferentes etapas da vida.
Ao longo do tempo, o conhecimento socioemocional resulta em inúmeros benefícios para a convivência social e para inteligência emocional dos alunos, incluindo:
Facilidade de socialização
Respeito aos colegas e às diferenças
Gerenciamento das emoções
Inteligência emocional para lidar com momentos de raiva, medo ou euforia
Aptidão para resolver de conflitos
Senso de cooperação e colaboração
Abertura ao diálogo
Flexibilidade e resiliência
Desenvolvimento da autonomia
Estímulo ao pensamento crítico
Desenvolvimento da cidadania
Conhecimento da diversidade
Quais atividades socioemocionais podem ser aplicadas na escola?
O ambiente escolar é bastante propício para a construção de relações sociais e para o estímulo das habilidades socioemocionais. Dessa forma, os educadores devem trabalhar em conjunto para elaborar atividades teóricas e práticas focadas na evolução socioemocional dos alunos.
Os profissionais podem, por exemplo, pensar em iniciativas que promovam debates sobre questões sociais e/ou ambientais que gerem reflexões. Esses momentos são válidos porque também estimulam a comunicação e favorecem o protagonismo dos alunos.
Algumas sugestões de ensino socioemocional válidas para as escolas são:
Organizar debates sobre bullying, preconceito e sustentabilidade
Incentivar trabalhos em grupos
Implementar projetos bilíngues para estimular a comunicação e as trocas culturais
Usar a literatura para desenvolver o pensamento crítico
Abordar temas da atualidade nas aulas
Implementar oficinas de criatividade em que os alunos possam desenvolver projetos
Promover rodas de conversas para troca de experiências e emoções
Estimular o trabalho voluntário e ações sociais
Criar campanhas de conscientização com a participação dos alunos
Incentivar a inovação
Elaborar projetos interdisciplinares entre diferentes disciplinas
Criar oficinas de contação de histórias, teatro ou música para que os alunos possam se expressar
Como vimos, a educação socioemocional provoca diversos benefícios ao estudante, independente da faixa etária. Muito mais do que isso, ele também contribui para um aprendizado mais eficaz e melhora a convivência dentro das escolas.
O resultado para a sociedade são cidadãos com mais empatia e muito mais preparados para agir com princípios éticos no dia a dia.
Se você gostou deste artigo, que tal visitar a escola do seu filho para saber quais atividades socioemocionais são praticadas pelos professores? Você também pode conversar com outros pais para compartilhar ideias sobre este tema!