Hoje em dia, há um universo enorme de brinquedos infantis para todos os gostos e idades, desde blocos de montar, carrinhos eletrônicos, jogos de tabuleiro, bonecas e videogames. Mas sabia que é possível se divertir de uma maneira simples e barata, através dos jogos com papel e caneta?
Veja também:
+ Como conseguir uma Bolsa de Estudo no programa do Melhor Escola?
Além de economizar, brincadeiras com papel e caneta é uma ótima forma de criar momentos em família, incentivar a criatividade das crianças e fazer com que elas fiquem fora das telinhas.
10 jogos com papel e caneta para fazer com as crianças
Os jogos de papel e caneta são fáceis e para todas as idades. São inúmeras atividades que podem ser feitas. Por isso, o site Melhor Escola selecionou as melhores brincadeiras. Confira!
1) Corrida maluca
Idade: A partir de 4 anos
Participantes: 2 ou mais
Como jogar: Em uma folha de papel, de preferência em formato A3, desenhe uma pista de corrida. Para deixar mais desafiador e divertido, você pode adicionar obstáculos e atalhos ao longo do percurso. Cada criança deve escolher uma caneta com cor de tinta diferente e posicioná-la verticalmente em cima do papel, segurando-a apenas pelas pontas do dedo.
A brincadeira inicia quando os jogadores empurram a caneta para frente, formando um rastro. Assim que a caneta cair, o outro participante inicia a sua jogada, seguindo essa dinâmica até cruzarem a linha de chegada. Aquele que encostar em algum obstáculo, perde a vez e retorna até o último ponto onde parou.
2) Forca
Idade: A partir de 6 anos.
Participantes: 2 ou mais.
Como jogar: A Forca é um dos jogos de papel e caneta mais clássicos que existem. Em uma folha, um dos participantes escolhe uma palavra e desenha um risquinho para cada letra. O objetivo dos outros jogadores é adivinhar a palavra selecionada.
A cada rodada, um jogador tem direito a falar uma letra do alfabeto, porém, para cada erro, o boneco na “forca” vai ganhando um novo membro - pés, tronco, braços e cabeça. Se o boneco for completado, os jogadores adivinhando perdem.
Para facilitar, é possível selecionar um tema para cada partida, como: mundo animal, sistema solar, frutas e desenho animado.
3) Quantos-queres
Idade: A partir dos 3 anos.
Participantes: Livre.
Como jogar: Quantos-queres é uma espécie de origami muito popular entre as crianças. Além de ser divertido, essa brincadeira desenvolve também a criatividade e a capacidade motora da criança.
Para fazer um quantos-queres você precisa de uma folha sulfite A4, caneta ou lápis de cor e uma tesoura sem ponta. Depois, é só seguir o passo-a-passo abaixo:
- Posicione a folha em formato retrato;
- Dobre o canto esquerdo superior da folha de papel e junte-o com a parte direita da folha para formar um triângulo;
- Recorte o restante do papel;
- Abra o triângulo e dobre o outro extremo do quadrado, obtendo assim duas diagonais;
- Dobre as quatro pontas do quadrado para o centro e em seguida, vire-o. Faça o mesmo do outro lado. Vire-o;
- Pinte cada parte do quantos-queres de uma cor ou com um número diferente e, dentro de cada cada uma, faça um desenho ou proponha um desafio para a criança.
Agora é só colocar o dedo nas aberturas das quatro extremidades e brincar!
4) Ligando os pontos
Idade: A partir de 3 anos.
Participantes: 2 ou mais.
Como jogar: Essa é uma das brincadeiras com papel e caneta mais simples que existe! Basta desenhar pontinhos na folha do papel e pedir para a criança conectá-los até formar a figura desejada. Uma forma de deixar o jogo mais fácil é enumerando os pontos na ordem em que devem ser ligados.
A brincadeira de ligar os pontinhos é uma forma de exercitar a coordenação motora e o raciocínio lógico dos pequenos.
5) Mímica
Idade: A partir de 8 anos.
Participantes: 4 ou mais.
Como jogar: Essa brincadeira precisa ter, no mínimo, duas equipes. Assim, cada criança deve escrever em um pedacinho de papel o nome de um objeto, personagem animado ou animal, e colocá-los em um potinho - cada equipe deverá ter o seu.
A cada rodada, um jogador diferente fica responsável por fazer a mímica para o restante do time, que terá dois minutos para acertar o maior número de mímicas possível. Depois, a outra equipe faz o mesmo. Vence quem acertar o maior número de mímicas.
6) STOP ou Adedonha
Idade: A partir dos 10 anos.
Participantes: 2 ou mais.
Como jogar: O STOP é outro clássico dos jogos com papel e caneta. Para brincar, é simples: primeiro, os participantes devem definir as categorias que farão parte do jogo - nome, animal, fruta, TV (desenho ou filme), carro e CEP (cidade, estado ou país) - e depois dividir a folha em colunas, uma para cada categoria.
Após escolhida a letra, os jogadores deverão preencher as categorias com palavras que iniciem com a mesma. Aquele que terminar primeiro diz “stop!” e todos os outros devem parar de escrever imediatamente. A criança que somar mais pontos, ganha o jogo.
