Menu fechado

Festa junina escolar: Como organizar um arraiá?

festa-junina

Junho mal começou e todos nós estamos nos preparando para as festividades das festas funinas. O mês de junho é sinônimo de milho, música popular brasileira, quentão e doces caseiros. Celebradas no país inteiro, a festa junina ou mais carinhosamente “arraiás” constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval.

Devido a sua importância na cultura brasileira, elas fazem parte do calendário de diversas escolas e instituições de ensino, enfatizando os costumes e tradições de cada região do país. 

Está pensando em organizar uma festa junina na sua escola? Não se preocupe. No blog de hoje, vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas e te dar passo a passo de como organizar a sua, sem dores de cabeça e com mais facilidade.

Veja também: + Capte alunos sem nenhum custo direto

Como surgiu a Festa Junina?

A Festa Junina chegou ao Brasil com a vinda dos portugueses, porém, muitos historiadores dizem que a data tem origem na tradição pagã dos povos germanos em comemoração ao solstício de verão no Hemisfério Norte. Com o passar dos anos, o festejo junino sofreu fortes influências do catolicismo e hoje é utilizado para celebrar os santos católicos padroeiros como Santo Antônio, São Pedro e São João.

Assim que chegou ao Brasil, a comemoração tinha um forte viés religioso e, apesar de hoje em dia ainda possuir esse tom, o evento também carrega consigo uma riqueza cultural enorme, com influências dos povos originários, dos afros-brasileiros e do sertanejo. Dessa forma, a festa tem o intuito de celebrar a cultura popular brasileira.

Oportunidade para engajar os alunos

A festa junina também indica oportunidades. Dentre elas, essa é uma possibilidade para a escola desenvolver algum projeto interdisciplinar, que traga diversos benefícios aos alunos, já que contribui para desenvolver a autonomia, o pensamento crítico e a habilidade para realizar pesquisas. 

Como você já sabe, o educador de artes pode explorar toda a decoração dessa festividade, enquanto a gastronomia pode ser aprofundada na aula de culinária, por exemplo.

Veja também: +Diretor escolar: veja os desafios da função!

Os professores de língua portuguesa, história e geografia podem se debruçar com os estudantes na cultura popular brasileira. Colocar as crianças e adolescentes no centro do processo de aprendizado, ouvindo as curiosidades que eles têm e o que gostariam de estudar sobre este assunto, pode ser um primeiro passo! 

E, é claro que não poderia faltar, a aula de educação física, que fica responsável pelos ensaios das danças e quadrilhas. Uma mãozinha do professor de arte sempre será bem-vinda, até mesmo para pensar no figurino e para sair do senso comum das vestimentas de caipira. Mas então vamos verificar o passo a passo para criar uma Festa Junina de sucesso? Continue a leitura.

O passo a passo para criar uma Festa Junina de sucesso na sua escola

1) Monte uma equipe de organização

Antes de começar a planejar a festa, é importante que você tenha uma equipe de organização. Essa equipe deve ser formada por professores, pais de alunos e outros colaboradores da escola. Com mais gente trabalhando em conjunto, fica mais fácil dividir as tarefas e garantir que tudo saia conforme o planejado.

2) Escolha o local e a data

O próximo passo é escolher o local e a data da festa. É importante que o espaço escolhido seja amplo o suficiente para acomodar todos os participantes e para a montagem das barracas de comidas típicas e de brincadeiras. Verifique também a disponibilidade do espaço e se é necessário fazer reserva com antecedência. Quanto à data, é importante escolher um dia e horário que seja conveniente para a maioria das pessoas.

3) Defina as atrações da festa

Uma festa junina não pode ser completa sem as atrações certas. Considere as seguintes atrações:

  • Quadrilha: uma das atrações mais divertidas da festa junina. Peça a ajuda dos professores de Educação Física para ensaiar os alunos e fazer uma apresentação divertida.
  • Comidas típicas: pipoca, paçoca, quentão, bolo de milho, maçã do amor, entre outras opções. Organize uma barraca com comidas típicas e garanta o sucesso da festa.
  • Brincadeiras: pescaria, correio elegante, argola, boca do palhaço e muitas outras. Certifique-se de que as brincadeiras sejam seguras e adequadas para todas as idades.
  • Música: contrate uma banda de forró ou crie uma playlist com músicas juninas para animar a festa.

4) Divulgue a festa

Com tudo pronto, é hora de divulgar a festa para que todos fiquem sabendo e possam participar. Utilize as redes sociais, aplicativos de mensagem, cartazes na escola e convites individuais para convidar os alunos e suas famílias. Lembre-se de que a festa junina é um evento que deve ser compartilhado e curtido por todos.

Seguindo essas dicas, você pode organizar uma festa junina inesquecível na sua escola e proporcionar um momento de diversão e integração para alunos, famílias e colaboradores. Aproveite a oportunidade para estimular o resgate das tradições culturais brasileiras e mostrar a importância desses valores para a comunidade escolar. 

5) Tenha um roteiro bem organizado

Um roteiro bem organizado pode fazer toda diferença na hora dos pais avaliarem a qualidade da Festa Junina da escola. Na prática, isso significa determinar os horários das apresentações de dança das turmas e da realização das atividades, levando em conta o tema ou a idade dos estudantes. Este roteiro pode ser comunicado previamente aos pais, para que eles possam se programar quanto ao horário da apresentação dos seus filhos.

Para evitar transtornos, uma dica é criar um espaço para que as turmas possam se reunir antes da apresentação. Divulgue com antecedência às famílias o local e o horário que os alunos devem estar por lá e deixe alguém da equipe encarregado de conferir a lista de presença e encaminhar a turma até o palco ou local de apresentação.

Ter um apresentador ou alguém que possa fazer esses anúncios também no microfone pode dar mais dinâmica à festa.

6) Dicas práticas para a festa junina:

É possível prevenir mal entendidos e incidentes indesejáveis durante a Festa Junina com algumas dicas práticas. Selecionamos algumas delas:

  • Utilize fichas como moeda no evento e ofereça a compra antecipada. Dessa forma, o manuseio do dinheiro será realizado em uma única barraca e as filas serão reduzidas.
  • Cogite a possibilidade da fogueira, típica das Festas Juninas, ser apenas representativa ou tenha um sistema de prevenção de acidente reforçado. 
  • Tenha um kit com materiais de reparos para a decoração.
  • Faça uma playlist de músicas típicas para a festa junina e combine com o DJ, ou a banda, os horários para cada música. E mantenha o som em uma altura que permita que pessoas conversem durante e Festa Junina na Escola.

E então, gostou desse conteúdo? Chegou a hora de colocar essas dicas em prática e organizar a sua Festa Junina escolar. Não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog. Compartilhe esse conteúdo para que cheguem até outras pessoas. E claro, um bom arraiá para você!

Publicado em:Ambiente Escolar,Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *