Menu fechado

PPP escolar alinhado à BNCC: veja um modelo de como fazer

alinhar o PPP da escola à Base Nacional Comum Curricular

O PPP escolar alinhado à BNCC auxilia diretores e professores em relação às atividades que serão implementadas pela escola ao longo do ano. Assim, ele funciona como um guia para conduzir a formação dos alunos de forma eficiente. 

O que é o PPP e qual a sua importância?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que precisa estar alinhado aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), servindo como uma espécie de instrumento orientador para a equipe educacional. 

O PPP escolar alinhado à BNCC reúne itens de extrema relevância para o bom desempenho da escola e dos alunos. Por esse motivo, é importante que ele seja revisado a cada ano a fim de atender às mudanças e às necessidades da comunidade escolar. 

Quais são os princípios básicos do PPP?

O projeto político-pedagógico é composto por objetivos, metas e procedimentos fundamentais para o bom desempenho da escola. 

Sendo assim, seus 5 princípios básicos englobam:

  1. Igualdade de condição para acesso e permanência na escola;
  2. Qualidade;
  3. Gestão democrática;
  4. Liberdade;
  5. Valorização do Magistério.

O que diz a Base Nacional Comum Curricular?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada em 2017 e estabeleceu que as escolas do país teriam até o fim de 2020 para se adequarem às orientações do documento. 

O objetivo principal da BNCC é garantir que os estudantes das escolas públicas e particulares brasileiras tenham acesso a uma educação igualitária, que garanta o direito de aprendizagem para os alunos.

As competências listadas na BNCC para serem trabalhadas pelas equipes pedagógicas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio incluem:

  • Conhecimento
  • Pensamento científico, crítico e criativo
  • Repertório cultural
  • Cultura digital
  • Comunicação
  • Trabalho e projeto de vida
  • Argumentação
  • Autoconhecimento e autocuidado
  • Empatia e cooperação
  • Responsabilidade e cidadania

Em outras palavras, a Base Nacional Comum Curricular atua como uma ferramenta de unificação do sistema educacional. Ela auxilia a formação de indivíduos capazes de criar uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. 

Portanto, todas as competências da BNCC devem estar incluídas no planejamento de todas as disciplinas e turmas, sempre respeitando a faixa etária dos alunos, a realidade das escolas e o contexto no qual os estudantes estão inseridos. 

O que sua escola deve fazer para atualizar o projeto político-pedagógico?

Para garantir que seu colégio tenha um PPP escolar alinhado à BNCC, o primeiro passo é estudar a fundo o documento. 

Além disso, os gestores precisam oferecer recursos para capacitar os professores sobre as propostas da Base. Os diretores e coordenadores também devem se atentar aos seguintes aspectos:

Atualização dos materiais didáticos da escola

A revisão dos materiais didáticos precisa ser feita periodicamente para  potencializar o aprendizado dos alunos com conteúdos modernos. 

As aulas também devem ir além do contexto escolar e incluir atividades externas, como passeios culturais, visita a locais históricos e institutos de pesquisa, entre outros.

Envolvimento da comunidade e das famílias nas mudanças

Além disso, o gestor escolar deve envolver os responsáveis nas mudanças, de forma que as famílias fiquem atualizadas sobre os objetivos da escola para o desenvolvimento dos alunos. 

A direção deve organizar encontros, reuniões de pais, rodas de conversa, pesquisas de opinião e outras alternativas para inserir os pais no contexto escolar. 

É importante ouvir as dúvidas e as sugestões de todos os envolvidos. Somente dessa forma é possível ter um projeto pedagógico verdadeiramente democrático e inclusivo.

Metodologias ativas de ensino e protagonismo dos alunos

Por fim, é essencial que a equipe pedagógica incentive cada vez mais o protagonismo dos estudantes por meio de atividades inovadoras, como aulas expositivas, projetos em grupo, debates, uso de jogos e recursos tecnológicos nas aulas etc.

Leia também:
+ Metodologias ativas de ensino: vantagens para alunos e escolas

Essas metodologias ajudam na formação dos estudantes, contribuem para a autonomia e ainda estimulam as habilidades socioemocionais nos jovens.

PPP escolar pronto de acordo com a BNCC

Cada instituição de ensino tem um Projeto Político Pedagógico específico. Mas, todos eles precisam conter as seguintes informações:

  • visão geral sobre a escola;
  • particularidades do colégio;
  • o que pretende ser para seus alunos;
  • como pretende desenvolver o ensino;
  • ações objetivas para melhorar a instituição de ensino.

Criar e atualizar um PPP pode ser uma dificuldade para a maioria dos gestores e educadores. Por isso, para ajudá-los nessa tarefa, nós desenvolvemos um modelo de PPP escolar pronto de acordo com a BNCC. Confira a seguir:

1) Identificação da escola

Nesta sessão do PPP escolar alinhado à BNCC, é preciso que você coloque todos os dados da sua escola, como:

  • nome da escola;
  • entidade mantenedora;
  • localização;
  • CNPJ e registro civil.
  • nome do atual diretor e coordenador pedagógico;
  • nomes dos membros da equipe responsável.

Também é importante conter nessa sessão espaços para redigir sobre a história da escola, a missão visão e valores dela, diagnóstico da realidade e indicadores de desempenho.

2) Fundamentos norteadores da proposta pedagógica

Aqui é importante deixar destacado quais são os objetivos gerais da escola bem como os objetivos do ensino infantil, fundamental e médio. Além disso, descreva quais são as metas que a sua instituição de ensino possui e os eixos norteadores para a construção do projeto político pedagógico.

É importante destacar que aqui é uma breve introdução do que está norteando o planejamento da escola.

3) Concepções teóricas que fundamentam o PPP

Este é o item mais importante do PPP escolar alinhado à BNCC pois é aqui onde elas discorrerão sobre as concepções teóricas que sustentam a prática pedagógica. Aqui é a parte onde deve ser estabelecido o conteúdo e o método de ensino utilizados pelo colégio.

Ademais, aqui é onde você pode colocar informações como por exemplo,:

  • estratégias para a educação infantil, fundamental e médio;
  • estratégias para a educação especial;
  • coordenação pedagógica;
  • formação continuada;
  • educação para diversidade;
  • educação integral ou em tempo integral;
  • recreio;
  • projetos como: semana da família, semana da inclusão, festa junina, passeios, visitas etc;
  • salas de aula e laboratórios.

4) Práticas e estratégias do processo de avaliação

É importante ter uma sessão dedicada às práticas avaliativas que a escola adotará. Portanto, descreva quais são as estratégias e fundamentos utilizados no processo de avaliação, além de explicar sobre o funcionamento do conselho de classe.

5) Perfil docente

Elabore sobre o perfil docente da sua equipe pedagógica. É necessário que tenha dados como nome e formação acadêmica de cada um deles. Além disso, é preciso que tenha a descrição de como cada um deles atua na sala de aula, quais práticas são adotadas e etc. Para isso, peça a colaboração dos educadores para formação dessa parte.

6) Perfil discente

É preciso que o seu PPP escolar alinhado à BNCC tenha um panorama do público atendido pela sua instituição. DessA forma, é possível desenvolver quais os trabalhos que serão aplicados.

7) Estrutura da escola

Outra parte muito importante que deve constar no seu PPP é sobre a estrutura do colégio. Portanto, informações desde infraestrutura da escola até recursos tecnológicos disponíveis são essenciais nessa etapa.

8) Dados sobre aprendizagem

Apresente neste itens dados como número de alunos, taxas de reprovação, média de notas e etc. O objetivo dessa sessão é explicar como está o aprendizado da sua escola.

Troca de experiências na área

Em caso de dúvidas sobre como ter um PPP escolar alinhado à BNCC, os gestores podem buscar cursos específicos no mercado, ler artigos ou até mesmo trocar experiências com outros profissionais. 

Vale a pena oferecer treinamentos para a equipe pedagógica e engajar todo o time na missão da escola. 

No Clube dos Diretores, é possível ter acesso a materiais educativos e vídeo-aulas exclusivas sobre os principais temas que envolvem a gestão escolar, incluindo planejamento pedagógico, ações para captação de alunos, finanças, marketing. 

Isso permite que os gestores conheçam novas estratégias e conquistem melhores resultados a cada ano. Clique aqui para saber mais!

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *