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Multiletramento: o que é, benefícios e aplicações

O multiletramento é a capacidade de identificar, criar e interpretar significados por meio de diferentes meios de comunicação, como textos, imagens, sons, vídeos, linguagem corporal e outras mídias.

A abordagem amplia o conceito tradicional de alfabetização, reconhecendo o contexto social moderno, em que a comunicação ocorre por múltiplos canais simultaneamente.

Se você implementar a técnica em sala de aula e utilizar recursos textuais que vão além do texto, veja a fundo o que é multiletramento e quais são seus benefícios.

Neste artigo, você vai ver:

  • O que é o multiletramento?
  • Como surgiu o multiletramento?
  • Quais linguagens fazem parte do multiletramento?
  • Qual é a importância do multiletramento?
  • Quais são os benefícios do multiletramento?
  • Como usar o multiletramento na sala de aula?

O que é o multiletramento?

Multiletramento é o conceito que amplia a ideia tradicional de letramento, indo além da leitura e escrita de textos impressos. 

Ele abrange a capacidade de interpretar, produzir e compreender diferentes tipos de linguagens e meios de comunicação, especialmente os digitais e multimodais, como imagens, vídeos e sons

Esse conceito surgiu para responder às demandas de uma sociedade marcada pela diversidade de linguagens e mídias, como a internet, redes sociais, vídeos e infográficos.

No ambiente escolar, o multiletramento contribui para o aprendizado ao preparar os alunos para lidar com as exigências comunicativas do mundo contemporâneo

Isso inclui a habilidade de interpretar um vídeo educativo, analisar gráficos e criar apresentações digitais.

Entre os meios utilizados para o multiletramento, estão:

  • Vídeos.
  • Imagens.
  • Memes.
  • Gráficos e infográficos.
  • Notícias.
  • Gifs.
  • Jogos.
  • Animações.
  • E muito mais.

Como surgiu o multiletramento?

O multiletramento surgiu em 1996, durante uma conferência internacional realizada em New London, nos Estados Unidos. Sua autoria é conferida a pesquisadores integrantes do The New London Group.

O grupo analisou como o avanço da internet e das tecnologias digitais deram espaço a novos tipos de textos e mídias, exigindo um novo perfil de leitor, capaz de interpretar e produzir essas linguagens.

Com essa proposta, apontaram para a criação de uma abordagem educativa que considerasse a pluralidade cultural, a variedade de formas de comunicação e o impacto das novas tecnologias na aprendizagem.

Desde então, o multiletramento tem sido incorporado em políticas educacionais e práticas pedagógicas, incentivando o uso de diferentes mídias e recursos para ampliar habilidades comunicativas.

Quais linguagens fazem parte do multiletramento?

O The New London Group, criadores da metodologia, considerou quatro linguagens. No entanto, com o passar dos anos, o conjunto passou a ser constituído por:

  • Linguagem escrita;
  • Linguagem oral;
  • Linguagem visual;
  • Linguagem sonora;
  • Linguagem tátil;
  • Linguagem gestual;
  • Linguagem emocional e espacial.

Qual é a importância do multiletramento?

O multiletramento é peça-chave para preparar os alunos para o mundo atual, em que a comunicação acontece por meio de diferentes linguagens e mídias

Ele amplia as habilidades tradicionais de leitura e escrita, incluindo o entendimento de textos digitais, imagens, vídeos e outras formas de informação. 

Isso ajuda os estudantes a se tornarem comunicadores completos e críticos.

Ao desenvolver o multiletramento, os alunos aprendem a interpretar e produzir conteúdos em múltiplos formatos, o que favorece a autonomia e a capacidade de resolver problemas.

Além disso, o multiletramento promove a inclusão, pois reconhece e valoriza a diversidade cultural e comunicativa dos estudantes. 

Ele permite que alunos de diferentes contextos tenham acesso a outras formas de conhecimento e expressão, conectado o aprendizado à realidade de cada estudante.

Quais são os benefícios do multiletramento?

O principal benefício do multiletramento consiste em ampliar as habilidades linguísticas dos alunos ao adotar uma abordagem que vai além da leitura e escrita tradicionais.

Ele desenvolve a capacidade de interpretar diferentes tipos de textos, como imagens, vídeos, gráficos e conteúdos digitais.

Além disso, o multiletramento estimula o pensamento crítico e a criatividade, já que exige a análise, avaliação e produção de informações em diferentes formatos.

Outro benefício é a inclusão social, valorizando a diversidade cultural e linguística dos alunos e respeitando suas experiências e contextos de vida.

