Como conseguir bolsa escolar para ensino infantil?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Obrigado por se cadastrar. Em breve você receberá nossos conteúdos no seu e-mail!

Ops! Algo deu errado. Por favor, confira seus dados e tente novamente.

As bolsas de estudos são de grande relevância para muitas famílias porque resultam em mais economia para o bolso dos pais. Elas também permitem que as crianças tenham acesso a um ensino de qualidade. 

|+ Faça parte de uma comunidade exclusiva para mães comprometidas com a educação dos filhos.

Com o desconto oferecido pelas escolas, os responsáveis conseguem manter os filhos em instituições privadas e ainda sobra dinheiro para atividades extras, como cursos de idiomas ou aulas de esporte.

Outra vantagem das bolsas escolares é o contato da criança com projetos pedagógicos diferenciados e com professores qualificados. Todos esses fatores são essenciais para engajar os alunos nos estudos. A escola, por sua vez, consegue evitar casos de turmas ociosas e ainda beneficia famílias com dificuldades financeiras. 

Se você quer saber como conseguir bolsas de estudos para o ensino infantil, continue lendo este artigo para ver algumas dicas!

Faça pesquisas nas escolas da sua cidade

Uma boa pesquisa nas instituições de ensino da sua cidade ou região vai ajudar você a conhecer melhor as propostas de cada escola e as ofertas de bolsas de estudos disponíveis. Uma maneira bastante prática e rápida para fazer essa consulta é por meio dos sites especializados neste tipo de serviço. 

Com alguns cliques, os responsáveis conseguem fazer uma busca e avaliar o percentual de desconto oferecido por cada instituição. Tudo sem burocracia e com mais agilidade. No Melhor Escola, por exemplo, é possível ver avaliações sobre cada escola, bem como a opinião de professores e outros pais. 

O site conta com mais de 7 mil escolas parceiras, que chegam a oferecer até 80% de bolsas parciais para alunos de diferentes etapas da educação, incluindo o ensino infantil. 

Após navegar pelo portal e encontrar o colégio ideal, o próximo passo é reservar a bolsa escolar e garantir uma vaga. Para isso, basta pagar a pré-matrícula (no valor da primeira mensalidade ou matrícula) e uma taxa de serviço diretamente no site. Em seguida, é só entrar em contato com a escola para seguir com a entrega de documentos e outros procedimentos necessários. Saiba mais clicando aqui!

Outras alternativas que também podem ajudar na conquista de uma bolsa de estudo na educação infantil incluem:

Carta de recomendação 

Nesse caso, o responsável entrega à instituição uma carta demonstrando interesse em matricular o filho na escola. O documento deve conter as habilidades do aluno e um pouco da sua trajetória.

Caso o aluno tenha estudado em outro colégio, vale a pena acrescentar uma declaração de antigos professores, o histórico escolar ou algum projeto de destaque desenvolvido pelo aluno, como uma redação, um trabalho em grupo etc. 

A partir disso, a diretoria poderá avaliar se a escola tem interesse em conceder a bolsa para o estudante. 

Processo seletivo

Algumas instituições de ensino disponibilizam bolsas de estudos para alunos com bom desempenho em provas de processo seletivo. Essa é uma maneira da escola avaliar se a criança tem um rendimento positivo e dedicação aos estudos. 


Para garantir uma vaga, é recomendado que os pais incentivem os filhos a se prepararem para as avaliações com alguns meses de antecedência. Vale a pena, por exemplo, refazer deveres de casa, estudar por provas antigas ou buscar aulas com um professor particular.


Empresas conveniadas 

Outra maneira para conseguir bolsas de estudos é por meio de parceria com empresas. Verifique com o RH do seu trabalho se ele tem algum tipo de benefício neste sentido, voltado para filhos de funcionários. Algumas escolas oferecem descontos vantajosos, que podem ajudar bastante no orçamento familiar.


Na hora de escolher a escola para o seu filho estudar, leve em conta não apenas os fatores financeiros. Converse com a instituição de ensino para entender as metodologias usadas pelos professores, os livros didáticos e a lista de material de cada turma. Lembre-se também de optar por colégios com facilidade de acesso para evitar que seu filho fique muito tempo no trânsito. 

Veja também: + Saiba como escolher a escola para o seu filho