Rotina escolar: veja 6 dicas para acompanhar seu filho!

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.


Manter crianças e adolescentes em dia com a rotina escolar tem sido um grande desafio para os pais desde o início da pandemia, quando boa parte das escolas brasileiras passaram a adotar o ensino híbrido. 

Muitos responsáveis ficam com dúvidas sobre a maneira correta de estimular os pequenos em casa e acabam precisando de orientações para tornar o estudo mais agradável. 

Nesse sentido, vale a pena manter uma boa parceria com a escola para identificar as dificuldades do aluno e pensar sempre em estratégias criativas para estimular o aprendizado em casa

Neste artigo, listamos algumas recomendações que vão auxiliar os pais no acompanhamento da rotina escolar dos filhos de forma prazerosa e agradável para ambas as partes. Confira!


Crie um ambiente para os estudos

Assim como acontece nas empresas e no universo corporativo, o horário de estudo das crianças precisa de um ambiente adequado para garantir a concentração.

Por isso, é importante que o aluno tenha um espaço em que ele possa realizar as tarefas sem a interferência de fatores externos que possam causar distrações, como excesso de barulho, entra e sai de pessoas, interfone tocando etc. 

Os pais também devem prestar atenção na iluminação e na ventilação do ambiente, de forma que o aluno tenha conforto para realizar as suas atividades. Na maioria das vezes, uma mesa e uma boa cadeira em um local silencioso da casa já costuma ser uma excelente opção.


Reserve alguns momentos do dia para conversar com seu filho sobre a escola

Muitas pesquisas apontam que as crianças se sentem mais motivadas quando os pais acompanham de perto a rotina escolar. Geralmente, os alunos com responsáveis presentes conquistam mais autonomia e se sentem mais seguros para os períodos de provas.

Sendo assim, é extremamente necessário que os pais tenham o hábito de conversar com seus filhos sobre os estudos e os ajudem nas atividades diárias. É válido, por exemplo, fazer uma pesquisa juntos, ver um filme sobre algum tema que a criança esteja estudando, revisar os deveres de casa junto com a criança, visitar exposições ou museus nas horas vagas e muito mais!


Tenha atenção ao comportamento da criança

Nem sempre o desempenho do aluno pode ser medido apenas por notas e avaliações. Por este motivo, os pais devem sempre observar o comportamento dos seus filhos para saber se eles estão passando por algum problema ou dificuldade nas aulas. É importante também evitar o excesso de cobranças, julgamentos ou culpa sobre o jovem.

Caso o responsável perceba sinais de apatia, agressividade, choro, falta de interesse, insônia ou insegurança, é hora de ligar o sinal de alerta e iniciar o diálogo com a criança. 

Em muitos casos, pode ser necessário envolver a escola e avaliar se o aluno está sofrendo algum tipo de bullying por parte dos colegas. Nas situações mais extremas, vale a pena buscar ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta a fim de identificar as causas do problema.


Use a tecnologia como aliada dos estudos

Sem dúvidas, o uso da internet e dos smartphones veio para ficar. Uma boa alternativa para incentivar o seu filho nos estudos é usar os aplicativos de ensino, que podem ser grandes aliados na organização das tarefas e na revisão do conteúdo. 

É possível, ainda, usar o computador e os celulares para fazer videochamadas e ligações com os colegas durante os trabalhos em grupo. 

Outra dica é fazer uma busca no YouTube e em outros sites da internet para ver vídeos educativos sobre os mais variados temas, como Revolução Francesa, descobrimento do Brasil, abolição da escravatura, iluminismo, idiomas e assim por diante. 


Crie uma rotina para as tarefas

Os pais devem ajudar os filhos na organização das tarefas e nos cuidados com o material escolar, mostrando sempre que os deveres precisam ser feitos com empenho, capricho e responsabilidade. 

Nesse sentido, vale a pena criar um cronograma com um horário de estudo para cada disciplina e um calendário mensal com as datas de cada trabalho/tarefa escolar.

Isso vai ajudar o aluno a entender a importância do cumprimento de prazos, garantindo que ele tenha ainda mais responsabilidade no dia a dia. 


Mantenha a parceria com a escola e professores

A relação entre os pais e a escola deve sempre ser pautada por valores como confiança, transparência, respeito e diálogo. 

Por isso, não deixe de manter a comunicação com a equipe pedagógica do colégio a fim de saber como anda o desempenho do seu filho nas aulas. Juntos, responsáveis e professores podem buscar alternativas para tornar o processo de aprendizado mais eficiente. 

Lembre-se de participar das reuniões, sugerir melhorias, conhecer as propostas da escola e manter o contato com outros pais para a troca de experiências. 


Vantagens de acompanhar a rotina escolar do seu filho

Seguindo as recomendações listadas acima, certamente o aluno terá mais facilidade para enfrentar os desafios do ano letivo e muitos benefícios, incluindo:

  • Mais responsabilidade com os estudos;

  • Segurança para expor e tirar dúvidas;

  • Mais organização para a rotina de estudos;

  • Melhor desempenho escolar;

  • Mais motivação para realizar as tarefas;

  • Aumento da integração entre pais e filhos;

  • Uso adequado das tecnologias para o estudo;

  • Mais interesse do aluno com as atividades;

Se você gostou dessas dicas e quer ter acesso a outros conteúdos sobre educação, continue acompanhando os artigos do Melhor Escola. Aproveite para navegar pelo site e fazer uma busca das instituições de ensino da sua cidade com bolsas de estudos de até 80%.