Por fim, o multiletramento prepara os alunos para o mercado de trabalho e para a participação ativa na sociedade digital.

Seus pilares consistem em:

  • Aprimorar habilidades de comunicação, colaboração e criatividade;
  • Estimular o pensamento crítico;
  • Desenvolver valores, atitudes e comportamentos;
  • Incentivar a participação ativa do aluno;
  • Melhorar as habilidades de interpretação;
  • Ensinar a produzir conhecimento em diferentes mídias.

Como usar o multiletramento na sala de aula?

O multiletramento pode ser incentivado em sala de aula por meio de atividades que envolvem múltiplas linguagens e formas de comunicação

A seguir, veja algumas sugestões que incorporam o multiletramento e podem ser aplicadas em diferentes níveis escolares:

Produção de vídeos educativos

Ao produzir vídeos educativos, os alunos devem pesquisar um tema específico e criar um material audiovisual para explicar o conteúdo. 

O processo envolve a escrita de roteiro, seleção de imagens, gravação da narração e edição do material audiovisual

A prática estimula a compreensão das informações e o domínio de linguagens utilizadas no audiovisual, como: verbal, visual e sonoro.

O vídeo produzido pode ser apresentado para a turma ou compartilhado em plataformas digitais, ampliando o alcance do conhecimento.

Criação de infográficos e mapas visuais

A criação de infográficos é outra opção. Ele permite que os alunos sintetizem informações em elementos visuais claros e objetivos, combinando textos, gráficos, ícones e cores. 

Essa atividade estimula a habilidade de organizar dados, estabelecer relações entre conceitos e comunicar ideias.

Ao realizá-la, os estudantes aprendem a identificar informações importantes. Além disso, desenvolvem o senso estético.

Produção e análise de jornais

Trabalhar com jornais em sala de aula permite que os alunos explorem diferentes gêneros textuais, como notícias, editoriais, entrevistas e reportagens. 

Eles podem produzir um jornal escolar, exercitando a escrita, a organização do conteúdo e a edição visual, além de desenvolver habilidades críticas.

Essa atividade estimula o pensamento analítico sobre a linguagem jornalística, a seleção de temas e a responsabilidade na divulgação de informações. 

Também favorece o trabalho em grupo, pois envolve divisão de tarefas como redação, revisão, diagramação e distribuição.

Criação de postagens para mídias sociais

Incluir a produção de postagens para redes sociais na sala de aula aproxima os alunos das práticas comunicativas do cotidiano digital

Eles aprendem a criar conteúdos que unem texto, imagem, vídeo e hashtags, explorando formatos curtos e diretos para captar a atenção do público.

Essa atividade exige planejamento estratégico, e os estudantes precisam definir o objetivo da mensagem, o público-alvo e a linguagem adequada para cada plataforma.

Além disso, trabalhar com mídias sociais em sala de aula dá espaço para a discussão de questões éticas, como o uso responsável das redes e o combate às fake news.

Produção de pôsteres informativos

A criação de pôsteres é uma atividade visual que ajuda os alunos a sintetizar informações e comunicar ideias

Para desenvolverem a atividade, os alunos podem optar pelo uso de texto, imagens, cores e tipografia, visando construir um material compreensível e atraente.

A prática estimula o desenvolvimento de habilidades de design gráfico e planejamento da mensagem, além de incentivar a criatividade.

Os pôsteres podem ser expostos na escola ou em eventos, valorizando o trabalho dos alunos.

Montagem de colagens temáticas

A montagem de colagens permite que os estudantes expressem conceitos por meio da combinação de imagens, textos recortados e cores. 

Essa atividade promove a reflexão sobre temas contextuais e amplia a compreensão de informações por meio de linguagens visuais.

Além de estimular a criatividade, a colagem promove o pensamento crítico na seleção dos elementos.

Composição e interpretação de músicas

Incluir a música como recurso pedagógico ajuda os alunos a explorar a linguagem sonora e a expressão artística

Eles podem criar letras, melodias e ritmos que abordem temas estudados, favorecendo a memorização e o engajamento.

Essa atividade desenvolve competências linguísticas, culturais e sociais, além de incentivar a criatividade e o trabalho coletivo.

Análise de trechos de programas de TV

Assistir trechos de programas de televisão permite que os alunos identifiquem elementos narrativos, visuais e sonoros, além de refletirem sobre intenções comunicativas e contextos culturais.

Essa atividade ajuda a desenvolver o olhar crítico sobre os meios de comunicação de massa e a compreensão das estratégias usadas para informar, entreter ou persuadir.

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