Saiba como escolher uma escola de Ensino Médio para o seu filho

O Ensino Médio é um ciclo determinante na vida dos jovens. Veja então como escolher uma escola que potencialize as habilidades do seu filho e que proporcione um futuro melhor.


Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

Ao completar 15 anos, os adolescentes ingressam no Ensino Médio, a última etapa da Educação Básica no Brasil. Durante três anos, todo o conhecimento recebido servirá como base para preparar os alunos que querem dar seguimento aos estudos e para aqueles que desejam entrar no mercado de trabalho logo após a conclusão do ciclo. Pensando nisso, como escolher uma escola de Ensino Médio que potencialize as habilidades do seu filho?


Nesta leitura você irá entender quais competências devem ser trabalhadas durante o Ensino Médio, como avaliar uma boa instituição e opções de escolas próximas à você.


Como escolher uma escola de Ensino Médio?

Conforme a criança cresce, as suas necessidades e prioridades mudam e é fundamental que a escola acompanhe este processo, se adequando aos objetivos do aluno em cada momento de sua vida.


Por exemplo, se no Ensino Infantil a preocupação é com o bem-estar emocional, cuidado e segurança da criança, no Ensino Médio, você deve se atentar para a qualidade do ensino oferecido, visto que esta etapa é a que antecede o Ensino Superior.


Dito isso, listamos alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma escola de Ensino Médio. Confira!


Sistema de Ensino

Muita gente confunde metodologia de ensino com sistema de ensino, mas não é a mesma coisa. O primeiro está mais relacionado aos valores e princípios da escola e à forma em que o aprendizado acontece. Já o sistema de ensino refere-se à um modelo de negócio que oferece um conjunto de soluções educacionais para suprir as demandas das escolas.


Dentre os serviços oferecidos pelos sistemas de ensino estão: consultoria pedagógica e capacitação de professores, bancos de atividades, avaliações, simulados e material didático. 


Além de todo o suporte à escola e aos professores, uma grande vantagem das instituições que adotam os Sistemas de Ensino é a atualização anual dos conteúdos, em oposto aos livros didáticos que são atualizados de quatro em quatro anos. 


Sendo assim, ao optar por uma escola que utiliza o Sistema de Ensino em seu projeto político-pedagógico (PPP), as chances de que o seu filho adquira conhecimentos compatíveis com a sociedade atual são maiores. 


Excelência acadêmica

A qualidade do ensino é outro item extremamente importante. Além do material didático utilizado pela escola, você deve analisar os planos de aula, os recursos oferecidos como aulas práticas, plantão de dúvidas, cursos extras e projetos existentes no currículo da escola. Todas essas ferramentas podem ajudar o adolescente a sair na frente a garantir uma vaga no Ensino Superior. 


BAIXE O NOSSO E-BOOK: GUIA DEFINITIVO PARA ESCOLHER A ESCOLA IDEAL PARA O SEU FILHO


Desempenho no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, é uma das principais portas de entrada para os alunos que desejam cursar uma universidade. Isso porque, diversas instituições utilizam o resultado do exame como critério de seleção para ingressar no Ensino Superior. Atualmente, você pode verificar o desempenho de diversas instituições em plataformas especializadas, uma delas é o Melhor Escola. 


Acessando o link abaixo, você consegue avaliar a performance da escola no Enem e compará-la com a média da cidade e do país. Veja:


Melhor escolas no Enem

Professores qualificados

A qualificação dos professores é fundamental para garantir o aprofundamento dos conteúdos e o aprendizado do seu filho. Claro que este processo vai depender também do engajamento e esforço do jovem, mas ter profissionais que sabem engajar e estimular o raciocínio dos alunos faz toda a diferença.


Bem-estar

A qualidade do ensino ofertado, o material utilizado e a capacitação dos professores são essenciais no processo de preparação dos alunos para o vestibular. Entretanto, ao escolher uma escola de Ensino Médio, procure saber como a instituição lida com a saúde mental dos alunos. Casos de esgotamento físico e mental devido à pressão de obter uma boa performance no Enem e nos exames têm sido cada vez mais frequentes e, antes de qualquer coisa, é importante que o seu filho esteja saudável e feliz.


Mensalidade

Encontrar e escolher uma escola de qualidade, preocupada com o ensino e com uma boa preparação para o vestibular e que, além de tudo, se encaixe no seu orçamento, não é tão simples assim. 


Especialistas sugerem que o investimento com educação não ultrapasse 20% da renda familiar. Ao planejar com antecedência as despesas durante do ano letivo inteiro, você reduz as chances de inadimplência e de evasão escolar - fatos que podem atrapalhar o rendimento escolar do seu filho.


Planeje e organize as suas finanças com a Planilha de Gastos do Melhor Escola. Para baixar, é só clicar no link abaixo: + PLANILHA DE CONTROLE DE GASTOS DO MELHOR ESCOLA


Muitas escolas de Ensino Médio oferecem diversos tipos de bolsas de estudo, seja por excelência acadêmica, por situação socioeconômica ou até mesmo por desempenho atlético. Uma outra opção é procurar por sites que oferecem bolsas de estudo, como é o caso do Melhor Escola. A plataforma conta com mais de 6 mil escolas parceiras ao redor do Brasil, com bolsas de até 80% de desconto. 


Do Ensino Médio direto para o mercado de trabalho

Ao completar o ciclo da Educação Básica, muitos alunos querem dar seguimento aos seus estudos, ingressando no Ensino Superior, porém, essa é a realidade de uma pequena parcela dos jovens.


Visto isso, muitos optam por fazer um Curso Técnico Profissionalizante no lugar do Ensino Médio, ou escolher uma escola que ofereça os dois ao mesmo tempo. Neste artigo, você pode entender como o Curso Técnico funciona e suas principais vantagens.



Seja para entrar na universidade ou seguir direto para carreira profissional, as dicas acima te ajudarão na missão de como escolher uma escola de Ensino Médio que atenda não só as suas expectativas, mas também a necessidade do seu filho.