Saber como captar alunos para escola particular é uma preocupação constante entre os gestores de colégios. Afinal, a instituição depende da entrada de novos estudantes para garantir a saúde financeira do negócio. Sendo assim, é fundamental ter um bom planejamento para evitar erros e aumentar a visibilidade da escola.
Vale destacar que o projeto de captação de alunos também deve contemplar os pontos fortes da escola, como a qualificação dos professores, a estrutura do local e a parceria com os pais. O gestor precisa evidenciar as iniciativas de sucesso da instituição, entre elas, as atividades extras e as ações com a comunidade.
Se você atua no ramo da educação e quer ver dicas infalíveis para fazer a prospecção de novos alunos, leia este artigo até o final e conheça as táticas mais usadas atualmente.
Ações comerciais para captação de alunos: como fazer?
As estratégias para captação de alunos devem levar em conta os objetivos da escola e o contexto no qual o colégio está inserido. Por exemplo, em algumas situações o gestor deverá investir mais fortemente em campanhas online.
Isso vale para colégios recém-inaugurados ou para aqueles que passaram por mudanças na gestão e querem se tornar mais conhecidos na cidade. Nesse caso, algumas dicas interessantes de como captar alunos para escola particular incluem:
- Uso de outdoors.
- Plataformas de captação de alunos.
- Divulgação em locais estratégicos da região, como shoppings, praças e galerias.
- Envio de e-mail marketing.
- Distribuição de material informativo, como panfleto e folder.
- Anúncios impressos em revistas e jornais da cidade.
Seja qual for o canal de comunicação escolhido para divulgar a escola, é necessário usar uma linguagem que desperte o interesse dos pais. Nesse contexto, os materiais podem contar com depoimentos positivos de alunos e o índice de aprovação nas provas de vestibular.
Os projetos da escola e as parcerias da escola também podem ser utilizados como estratégia de como captar alunos para escola particular. Além disso, os materiais didáticos usados pelos professores também devem ter lugar de destaque nos materiais informativos.
Outra estratégia essencial é a escola ter um site completo. A página precisa abordar os dados institucionais, os procedimentos de matrículas e tudo o que possa atrair o interesse dos responsáveis.
Veja 4 dicas de como captar alunos para escola particular
1 – Ofereça um atendimento ágil e personalizado
A captação de alunos deve contar com um atendimento diferenciado para ter bons resultados. Sendo assim, o gestor escolar precisa investir fortemente na capacitação da equipe comercial em relação às técnicas de comunicação. O atendimento humanizado e a agilidade no esclarecimento de dúvidas são fundamentais nesse momento.
Se for necessário, ofereça aos pais a opção de marcar um horário para conversar com a coordenação pedagógica sobre as metodologias de ensino aplicadas em sala de aula. Use este momento para mostrar a preocupação da escola em criar parcerias duradouras.
É importante que os pais percebam a credibilidade do estabelecimento desde o primeiro contato. Sem dúvidas, isso faz total diferença na hora de escolher uma escola de qualidade para matricular uma criança ou adolescente.
2 – Crie campanhas de desconto para novos alunos
Conceder descontos e condições diferenciadas para a matrícula também deve fazer parte das estratégias para captação de alunos. Entre os benefícios oferecidos aos responsáveis, o gestor escolar pode pensar em:
- Parcelamento no cartão de crédito.
- Desconto para irmãos.
- Desconto para quem indicar um novo aluno.
- Descontos para pagamento antecipado.
3 – Busque parcerias de sucesso para a escola
Outra alternativa que costuma trazer excelentes resultados para as escolas particulares são as parcerias com plataformas focadas na captação de alunos. O Melhor Escola, por exemplo, aumenta a visibilidade do colégio por meio da oferta de bolsas de estudo nas instituições parceiras.
Em outras palavras, esse tipo de parceria beneficia os pais com descontos vantajosos e evita casos de turmas ociosas. Isso acaba contribuindo para a entrada de novos estudantes a cada ano.
Sem dúvidas, trata-se de uma alternativa que precisa estar no radar das instituições que desejam atingir grandes metas na prospecção de novos alunos.
4 – Invista em divulgação nas mídias sociais
A presença do colégio nas mídias sociais permite um relacionamento mais próximo com os alunos e funciona como um importante canal para responder dúvidas, divulgar informações etc. Nesse contexto, sua escola deve investir em posts e conteúdo que reforcem a qualidade do ensino.
Utilize o Instagram e o Facebook para divulgar o dia a dia da instituição. Vale também fazer ações em datas comemorativas e mobilizar as redes sociais para gerar engajamento de pais, estudantes e professores. Certamente, isso poderá ser muito válido na captação de alunos durante o período de matrículas.
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