Menu fechado

9 dicas de como reduzir custos na escola

Calculadora de reajuste de Mensalidades para 2022

Reduzir os custos na escola faz parte do planejamento financeiro dos gestores educacionais, principalmente em períodos de crise. Esse cuidado em manter o caixa da instituição no azul é essencial para garantir a qualidade dos serviços prestados aos alunos. 

Além disso, permite que a escola tenha mais recursos para poder investir em canais de divulgação, mantendo-se mais competitiva a cada ano.

Veja também:

+ Marketing Escolar: qual a importância para a escola?

O primeiro passo para evitar gastos desnecessários na escola é verificar quais são os custos fixos do negócio e a renda mensal da instituição. Nesses casos, o gestor precisa listar detalhadamente as despesas como folha de pagamento, aluguel, contas de energia, telefone, internet e outros serviços. 

Depois disso, é fundamental que a equipe financeira revise os gastos previstos para o ano. Vale destacar que também é importante analisar os possíveis custos variáveis de cada mês para um controle rigoroso do fluxo de caixa. 

Planilha de gastos

Outro ponto que precisa estar no radar dos colégios para reduzir custos na escola é a taxa de inadimplência dos alunos. Essa avaliação do percentual de pagamentos em atraso é essencial para que a escola crie soluções para abordar os responsáveis, evitando que tais dívidas gerem prejuízos à gestão.

A escola pode, por exemplo, disponibilizar parcelamento no cartão de crédito, redução de juros, avisos sobre pagamentos atrasados e investir em programas de bolsas. No caso de mais de um irmão matriculado na mesma instituição, vale a pena oferecer alguma política diferenciada de desconto. 

Como reduzir custos na escola?

Geralmente, algumas mudanças simples na rotina de alunos e funcionários da escola costumam gerar bons resultados na diminuição das despesas. 

Para reforçar ainda mais a importância de reduzir custos na escola, a equipe pedagógica deve investir em campanhas de conscientização ou definir metas mensais de economia. 

Se o diretor achar válido, é possível oferecer pequenas recompensas sempre que uma meta de redução for atingida. Além disso, é preciso conscientizar de como a redução dos gastos pode ser benéfica para todos, inclusive para o meio ambiente.

No próximo item, você vai conferir algumas dicas para reduzir os gastos na escola, especialmente em aspectos relacionados a: 

  • Contas de energia;
  • Gastos com água;
  • Compra de materiais (papel, itens de limpeza etc);
  • Contratos com fornecedores;
  • Gastos com telefone;
  • Uso de materiais descartáveis;

Dicas para reduzir custos na escola:

  1. Instale torneiras automáticas nos banheiros para evitar o desperdício ou situações em que os alunos esquecem a válvula aberta. 
  1. Invista em recursos para captação de água da chuva para lavar o pátio, molhar as plantas etc. 
  1. Para evitar o gasto excessivo de papel, adote medidas para digitalização de documentos e passe a enviar comunicados escolares de forma eletrônica para os pais. Uma boa alternativa é criar um informativo por e-mail ou manter o site da escola sempre atualizado com os avisos semanais. 
  1. Negocie com os fornecedores da escola e tente dar preferência para as empresas que ofereçam o melhor custo-benefício. Isso vale, por exemplo, para compras de materiais, itens de limpeza, serviços de infraestrutura, contratação de mão-de-obra, aluguel de equipamentos, softwares de gestão etc. 
  1. Conscientize os funcionários do colégio sobre a redução de custos e mantenha-os engajados a combater gastos desnecessários com material de escritório e energia.
  1. Negocie as tarifas bancárias com as instituições financeiras a fim de reduzir os gastos mensais com taxas.
  1. Para reduzir os gastos com copos plásticos, incentive os alunos a levarem garrafas ou canecas de uso pessoal para a escola. Além de diminuir as despesas com descartáveis, essa mudança de hábito também ajuda a diminuir a poluição no planeta. 
  1. Utilize sensores de presença em áreas como banheiros, corredores e elevadores da escola. Isso ajuda a evitar que as luzes fiquem acesas o dia inteiro sem necessidade. 
  1. Durante o recreio ou no intervalo entre os turnos, oriente os funcionários a desligarem os aparelhos de ar condicionado das salas de aula.

Faça parte do Clube dos Diretores e aprenda mais sobre gestão escolar!

O Clube dos Diretores é a maior comunidade de gestores escolares do Brasil. Além disso, ele é o espaço ideal para você trocar experiências com outros profissionais sobre o mercado da educação. 

No clube dos diretores, você encontra dicas sobre diversos assuntos. O espaço disponibiliza conteúdos qualificados sobre captação de alunos, marketing escolar, educação a distância e muito mais. Faça parte da comunidade e tenha acesso a videoaulas com especialistas, e-books e pesquisas. Basta clicar no banner abaixo!

Clube dos Diretores

Publicado em:Gestão e finanças
Post relacionado
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *