Como acompanhar o desempenho escolar do seu filho

Confira dicas para auxiliar e acompanhar o desempenho escolar dos filhos.

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Encontrar uma escola de qualidade com boas notas e referências é muito importante para o desenvolvimento da educação da criança. No entanto, é um grande engano acreditar que apenas a matrícula em um bom colégio será a única coisa responsável pelo bom desempenho escolar

É fundamental que os pais dediquem atenção ao desenvolvimento escolar dos filhos para que eles obtenham um bom suporte e base educacional. Para que esse suporte seja prestado, é preciso ir além das lições de casa. Essas, é claro, merecem atenção, no entanto, existem outros fatores com os quais os pais devem estar atentos quando se trata da educação dos filhos.

Caderno e dever de casa

Acompanhar as atividades vistas em sala de aula através do caderno é uma boa maneira de ter controle do desempenho escolar da criança ou adolescente. Com o material em mãos, é possível observar se ele está realizando os exercícios, se dedicando às tarefas, se apresenta dúvidas ou dificuldades.

Observar e assegurar que a criança realiza o dever de casa também é uma ótima oportunidade para acompanhar o seu desempenho. Entretanto, os pais precisam se atentar para não corrigir as tarefas. Saiba mais sobre isso em: Como incentivar meu filho a fazer o dever de casa? e Extraindo o máximo da lição de casa.

Reunião de pais

As escolas costumam organizar reunião de pais para fazer comunicados e expor o desempenho dos alunos. É mais que necessário que os pais se façam presentes nessas reuniões, mas isso não é tudo. Esse tempo deve ser aproveitado para tirar todas as dúvidas com os docentes, explorar informações sobre como é o aprendizado do estudante, sua desenvoltura e comportamento em sala de aula individualmente.

Comunicação com a escola

Não é somente nas reuniões que os pais devem ter contato com o colégio. É imprescindível que haja uma boa conexão entre família e escola durante todo o ano letivo. O acesso à comunicação com a equipe escolar deve ser fácil.

Além disso, os pais devem participar de todos os programas propostos pela escola, como feiras e apresentações, pois estas além de serem importantes para o desenvolvimento emocional das crianças, também aproximam e permitem que os pais saibam mais sobre a proposta pedagógica do colégio. A pedagoga e mestre em educação Doroteia Bartz, em entrevista ao Dicas de Mulher, afirmou que “A presença dos pais no ambiente de ensino também reflete positivamente na sensação de segurança das crianças, um ponto fundamental para o desenvolvimento, sobretudo das novinhas”.

Diálogo com as crianças

Por fim, o diálogo entre os pais e o filho deve ser recorrente e bem estabelecido. O educador Marcos Meier orienta aos pais que estimulem os filhos a conversarem sobre a escola. Em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná da RPCTV, e ao falar sobre comunicação com as crianças, exemplificou “A gente pega o filho na escola, está lá dirigindo e fala ‘e ai filho como é que foi na escola?’. Que criança tem vontade de conversar com o pai de costas olhando para o trânsito e para as placas? Não faz sentido. O momento em que você está dirigindo é o momento para contar o seu dia, e quando chega em casa é o momento em que o pai pode perguntar ao filho como foi na escola, porque ele já ouviu o pai compartilhar, e agora que o pai está olhando no olho, é diferente, ele tende a dar uma resposta melhor.”

Com isso, é possível observar como a comunicação e a forma como ela é estabelecida é fundamental para que os pais consigam acompanhar melhor o desempenho escolar das crianças. O trabalho para gerar educação de qualidade não vem apenas da escola, e os pais possuem papel fundamental na formação dos pequenos.