11 livros clássicos em língua portuguesa para download

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Os livros clássicos da língua portuguesa são verdadeiras relíquias para os professores de ensino médio e fundamental. As histórias e as características dos autores são usadas com frequência nas aulas de literatura brasileira para contextualizar os alunos sobre diferentes gêneros.

Além da riqueza cultural e histórica dos livros, os clássicos da língua portuguesa oferecem aos estudantes uma verdadeira viagem no tempo. Geralmente, os professores usam as obras em questões de provas, oficinas de leitura, aulas de redação, projetos em grupo, pesquisas e muito mais.

Vale destacar que os clássicos da língua portuguesa também são bastante exigidos nos exames de vestibular e no Enem, sendo de extrema importância que os alunos conheçam os títulos mais comentados pelo público e também pesquisem sobre a vida dos escritores.

Os gêneros literários mais usados nas avaliações e escolas incluem:

• Romantismo:

Representado por autores como José de Alencar, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Joaquim Manoel de Macedo e Teixeira e Souza, este movimento literário valorizava a figura feminina em suas histórias, o nacionalismo, a exaltação dos sonhos, os romances, a subjetividade, a melancolia e a liberdade de pensamento. Os primeiros clássicos também reforçavam a figura indígena nos personagens.

• Realismo:

Ao contrário do movimento romântico, o realismo era focado em histórias com críticas sociais, tramas psicológicas, visão objetiva do mundo, ironia em relação à realidade e os problemas individualizados do ser humano. O gênero ganhou força a partir da segunda metade do século XIX e foi muito bem representado por escritores, como: Machado de Assis, Raul Pompeia e Aloísio de Azevedo.

Alguns temas abordados nestes clássicos incluem: abolição da escravidão, adultério, problemas políticos, condições de vida da sociedade brasileira, críticas ao domínio exercido pela igreja e muito mais.

• Pré-Modernismo e Modernismo:

Esses estilos ganharam força a partir do século XX, com uma abordagem de temas amplos e direcionados para as transformações da época. Os textos eram mais diretos e caracterizados por assuntos urbanos, regionalismo e nacionalismo, presença de bom humor, linguagem mais coloquial, marginalidade dos personagens etc.

Veja 11 livros famosos da língua portuguesa para download

A internet e as novas tecnologias facilitaram bastante o acesso dos estudantes aos livros digitais. Com apenas um tablet, smartphone ou computador, os estudantes conseguem acessar o conteúdo das obras de um jeito prático e rápido.

Abaixo, você consegue acessar gratuitamente e de forma totalmente digital algumas obras que estão na grade curricular da maioria dos colégios brasileiros. Basta clicar nos links e conferir estes grandes clássicos!

1. A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo (Romantismo)

2. O Guarani - José de Alencar (Romantismo)

3. Iracema - José de Alencar (Romantismo)

4. A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães (Romantismo)

5. Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis (Realismo)

6. Dom Casmurro - Machado de Assis (Realismo)

7. O Cortiço - Aluísio de Azevedo (Realismo)

8. O Primo Basílio - José Maria Eça de Queirós (Realismo)

9. Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto (Pré-modernismo)

10. Os Sertões - Euclides da Cunha (Pré-modernismo)

11. Macunaíma - Mário de Andrade (Modernismo)

Se você gostou deste artigo, veja também as sugestões de filmes educativos para crianças e opções de aplicativos para educação gratuitos.

Navegue também em nosso site e veja as escolas da sua cidade com bolsas de estudos de até 80% para o seu filho. Basta acessar a home do Melhor Escola e fazer uma pesquisa.