Menu fechado

Inadimplência Escolar: 5 estratégias para receber mensalidades em dia

Combater a inadimplência no ensino básico é um dos maiores desafios dos gestores de escolas particulares.  

A inadimplência é um dos maiores riscos à saúde financeira de uma escola de ensino básico. Caso a escola não possua processos que auxiliem na diminuição da inadimplência, certamente está perdendo recursos financeiros para investir no  aprimoramento da instituição escolar. 

A ausência de investimentos resulta em perda de alunos e, por consequência, até o encerramento das atividades da escola. 

Por isso, veja as estratégias que promovem a diminuição da inadimplência na sua escola. 

Melhor Escola protegendo a escola da inadimplência. Imagem com uma mulher segurando um porco para cima em sua mão direita, já a mão esquerda um escudo que protege o dinheiro da escola.

Estratégias para combater a inadimplência

Sua escola está com problemas com inadimplência? Veja os melhores meios para combater o problema. 

1. Identifique o Perfil dos Inadimplentes

O público inadimplente da escola não possui apenas uma causa: um familiar deixa de pagar a mensalidade por diversos motivos, sendo necessário que o gestor vise identificar as especificidades de cada devedor, compreendendo e promovendo um diálogo com a melhor abordagem. 

1.1 Motivo da inadimplência por classe social

Para saber a finança pessoal de cada família o principal ponto é com relação aos gastos. Assim, abaixo as 4 perguntas para identificar o motivo por classe do seu público:

  • O motivo é por aumentos inesperado de outros gastos? 
  • O que causou aumento inesperado das mensalidades?
  • O que houve a diminuição inesperada da renda familiar?
  • Identifique outros motivos possíveis.

Ambas as perguntas acima são de alternativa: Sim e Não, apenas a última possui a opção aberta. 

Geralmente, após essa pesquisa, um dos principais motivos constatados que ocasiona a inadimplência é o desemprego. Desta forma, procure identificar qual é a situação atual do responsável: 

  • Atualmente, como está sua situação de trabalho? 

Nesta pergunta, verifique o quanto a relação da resposta afeta a inadimplência e os interesses da escola. Normalmente, os responsáveis propensos a tornarem-se devedores são os que escolhem o ensino pelo preço em detrimento da qualidade.

Os pais mais inadimplentes são os que começam na matrícula do filho já com dificuldades, uma vez que procuram uma escola para o seu filho com um preço que possam pagar, mas a renda da família está fragilizada e propensa em tirar o aluno da escola, caso um familiar fique desempregado. 

1.2 Escola vs Inadimplência

Ao pesquisar sobre uma escola, tanto os responsáveis adimplentes e os inadimplentes, procuram os seguintes critérios: 

  • Os valores são acessíveis ao meu orçamento? 
  • Qual é a qualidade, confiabilidade e reputação da escola?
  • Qual é a localização da escola? (Proximidade do trabalho ou da casa).
  • Acesso à escola? (Transporte público e/ou particular).
  • Como é a infraestrutura? (Salas de aula, laboratórios, biblioteca, atendimento, etc).

2. Invista em Mensalidades Diversificadas 

Atribuir planos para a Gestão Financeira pode escalar soluções criativas e práticas para a problemática inadimplência na escola. 

Uma das estratégias que se destaca é a yield management, plano de gestão que consiste em levar a escola a pensar em meios de pagamento diferenciado. Assim, o serviço é oferecido para um determinado número de alunos, mas com preços diferentes. 

Duas estratégias mais utilizadas do yield management nas escolas são os descontos para bons alunos e opções de pagamentos mais baratas para famílias com maior vulnerabilidade. Desta maneira, a escola mantém a saúde financeira por meio de públicos sociais distintos. 

Uma segunda opção para as instituições de ensino é o trabalho com os seguros de mensalidade, que são medidas eventualmente caso o responsável fique desempregado durante o ano letivo e/ou ciclo de ensino. O seguro pode cobrir algumas mensalidades até o responsável conseguir uma recolocação no mercado. 

 3. Recompense responsáveis que pagam em dia 

Compensações ou benefícios para quem paga a mensalidade antecipadamente ou busca evitar atrasos para não ficar inadimplente. A  escola pode oferecer algum percentual de desconto na matrícula, mensalidade ou alguma premiação para quem está com o pagamento em dia ou acumularam créditos durante o ano, claro que a métrica é conforme a efetivação dos pagamentos. 

Com a premiação, os responsáveis reconhecem o valor investido na educação ao pagar a mensalidade, sentindo-se parte do sucesso da escola. 

Sendo possível encaminhar uma mensagem de incentivo, que mostra diversas soluções para evitar que o responsável não fique inadimplente. Ou seja, otimiza o processo em conjunto com as ferramentas de automatização.

4. Ferramentas para Automatização de Cobranças 

Normalmente, escolas não possuem um departamento de cobranças dedicado às mensalidades e às matrículas, a ausência promove o descontrole dos casos de inadimplência. Neste tópico, é importante otimizar e economizar o tempo e o dinheiro do gerenciamento de mensalidades, sem deixar de investir na área. 

As escolas podem analisar as plataformas que promovem e automatizam as etapas de monitoramento, desde o número de matrículas e mensalidades efetuadas, até a oferta de serviços que facilitam o pagamento das mensalidades para os responsáveis. 

Neste processo é fundamental a criação de réguas de cobranças. Encaminhar avisos e lembretes nos meios de comunicação com os pais (por exemplo: e-mail, whatsapp e sms)  que reforçam a importância do pagamento em dia. O modelo proposto envia lembretes como data de vencimento, alertas e as consequências para a inadimplência. 

5. Simplifique o Pagamento  

Os meios de pagamentos online que autorizam o débito automático, boleto, uso de cartões de crédito e débito são algumas maneiras de simplificar a forma de pagamento. 

Caso tenha passado a data de vencimento, o familiar pode solicitar por  meio digital o pagamento do boleto, pois as datas atualizam automaticamente. Desta forma, o responsável não precisa solicitar uma segunda via na escola, o que otimiza o tempo e evita atrasos maiores. 

Publicado em:Gestão e finanças

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *