Menu fechado

Projeto de vida: o que é e como abordá-lo na escola?

Projeto de Vida nas escolasa

Projeto de vida nas escolas é um tema que integra as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Plano Nacional de Educação (PNE) para alunos do Ensino Fundamental e Médio. 

Dessa forma, o principal objetivo das ações focadas no projeto de vida dos estudantes é prepará-los para os desafios da vida adulta. Isso é feito para incentivá-los a  se tornarem protagonistas da própria história e para que façam escolhas conscientes do futuro profissional.

Veja também:
+ Novo Ensino Médio: O que é e como preparar a sua escola?

Nesse contexto, o projeto de vida deve ajudar os alunos no autoconhecimento e identificação dos seus principais interesses, habilidades e competências. Tudo isso, é claro, levando em consideração a experiência de cada aluno, seus sonhos, suas necessidades, expectativas e planos para médio e longo prazo. 

Quais são os 3 pilares do projeto de vida para estudantes?

O projeto de vida nas escolas precisa ser abordado a partir de três áreas diferentes: a pessoal, a social e a profissional. 

Portanto, a ideia é que o aluno consiga, ao longo do tempo, se desenvolver e adquirir conhecimento para fazer a diferença na vida em sociedade. 

Em outras palavras, as atividades sobre projeto de vida devem levar em conta a subjetividade do aluno. Com isso, permite-se que o jovem tenha base para agir de forma ética, responsável e madura em um mundo cada vez mais complexo.

A seguir, você confere como cada área do projeto de vida contribui para o desenvolvimento do aluno:

Pessoal

  • Ajuda o aluno a identificar suas habilidades e vontades.
  • Favorece o autoconhecimento.
  • Estimula a aceitação entre os jovens.
  • Aumenta a autoestima do aluno.

Social

  • Oferece recursos e conhecimento para o aluno viver melhor em sociedade.
  • Trabalha a empatia.
  • Promove reflexões sobre problemas coletivos.
  • Incentiva o senso de responsabilidade.
  • Estimula a ética.
  • Aborda a preocupação com o próximo.
  • Trabalha conceitos de cidadania.

Profissional

  • Ajuda o aluno a identificar suas competências.
  • Oferece ferramentas para a formação do aluno.
  • Desenvolve a autonomia do estudante.
  • Incentiva o empreendedorismo.
  • Desenvolve novas habilidades no jovem.
  • Prepara o aluno para o mercado de trabalho.

Como sua escola deve trabalhar as atividades de Projeto de Vida?

De acordo com a BNCC, o desenvolvimento do projeto de vida na escola precisa contemplar as diversas fases do estudante, incluindo infância, adolescência e início da fase adulta. 

Ou seja, a escola deve incluir a temática a partir dos anos iniciais do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio. 

Para isso, é importante que as atividades elaboradas pela equipe pedagógica levem em consideração alguns aspectos. Dentre eles a maturidade do aluno sobre o entendimento das emoções, o desenvolvimento socioemocional, a vida em sociedade, escolha de carreira, crenças e valores, entre outros.

Para garantir ainda mais o êxito das ações, a escola pode contar com apoio de uma equipe multidisciplinar que inclua educadores, psicólogos, orientador vocacional e outros.  Além disso, por se tratar de uma abordagem que interfere na formação pessoal e profissional do aluno, é importante envolver a família nas iniciativas. 

A seguir, listamos 4 ações para a sua escola trabalhar o projeto de vida:

1. Incentive o protagonismo dos alunos:

Busque atividades que estimulem a tomada de decisões, a liderança, a autonomia e a resolução de problemas. 

2. Inclua o projeto de vida nas disciplinas tradicionais:

As matérias como português, matemática, história, geografia e ciências precisam ser usadas. Para isso, aborde o assunto em temas para redação, interpretação de textos, trabalhos em grupo, abordagens culturais e etc.

3. Promova debates sobre o tema com os alunos:

Incentive-os a falarem sobre planos para o futuro, expectativas, planejamento financeiro, desafios, dificuldades na vida adulta, desigualdades, entre outros assuntos. 

4. Envolva a família do estudante na rotina escolar:

Isso deve ser feito com objetivo de fortalecer os laços entre os educadores e os responsáveis. Uma boa dica é organizar atividades, reuniões e palestras sobre as diversas áreas do conhecimento.

Entre para o Clube dos Diretores e veja mais conteúdos sobre o universo pedagógico!

Para ter acesso a outros assuntos relevantes sobre o ambiente escolar, faça parte da maior comunidade de gestores educacionais do Brasil. Nela, você terá  acesso a videoaulas com especialistas, e-books, pesquisas e muito mais. 

Basta acessar aqui e fazer a inscrição no Clube dos  Diretores!

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *