Linhas de crédito para escolas: como conseguir?

Conseguir uma linhas de crédito para escolas permite que elas mantenham o fluxo de caixa em dia e ainda equilibre o orçamento. Para ter acesso a este tipo de recurso, o gestor pode procurar instituições como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que oferece financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

Outra alternativa são os bancos privados e públicos com linhas de crédito para pessoa jurídica. O Pronampe, programa voltado para empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano, também é uma boa opção.

Existem, ainda, as fintechs especializadas em crédito, que ajudam pequenas e médias empresas a conseguirem capital de giro de forma prática. Em linhas gerais, esse tipo de financiamento é procurado para quem precisa antecipar notas fiscais ou fazer um empréstimo empresarial com menos burocracia.

Leia também:
+ Gestão de despesas corporativas: entenda por que uma empresa precisa ter

Por fim, a escola também pode optar pelo cartão BNDES, que é oferecido no próprio banco onde a instituição tem conta, ou optar por contas digitais PJ, como a Cora, que conta com cartão de crédito PJ. Embora não apresente limites extraordinários para grandes aquisições, o cartão é bastante útil para compras de insumos ou contratação de serviços.

Por que o crédito para escolas é importante?

Linhas de crédito para escolas é um dinheiro que o gestor tem acesso rápido, podendo pagar de forma parcelada a curto, médio ou longo prazo. Em situações de crise ou dificuldades financeiras, o crédito permite que o diretor mantenha as contas em dia, sem comprometer a qualidade do ensino oferecido aos alunos.

Os financiamentos para instituições de ensino também são importantes para obras, reformas e investimento em novas tecnologias educacionais. O crédito pode ser essencial em momentos de alta na inadimplência escolar para que a escola consiga negociar com os pais de forma assertiva.

Independentemente da finalidade do empréstimo, o mais importante é que o gestor escolar se planeje bem e busque as alternativas com a taxa de juros mais vantajosa. Nesse sentido, o responsável financeiro precisa avaliar as modalidades de crédito disponíveis, os prazos para pagamento e todos os detalhes do contrato. Esse cuidado é fundamental para evitar dores de cabeça no futuro.

Outro ponto importante é observar bem quais são as garantias exigidas pela instituição financeira. Existem casos em que é necessário penhorar um imóvel ou oferecer um veículo como garantia de pagamento. O mais indicado é sempre negociar de forma clara e com respaldo jurídico.

Veja abaixo 6 situações em que vale a pena buscar crédito para sua escola:

1. Para realizar a expansão do negócio;
  2. Para investir em insumos, materiais e equipamentos com mais tranquilidade;
  3. Para facilitar o fluxo de caixa;
  4. Para manter o pagamento de funcionários e prestadores de serviços em dia;
  5. Para abastecimento do estoque;
  6. Para lidar melhor com problemas de inadimplência escolar ou crise financeira.
Publicado em:Gestão e finanças

Post relacionado