Lista de material escolar do 6º ano 2024: o que precisa ter?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O início de um novo ano letivo é motivo de bastante entusiasmo para os estudantes do Ensino Fundamental II, que compreende as turmas com crianças de 11 a 14 anos. Geralmente, os alunos ficam animados para reencontrar os colegas, conhecer pessoas novas, saber das novidades e, é claro, aproveitar a chegada da pré-adolescência. Os pais, por sua vez, ficam com a atenção mais voltada para a matrícula e de olho nos itens da lista de material escolar do 6º ano.

Veja também:

Encontre bolsas de estudos para o Fundamental II

Em tempos de restrições econômicas e ações cada vez mais voltadas para o consumo consciente, pais e alunos precisam ficar atentos para não extrapolar os gastos ou adquirir itens desnecessários da lista de material escolar. Uma dica muito válida e que costuma ajudar na economia é verificar os itens em bom estado do ano anterior, como lápis de cor, estojo, régua etc.

Qual é a lista de material do 6º ano nas escolas?

Cada escola disponibiliza uma lista para os responsáveis, de acordo com a faixa etária e necessidades do aluno. De forma geral, as instituições pedem que os estudantes adquiram os seguintes materiais escolares para as aulas do sexto ano:

• Lápis preto ou lapiseira.

• Borracha.

• Corretivo.

• Apontador;

• Lápis de cor;

• Cola;

• Marcadores de texto;

• Régua (30 cm);

• 1 par de esquadros.

• 1 transferidor de 180º;

• 1 compasso;

• 1 tubo de cola (tipo bastão);

• 1 tesoura de ponta arredondada;

• 1 caixa de pilot fino e colorido;

• 1 caneta azul;

• 1 caneta vermelha;

• Cadernos grandes para as matérias do 6º ano (português, redação, história, geografia, matemática, educação física, ciências, arte e etc.);

• Pasta para organização dos materiais e trabalhos;

• Estojo para organização dos itens;

• Mochila.

As escolas também orientam que os objetos sejam etiquetados com o nome completo e turma do aluno para que seja possível identificá-lo em caso de perda.

Para garantir que nenhum material seja esquecido na hora de fazer a compra dos artigos escolares, o Melhor Escola recomenda que os pais procurem as papelarias com antecedência e não deixem para o início das aulas.

Isso certamente evitará que os responsáveis precisem enfrentar longas filas ou se deparem com falta de produtos nas prateleiras.

Como economizar na lista de material escolar do 6º ano?

Comprar os materiais pode ser desafiadora para o orçamento das famílias, mas alguns cuidados e estratégias podem fazer toda a diferença. Por isso, listamos alguns pontos que você pode observar antes de começar a comprar a lista de material escolar do 6º ano. Confira: 1) Compare os preços: os pais devem estar atentos à variação de preços entre diferentes papelarias. Busque aquelas que ofereçam o melhor custo-benefício para garantir economia. 2) Busque descontos e condições de pagamento: explore opções que proporcionem benefícios financeiros, como descontos para pagamento à vista ou facilidades de parcelamento no cartão de crédito. 3) Utilize o comércio eletrônico: existem as papelarias que possuem e-commerce ou que organizam a lista sob encomenda para os pais apenas irem buscar o material. Geralmente, elas são mais baratas, mas, o melhor é sempre pesquisar a opção mais vantajosa. 4) Procure marcas com custo-benefício: Alguns itens de marcas mais conhecidas ou com desenhos de personagens infantis famosos geralmente têm o preço mais elevado. Explore alternativas de qualidade que se alinhem ao seu orçamento, garantindo economia sem abrir mão da qualidade. 5) Evite levar as crianças: uma dica valiosa é para as lojas de material escolar a fim de evitar dores de cabeça ou compras por impulso.

Sexto ano: saiba tudo sobre essa etapa de ensino

O 6º ano é marcado por uma série de mudanças na vida das crianças. Afinal, essa é a etapa onde eles iniciam o Ensino Fundamental II e, é quando começam a entrar na pré-adolescência.

Nessa fase, o estudante, que antes tinha suas aulas organizadas por diferentes temas - geralmente com poucos professores - agora estuda matérias mais específicas e tem a chance de ter vários professores. Por isso que é necessária uma nova lista de material escolar do 6º ano.

Dessa forma, é muito comum que as famílias se perguntem quantas matérias têm no sexto ano. A seguir, você confere as mais comuns:

- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- História;
- Geografia;
- Redação;
- Ciências;
- Inglês; - Educação Física; - Arte.

Curtiu este artigo sobre lista de material para alunos do 6º ano?

Para ver mais dicas sobre educação, ensino de qualidade, atividades pedagógicas e desenvolvimento infantil, continue acompanhando os artigos do Melhor Escola. Além de temas relevantes para pais e responsáveis, também elaboramos conteúdos sobre colégios, qualificação de professores e gestão escolar.

Aproveite para pesquisar em nosso site as escolas parceiras da sua cidade com bolsas de estudo de até 80%. Vale a pena conferir!

Veja também:

Como conseguir bolsas de estudo com o Melhor Escola