Meu filho não socializa na escola: o que fazer?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.
Entre as características de um desenvolvimento infantil saudável está a socialização, já que por meio dela a criança adquire e aprimora várias habilidades socioemocionais. Algumas mães, porém, se perguntam “o meu filho não socializa na escola, o que fazer?".

Neste caso, é necessário, primeiro, identificar os motivos que não o levam a socializar. Se for o caso, converse com a coordenação pedagógica do colégio e leve a criança a uma psicóloga ou para um profissional da especialidade que o colégio recomendar.

|+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

A importância da socialização infantil

A socialização infantil é importante porque permite à criança criar relacionamentos, laços e memórias afetivas, além de ajudar o pequeno ou pequena a reconhecer o “eu” no espaço social em que está inserido.  Desse modo, não é exagero dizer que o ato de se relacionar com outras pessoas é o que nos apresenta ao mundo e a sua diversidade. Descobrimos, com o tempo, diferentes modos de agir, pensar e ser.

O ser humano é sociável, isto é, não nascemos para viver na solidão, distantes de outras pessoas. Pelo contrário, precisamos de uma família, de um grupo de amigos ou de alguma rede de contato que nos apoie. O convívio impõe desafios a todos nós, para a criança, por exemplo, a situação de um colega que pega emprestado um brinquedo sem autorização é desafiador. O que fazer? Como falar?

Esses são aprendizados que apenas a convivência e a vivência em situações semelhantes fornecem. A socialização aprimora também a capacidade de falar, de expressar os próprios sentimentos e ideias, de escutar, de perceber a necessidade e vontades do outro, entre outros ensinamentos.

Na escola, a socialização infantil desenvolve também a habilidade emocional da criança de lidar com a própria frustração ao escutar um “não”, por exemplo. Isso porque o ambiente escolar possui regras e horários que devem ser obedecidos por todos.

Leia também: + Método Montessori: veja a história e os princípios do método de ensino

De onde vem a dificuldade de socialização infantil?

Como vimos, socializar é uma atividade benéfica para os pequenos. Algumas crianças, porém, não interagem com os colegas na sala de aula. Cada caso é único, por isso, não hesite em procurar ajuda especializada se julgar necessário. Feitas essas considerações, veja o que são, muitas vezes, as causas desse comportamento da criança:

• A criança tem mais de 2 anos e meio e ainda não fala;

• Há pouca interação com outras crianças, seja na própria casa ou mesmo em lugares públicos, como parque e praça;

• Há um adulto que faz de imediato todas as vontades que a criança manifesta;

• A criança tem contato diário e prolongado com aparelhos tecnológicos, como celular, tablet ou televisão;

• Falta contato com a natureza e com a vida fora da casa ou do apartamento, como pisar na grama, brincar na areia, entre outras atividades externas;

• A criança não é acostumada a ver pessoas que estejam fora de seu convívio;

• A criança também não é acostumada a comer diferentes alimentos, alimentando-se sempre dos mesmos pratos;

• A rotina foi pouco alterada com o passar dos anos, conforme a criança envelheceu. Em alguns casos, crianças com mais de 2 anos de idade ainda comem comida batida no liquidificador e dormem no colo.

As características citadas acima devem ser observadas e levadas em consideração pela família. Isso porque o hábito de não socializar pode ser resultado não de um problema da criança, mas do ambiente e da educação. Afinal, se o pequeno é superprotegido e não é instigado a ter novas rotinas e contatos, é natural que ele tenha receio ou não saiba como iniciar o contato com desconhecidos.

Além disso, há fatores mais graves que podem dificultar a socialização e em fazer amizades, como: traumas, um abuso físico, moral ou sexual, que dificultam à criança se sentir segura; e o bullying, que diminui a autoestima da criança.