Menu fechado

Diretor escolar: veja os desafios da função!

Diretor escolar

Diretor escolar é um profissional que supera desafios diariamente em diferentes aspectos. Seja para manter a qualidade no ensino ou para engajar os professores. Assim, a atividade de diretor escolar é de extrema relevância para o bom desempenho dos colégios.

Veja também:

Sabemos que as escolas funcionam como empresas e por isso precisam gerar lucro. Nesse contexto, o gestor escolar deve estar atento à captação de alunos, às rotinas administrativas, às estratégias de marketing, à saúde financeira do negócio, à inadimplência, entre outros aspectos. 

Tudo isso é essencial para garantir a competitividade da escola diante da concorrência. O papel do diretor escolar também engloba o relacionamento com pais, responsáveis e funcionários. 

Além disso, ele precisa ter sensibilidade e inteligência para saber agir em momentos críticos, como a Pandemia de covid-19, que mexeu com a rotina de estudantes de todas as idades. Outro ponto relevante do trabalho do diretor é a busca constante por conhecimento e boas práticas do mercado. 

Quais são as principais atividades do diretor escolar?

Como foi dito, ser diretor de escola é uma tarefa complexa e que exige preparo. Abaixo, listamos 11 funções comuns no trabalho de um gestor educacional. Vale destacar que essa lista inclui apenas uma parte das atividades realizadas pelos diretores dos colégios.

  1. Administrar os recursos da instituição;
  2. Acompanhar o projeto pedagógico;
  3. Planejar projetos focados em favorecer o desempenho dos alunos;
  4. Acompanhar os indicadores da escola;
  5. Manter a escola com instalações adequadas e organizadas;
  6. Mobilizar e engajar os pais e responsáveis nas atividades da escola;
  7. Garantir uma comunicação eficiente da escola com seu público-alvo;
  8. Conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Educação; 
  9. Saber identificar os pontos fracos e fortes da escola;
  10. Acompanhar o cotidiano dos professores em sala de aula;
  11. Observar o rendimento dos alunos.

O papel do diretor escolar na gestão democrática

Sem dúvidas, o segredo para uma boa gestão escolar envolve planejamento e estratégia. Como um bom líder, o diretor também deve se preocupar em ser uma referência para a equipe. Afinal, quando os colaboradores de uma instituição têm motivação para trabalhar no dia a dia, as chances de obter bons resultados são muito maiores. 

A relação entre professores e diretor na gestão escolar será satisfatória se for baseada em confiança, união e objetivos alinhados. Isso inclui, por exemplo, oferecer abertura para a troca de opiniões, ouvir as sugestões do time e manter a escola cada vez mais próxima da comunidade. 

Veja também:
+ Acolher os professores faz toda diferença

Os princípios de gestão democrática estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação esclarecem que o trabalho das escolas deve priorizar a participação coletiva. 

Para que isso aconteça, é necessário mudar paradigmas e fomentar o diálogo. A aplicação das metodologias ativas de ensino e o fim da postura hierárquica na gestão escolar são essenciais para bons resultados.

A preocupação com a transparência fortalece as parcerias da escola com as famílias, professores, alunos, funcionários e toda a comunidade inserida nos processos da instituição.

É preciso entender as necessidades dos alunos, dos pais e dos professores. O protagonismo dos estudantes também é algo que deve ser estimulado para o sucesso do plano pedagógico. 

Por fim, o diretor escolar deve ter em mente que é essencial compartilhar as ações e decisões. Esse cuidado é necessário para deixar todos cientes do acontece em relação à gestão. 

Algumas alternativas válidas para promover a gestão democrática incluem:

  • Pesquisas com os responsáveis
  • Criação de conselhos participativos
  • Encontros e reuniões de alinhamento com a equipe pedagógica
  • Uso da tecnologia para agilizar processos
  • Oferta de curso de capacitação para os docentes
  • Entre outras ações.

Gostou desse conteúdo?

Para ter acesso a outros assuntos relevantes sobre o universo pedagógico, faça parte da maior comunidade de gestores escolares do Brasil. No Clube dos Diretores, você poderá acessar videoaulas com especialistas, ver dicas, ler e-books e fazer networking com outros profissionais e muito mais.

Publicado em:Ambiente Escolar,Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *