Como aproximar estudantes do ensino médio do mercado de trabalho

Jovens no mercado de trabalho

O ensino médio é o período do ensino básico em que os alunos estão mais próximos de realizarem sua escolha profissional, por isso a escola tem um papel fundamental na formação de indivíduos que serão inseridos no mercado de trabalho.

O jovem moderno é informado e é raro encontrar um estudante que não saiba nada sobre o mercado de trabalho. Entretanto, esse aluno ainda precisa ser orientado sobre os caminhos possíveis para atingir seu sucesso profissional.

No ambiente escolar, é possível fornecer recursos para que o estudante possa ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade. Porém, formar bons profissionais desde o ensino básico não é uma tarefa fácil, ela demanda grande energia da equipe escolar.

Vale ressaltar que o sucesso de um profissional no mercado de trabalho também traz benefícios à instituição de ensino em que ele obteve sua formação, uma vez que seu reconhecimento será uma espécie de ferramenta de marketing para a escola em que estudou.

Existem diversos recursos que um gestor escolar pode utilizar para realizar a aproximação dos seus estudantes ao mercado de trabalho, dentre eles podemos destacar:

Professores

É preciso ter dentro das salas de aula profissionais que incentivem e saibam direcionar os alunos para o mercado de trabalho e, para isso, não é necessário que os professores sejam da área técnica.

Os professores devem se manter atualizados sobre a demanda do mercado de trabalho e podem ser um guia para que os alunos cheguem até ele.

Por isso, oriente sua equipe de professores para que eles realizem ações e, por meio de atividades em sala de aula, direcionem, estimulem e de fato auxiliem os alunos a ingressar no mundo profissional.

Grade curricular

É possível inserir na grade curricular matérias que estimulem os alunos a buscarem seu lugar no mercado de trabalho.

Com a reforma da BNCC e a chegada dos itinerários formativos, as escolas terão, por obrigatoriedade, que tornar sua grade curricular mais propensa ao desenvolvimento do protagonismo do estudante.

Este é um gancho que pode ser utilizado pelas instituições para trabalhar o desenvolvimento de currículos que estimulem seus alunos a ingressarem no mercado de trabalho.

Dentro da reforma, é possível trabalhar para que os alunos encontrem a área do conhecimento em que se identificam e, consequentemente, consigam realizar uma conexão entre aquilo que se identificam na escola e como poderão trabalhar com isso.