Volta às Aulas 2021: 6 estratégias de ensino híbrido e revezamento de alunos

Com a reabertura das escolas em 2021, muitos gestores estão com dificuldades para cumprir com os protocolos de segurança para volta às aulas.

Em São Paulo, por exemplo, o Plano de retorno, criado pelo governo do Estado, prevê o retorno em 3 etapas com restrições de ocupação  crescentes:

• 1ª com 35% de ocupação;
  • 2ª com 70% de ocupação;
  • 3ª com 100% de ocupação.

Baixe aqui o kit de ferramentas para o retorno às aulas disponibilizado pelo site Melhor Escola.

Dado que em fevereiro estamos na etapa 2 com ocupação máxima permitida de 70%, a pergunta que está afligindo os gestores de escola particular é:

Como cumprir os 70% de ocupação e ao mesmo tempo ter alunos matriculados e pagantes o suficiente para cobrir os custos da escola?

Para responder à pergunta, é preciso perceber que há um erro comum na interpretação do protocolo de segurança. A ocupação de 70% exigida no protocolo de retorno da educação do estado de São Paulo se refere ao número de alunos presentes no prédio escolar versus a capacidade desse prédio. Em uma interpretação mais coerente, refere-se à ocupação dos ambientes da escola como salas, cantina e corredores.

Os gestores precisam entender que essa restrição se limita à educação presencial e que a escola deve fazer uso de estratégias de ensino híbrido e revezamento de turmas para cumprir com a capacidade máxima de 70% na ocupação dos prédios na volta às aulas. Dessa forma as escolas poderão matricular e cobrar 100% dos estudantes que a escola teria se não houvesse a crise da Covid-19.

A escola não deve prejudicar sua saúde financeira negligenciando a captação de alunos em 2021.

Por isso o Blog Melhor Gestão foi buscar 6 estratégias para sua escola cumprir a restrição de ocupação dos prédios escolares e ainda assim ter alunos suficientes pra pagar as contas no final do mês:

1- Revezamento presencial de turmas em dias ou semanas alternados na volta às aulas

Um exemplo de revezamento entre turmas é definir segunda, quarta e sexta para algumas turmas participarem de aulas presenciais na escola e terça e quinta para as demais turmas frequentarem a escola.

Esse revezamento pode se inverter em cada nova semana para todos os alunos frequentarem a escola com a mesma frequência.

2- Divisão de turmas em diferentes salas e locomoção do docente entre as salas para apresentar o conteúdo didático

Para manter a ocupação das salas de aula igual ou inferior a 70%, as turmas podem ser divididas em grupos e cada grupo ocupar uma sala diferente. Nessa estratégia, o professor pode planejar aulas com parte teórica e parte prática e se locomover entre as salas para aplicar ou corrigir o conteúdo.

3- Filmar as aulas presenciais e transmitir simultaneamente a alunos em ambiente virtual

O professor pode ministrar a aula presencialmente para até 70% da turma, enquanto os outros 30% assistem à mesma aula de forma remota em suas casas.

Para implementar essa estratégia é importante a existência de um ou mais ajudantes do professor para filmar a aula e, se possível, gerenciar perguntas e dúvidas dos estudantes no ambiente virtual.

4- Reduzir o período presencial dos estudantes para evitar aglomerações no recreio ou demais refeições

Além de revezar os horários de recreio entre as turmas para diminuir a ocupação dos pátios e cantinas, as escolas podem também implementar horários mais curtos de aulas durante o dia para eliminar os recreios e refeições na volta às aulas.

5- Separar disciplinas em disciplinas 100% presenciais e disciplinas 100% remotas

Há professores mais aptos a ensinar no ambiente virtual e outros menos aptos. Esse fator pode ser levado em conta no planejamento de aulas de forma a deixar professores ensinando apenas presencialmente e outros apenas no ambiente virtual.

6- Enquanto os alunos vão à escola em períodos alternados, os professores vão todos os dias onde transmitem as aulas em ambiente virtual

Os professores podem ir à escola todos os dias para fazer transmissões de aulas virtuais e parar preparar material para ensino remoto.

Os professores inclusive podem usar o próprio celular para transmitir as aulas.

KIT de Volta às Aulas

Nosso conteúdo termina por aqui, mas seu trabalho para fazer uma volta às aulas segura para seus alunos não.

Para fazer uma volta às aulas segura, clique agora no banner acima e baixe o KIT gratuito de prevenção na escola.

Publicado em:Ensino a distância

Post relacionado