Ensino médio não seriado: tudo o que você precisa saber

Veja as principais diferenças entre ensino seriado e não seriado, como funcionam os cursos supletivos e quem tem direito a fazer a modalidade no Brasil.

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A educação básica brasileira é composta por três etapas: o ensino infantil, o ensino fundamental (anos iniciais e finais) e o ensino médio. Cada uma delas possui anos escolares - também conhecidos como séries escolares - organizados de maneira sequencial. Entretanto, há um modelo que não segue a mesma dinâmica, chamado ensino médio não seriado e é sobre ele que iremos falar hoje.

Saiba mais: + Curso Técnico junto com o Ensino Médio: veja como funciona

O que é ensino seriado?

O ensino clássico que conhecemos é aquele com séries realizadas em diferentes anos, uma após a outra. Dessa forma, o conhecimento e o currículo escolar são organizados e transferidos aos alunos de maneira distribuída, respeitando a idade e limitações de cada faixa etária. Seguindo a lógica, o ensino infantil é composto por cinco anos, o fundamental por nove e o ensino médio seriado, geralmente leva três anos para ser completado.

=> Veja como conseguir bolsas de estudo com o Melhor Escola <=

O que significa ensino médio não seriado?

Para explicar melhor o ensino médio não seriado é entender o que significa não seriado. Sendo assim, quando utilizamos o termo "não seriado", estamos nos referindo a algo que não segue uma sequência ou ordem específica. Portanto, no ensino médio não seriado, o conteúdo não é dividido em diferentes anos letivos, e sim em cursos mais rápidos e intensos. Um exemplo disso são os supletivos, conhecidos agora como Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A modalidade educacional do EJA foi criada com o intuito de facilitar o acesso das pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade adequada. De acordo com os últimos dados do Censo Escolar, divulgado pelo Inep em 2022, houve uma redução de mais de 187 mil alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos.

Além do cursos supletivo, os alunos podem conseguir uma certificação de escolaridade através do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Veja também: + Faça um simulado para o Encceja e teste seus conhecimentos

Leis que regulamentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Lei 9.494, estabelecida em 1996 na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, regulamenta a EJA e o reconhece como uma ferramenta essencial para promover a inclusão e o acesso à educação de maneira democrática.

Visto isso, o certificado do curso supletivo possui a mesma validade do que os colégios de ensino seriado. Entretanto, é importante verificar se a instituição que está oferecendo a modalidade EJA é credenciada e reconhecida pelo MEC. Você pode verificar as escolas credenciadas através do portal e-MEC, por região e nome.

Quem pode cursar o ensino não seriado?

O ensino não seriado é indicado apenas para aqueles que, por diferentes motivos, não conseguiram concluir seus estudos na idade recomendada, ou seja, pessoas que estão em idade escolar e querem apenas acelerar os seus estudos não podem cursar a EJA.

Segundo o Ministério da Educação, a idade mínima para poder cursar o supletivo fundamental II ou anos finais é de 15 anos. Já para a EJA do Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.

Qual o tempo de duração do ensino supletivo?

Esta é uma dúvida bem frequente entre as pessoas que estão interessadas em fazer o supletivo. Um dos principais atrativos da EJA é a possibilidade de finalizar os anos escolares mais rapidamente.

As recomendações do MEC são de seis meses para cada série escolar, tanto para os supletivos realizados presencialmente ou a distância. Na tabela abaixo você pode conferir o tempo de duração recomendado para cada modalidade do EJA.

Modalidade EJA

Anos escolares

Duração

Idade Mínima

Ensino Fundamental (Anos Finais)

6º, 7º, 8º e 9º

Mínimo de 6 meses por ano escolar.. Duração total de 24 meses para completar o EJA - Fundamental Anos Finais

15 anos

1ª, 2º e 3º

Mínimo de 6 meses por ano escolar. Duração total de 18 meses para completar o EJA - Ensino Médio.

18 anos

Qual a diferença entre ensino regular seriado e não seriado

A principal diferença entre o ensino regular seriado e não seriado é a duração de cada modalidade. Como dito anteriormente, o conteúdo do ensino seriado é distribuído em diferentes anos escolares, respeitando as habilidades de cada faixa etária e com duração de nove anos no ensino fundamental e três anos no ensino médio.

Já no ensino não seriado, o material de um ano é concentrado em meses, sendo passado de maneira mais consolidada e rápida. Dito isso, estima-se que os alunos que frequentam a primeira categoria possuem uma formação mais sólida e rica.

Gostou de saber as diferenças entre ensino seriado e não seriado? Fique por dentro dos nosso artigos e confira diversas novidades sobre o mundo da educação!