A contabilização de pontos acontece da seguinte maneira: 5 pontos para palavras repetidas; 10 pontos para palavras diferentes, e 15 pontos para o jogador que for o único a preencher determinada categoria.
7) Labirinto
Idade: A partir dos 3 anos.
Participantes: 1 ou mais.
Como jogar: Em uma folha de papel, desenhe um labirinto. A saída dele fica à seu critério, pode ser no centro ou na lateral, por exemplo. Além disso, ele pode ser redondo, ou quadrado, você pode se inspirar pegando desenhos na internet para copiar.
A dificuldade do labirinto deve ser adequada para cada idade, ou seja, quanto mais nova for a criança, mais simples deverá ser o caminho.
8) Complete o desenho
Idade: A partir de 4 anos.
Participantes: 2 ou mais.
Como jogar: Diferente dos outros jogos citados, nessa brincadeira com papel e caneta não tem perdedor ou vencedor. O objetivo é fazer um desenho em conjunto.
Desta forma, um jogador começa fazendo um traço na folha e passa a vez para o próximo, que deve dar continuidade ao desenho. Para dificultar, você pode limitar um número de traços por criança, mas o legal aqui é deixar a criatividade rolar solta.
9) Jogo da velha
Idade: A partir de 5 anos
Participantes: 2, 4 ou 6
Como jogar: O jogo da velha dispensa comentários, né? Um dos jogos de papel e caneta mais antigos que existe. Normalmente, a brincadeira é feita com duas pessoas, mas você pode formar equipes com dois ou três jogadores também.
Para começar, desenhe o símbolo do jogo da velha (#) na folha. Cada jogador ou time deve escolher um símbolo - bola ou x - e preencher o seu símbolo em um dos quadrados. Quem completar uma coluna, linha ou diagonal primeiro, ganha.
10) Jogo da memória
Idade: A partir de 3 anos.
Participantes: 2 ou mais.
Como jogar: Existem vários jogos da memória disponíveis nas lojas de brinquedos, mas você pode fazer um em casa sem gastar nada. Pegue um papel A4 e divida-o em partes iguais fazendo pares de desenho.
O tema pode ser livre, o segredo é deixar a imaginação rolar solta. Finalizado, pinte o verso da folha com uma cor escura para que os participantes não consigam ver o desenho.
Leia também: + Os melhores jogos para crianças de 3 anos
Bônus: 5 jogos fáceis de fazer com papel
1) Quem sou eu?
Idade: A partir de 8 anos.
Participantes: 2 ou mais.
Como jogar: Essa é uma brincadeira parecida com a mímica onde os jogadores escrevem em um pedaço de papel o nome de pessoas ou personagens conhecidos (pode ser os personagens favoritos dos pequenos).
Após isso, eles devem passar o papel para a pessoa do seu lado e ela deve ficar segurando o papel com a parte escrita para os outros participantes verem quem é a figura que escreveram no papel.
É comum que utilize-se post-it para grudar na testa o nome do personagem. Assim, quem está com o papel deve grudado deve fazer perguntas para os outros jogadores os quais só podem responder com sim ou não até que ele descubra quem é o personagem que está escrito.
2) Era uma vez
Idade: A partir de 6 anos.
Participantes: 4 ou mais.
Como jogar: Nesta brincadeira de papel a ideia é que se comece uma história com "Era uma vez" e cada participante continue a história escrevendo uma frase no papel. Ao final, quando não tiver mais espaço na folha, um dos participantes lê em voz alta a história para os outros. É bem provável que a história fique sem pé nem cabeça, mas é uma brincadeira muito divertida e que incentiva a criatividade.
3) Anagrama
Idade: A partir de 10 anos.
Participantes: 2 ou mais.
Como jogar: Um dos participantes precisa selecionar uma palavra e escrevê-la. O participante seguinte deverá tentar criar o maior número de palavras novas a partir das letras dessa primeira palavra, ou seja, os anagramas. Por exemplo: a palavra alegria tem como anagramas alergia, regalia e galeria.
Além de exercitar a escrita e o vocabulário dos pequenos, essa brincadeira faz com que as crianças treinem também a memória.
4) Detetive
Idade: A partir de 8 anos.
Participantes: 4 ou mais.
Como jogar: Divida um papel grande em vários menores. Neles deverão ter um "assassino", um "detetive" e o número de "vítimas" necessárias para completar a quantidade de participantes do jogo.
A ideia é que quem tirar o papel do detetive tente descobrir quem é o assassino antes que o mesmo mate todas as vítimas. Como cada um pega um papel e ninguém sabe a identidade de ninguém, o assassino deve matar as vítimas com uma pequena piscadinha.
5) Batalha naval
Idade: A partir de 6 anos.
Participantes: 2.
Como jogar: A tradicional batalha naval também é um dos jogos fáceis de fazer com papel. Para brincar, cada participante deve desenhar um quadriculado, nomeando as linhas com números e as colunas com letras.
Em vez de usar navios, cada jogador escreve palavras em diferentes posições. O oponente deve adivinhar as palavras acertando as coordenadas.
Leia também:
+ Confira 7 dicas de filmes e desenhos infantis que abordam o racismo
+ Leitura para crianças: veja os benefícios e saiba como incentivar o hábito de ler