As reuniões de alinhamento escolar são fundamentais no ambiente educacional, pois a comunicação é a principal ferramenta do educador. O encontro é o momento propício para repartir experiências, compartilhar conhecimentos e analisar o contexto das práticas realizadas na escola.
As reuniões são importantíssimas para:
- Comunicação: a reunião deve pautar as informações a serem debatidas, analisadas e planejadas. Importante ressaltar a liberdade da equipe docente em transmitir a realidade.
- Relacionamento: a integração entre os responsáveis pela educação é fundamental, assim todos sentem-se livres para expor suas ideias e escutar as opiniões dos outros.
- Alinhar Expectativas: a reunião propicia o entendimento de diversas óticas, deste modo endireitando as opiniões, planejamento e solucionando os problemas abordados.
Principalmente, no ambiente educacional a cultura de reunir-se para analisar, organizar e planejar, ocorre em períodos sazonais. Cada encontro têm uma pauta, cada pauta é definida conforme a relevância do assunto e as prioridades da escola.
Como planejar uma Reunião na Escola?
Para realizar a reunião é preciso definir:
- O local, data e a hora da reunião(horário de início e término);
- Descreva os tópicos que serão abordados e atribua um tempo para cada assunto;
- Comunique a todos os responsáveis sobre a reunião e a temática.
Dica
As contas de e-mails contém calendário online que permite criar em uma data o evento com as informações essenciais, posteriormente, envie para cada coordenador e professor o convite. Deste modo, todos ficam cientes e planejam-se para estar presentes e preparados para o assunto.
Como definir um tema?
A pauta para reunião deve ser relevante, conforme as prioridades da Instituição Escolar. Sendo assim, faça uma lista rankeando do primordial até o de menor importância.
A reunião pode ser planejada de duas formas: a primeira pela organização anual e as pautas divididas por mês; a segunda é conforme a demanda que ocorre durante o ano letivo. As duas formas de realizar uma reunião é embasada em prioridades, seja de organização ou de um problema.
Exemplo de planejamento para calendário de reuniões divididas em pautadas por meses ao ano:
Mês | Pauta |
Janeiro | Planejamento Político Pedagógico |
Fevereiro | Organização do calendário das atividades do colégio |
Maio | Reunião com Professores |
Abril | Reunião de Acompanhamento de Atividades e Mudanças para o 2° Bimestre |
Junho | Acompanhamento de atividades do 2° Bimestre e planejamento pedagógico para o 3° Bimestre |
Julho | Fechamento de Bimestre |
Agosto | Alinhar, Acompanhar e realizar o Plano de Ação para aluno com dificuldades |
Setembro | Fechamento do 3° Bimestre |
Outubro | Reunião com Professores |
Novembro | Reunião com Professores e Coordenadores |
Dezembro | Avaliação do ano letivo |
Organização da Reunião
Descreva a definição dos objetivos pelos meses do ano e quais assuntos abordar.
Exemplo:
Público | Objetivo | Assuntos |
Reunião com Professores e Coordenadores | Alinhamento Pedagógico | Atividades Pedagógicas, análises de rendimento e alterações no planejamento pedagógico. |
Reunião de Demandas
Durante o ano letivo ocorrem diversos imprevistos e o gestor precisa ter a sensibilidade perante a situação. As reuniões de demandas não são esperadas, mas necessita de uma atenção e solução.
Diante dos ocorridos, análise:
- Contextualização: O que aconteceu? Quem foram as pessoas que estavam no fato? – entenda a história.
- Mediação: Durante o diálogo, modere e pondere a argumentação.
- Interpretação: Quais são as visões e o entendimento sobre os fatos? – busque imparcialidade e coerência.
- Solução: Ao analisar os fatos, dê uma posição, atribuição e direcionamento.
O que não pode faltar em uma reunião de professores e coordenadores?
A escolas realizam regularmente reuniões de alinhamento, tendo como tópicos frequentes.
- Assunto: é o que não pode faltar na reunião, pois precisa ter um foco. O assunto é definido conforme a ocasião e o mês do ano, tendo como objetivo conversar sobre temáticas pontuais.
- Planejamento: é a organização de todo ano letivo escolar. A preparação organiza todo o planejamento realizado, posteriormente as reuniões analisam o andamento realizado por toda equipe e verificar a necessidade de alguma mudança.
- Escola e Comunidade: as atividades integradas com a sociedade são personalizadas por localidades. A escola têm a responsabilidade a beneficiar, auxiliar e melhorar a comunidade da região. Conversar com equipe sobre as necessidades, estabelecer um posicionamento do colégio e planejar ações, conforme a observação dos professores, coordenadores e gestores.
Melhor Escola
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