Menu fechado

Interdisciplinaridade na educação: saiba o que é

professora fazendo atividades com alunos

Interdisciplinaridade é um conceito que tem bastante relevância para promover o ensino de qualidade no país. O objetivo principal da interdisciplinaridade na educação é relacionar os conteúdos de diferentes disciplinas, de forma que os alunos consigam ampliar o conhecimento sobre várias áreas. 

Qual é a importância da interdisciplinaridade?

A importância da interdisciplinaridade na educação tem sido cada vez mais discutida por especialistas. Primeiramente, é válido destacar que a integração entre as matérias torna o dia a dia escolar mais atrativo para os alunos. Além disso, facilita o entendimento e torna o estudo mais eficaz. 

Um professor de geografia, por exemplo, está promovendo a interdisciplinaridade na escola quando: 

  1. Aborda temas políticos com os estudantes e pede para eles criarem uma redação discursiva sobre alguma questão importante. 
  2. Ensina sobre as regiões do Brasil e pede para os alunos pesquisarem os fatos históricos de cada estado. 
  3. Apresenta as características do clima em uma região e relaciona o tema com os conteúdos das aulas de ciências.

O mesmo vale para os trabalhos feitos em grupo, nos quais os alunos fazem pesquisas e apresentações para aprofundar o aprendizado.

Nesse contexto, o Ministério da Educação orienta que os projetos pedagógicos interdisciplinares busquem desenvolver as capacidades dos alunos de intervir na realidade e transformar a sociedade. Para isso, é necessário que interdisciplinaridade na educação seja orientada por três principais diretrizes:

  • “Posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como uma intervenção na realidade no momento presente”;
  • “Não tratar os valores apenas como conceitos ideais”;
  • “Incluir essa perspectiva no ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar”.

Quais são as vantagens da interdisciplinaridade para os alunos?

Do ponto de vista da qualidade do ensino, a interdisciplinaridade é capaz de formar alunos. Com isso, eles ficam mais conscientes e seguros para debaterem sobre vários assuntos. Esta prática também favorece o pensamento crítico e estimula o protagonismo nas aulas. 

Os resultados são jovens preparados para os desafios do mercado de trabalho e crianças mais motivadas dentro da sala de aula. Vale lembrar que esses fatores também contribuem para o aumento da competitividade do colégio em relação à concorrência. 

Como promover a interdisciplinaridade na escola?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) faz com que os alunos se relacionem com várias disciplinas. Isso significa que as provas sempre trazem questões que exigem dos estudantes capacidade de reflexão e conhecimento diversificado. 

Por este motivo, é muito importante ter a interdisciplinaridade presente no planejamento pedagógico das instituições de ensino.  Com o Novo Ensino Médio entrando em vigor, isso será mais comum. Porém, é importante destacar que a interdisciplinaridade na educação também ocorra nos demais ciclos de ensino.

Um desafio muito frequente com relação a este tema é a capacitação dos professores. Os profissionais precisam se manter atualizados para elaborar atividades criativas para os alunos. No dia a dia, eles também devem entender as dificuldades individuais da turma. 

Ou seja, para que os docentes se sintam preparados para oferecer um ensino interdisciplinar aos alunos, é preciso que eles tenham ferramentas adequadas. Elas são essenciais para a criação de estratégias pedagógicas inovadoras.

Além de capacitar o time de professores com cursos, treinamentos e outras atividades, a escola também deve investir em: 

  • Contratação de plataformas de educação.
  • Infraestrutura para atividades externas e internas.
  • Laboratórios de pesquisa.
  • Materiais de papelaria.
  • Investimento em recursos digitais.
  • Atividades lúdicas para os alunos da Educação Infantil.
  • Atualização dos materiais didáticos sempre que necessários.
  • Eventos pedagógicos.
  • Passeios e momentos de integração com os alunos.

Veja 5 dicas para ampliar a interdisciplinaridade na sua escola

  1. Tenha o hábito de promover reuniões periódicas com a equipe escolar para rever o planejamento anual e pensar em novas formas de levar a interdisciplinaridade para a rotina dos alunos.
  2. Liste os objetivos da instituição para melhorar o rendimento escolar, estabelecendo os temas que merecem ser trabalhados com mais dedicação e os que geram mais entusiasmo entre os alunos.
  3. Mantenha o diálogo aberto com a equipe de professores para ouvir sugestões, opiniões e ideias de novas dinâmicas. Também é importante analisar os objetivos comuns entre as disciplinas.
  4. Realize pesquisas para compreender as necessidades de aprendizagem dos alunos.
  5. Crie um cronograma junto com a equipe pedagógica para estabelecer prazos, metas e outros pontos importantes para o planejamento anual. 

Por fim, vale destacar que o sucesso das atividades promovidas na escola vai exigir um trabalho em equipe constante. Além disso, muitas vezes o gestor precisará ter flexibilidade e comunicação ágil para se adaptar a diferentes cenários, como aconteceu durante a pandemia de Covid-19. 

Publicado em:Ambiente Escolar

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *