Menu fechado

Inadimplência escolar: conheça a solução que promete eliminá-la

diretor-de-escola-fazendo-calculo-de-inadimplencia-escolar

A inadimplência escolar afeta inúmeras famílias e instituições de ensino em todo o território nacional. 

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), o endividamento atingiu 77,9% das famílias brasileiras no ano de 2022.

Veja também: + Estratégias para captação de alunos: veja 5 recomendações

Esse quadro resulta em desafios para várias escolas, que lidam com atrasos e falta de pagamento das mensalidades e sofrem com os impactos que isso causa na saúde financeira do colégio.

 A falta de previsibilidade, estabilidade e segurança financeira coloca a gestão escolar em uma encruzilhada, onde é necessário cumprir obrigações e manter um ensino de qualidade, mesmo diante de dificuldades financeiras.

Este texto busca refletir sobre o panorama atual da inadimplência escolar no país e oferecer insights sobre como reduzi-la. 

Além disso, antes de finalizá-lo, apresentamos uma solução parceira do Melhor Escolar altamente eficaz e que promete eliminar completamente a inadimplência da sua escola, garantindo 100% das mensalidades o ano todo. 

Aproveite a leitura!

Uma análise da Inadimplência Escolar no Brasil

Um levantamento divulgado em novembro de 2022 pelo Serasa evidenciou o crescimento e a aceleração da inadimplência como um todo no Brasil, registrando um percentual de 69,83 milhões de brasileiros com o nome restrito.

Este número é 9% maior em comparação com o mesmo período em 2021. 

Por outro lado, uma pesquisa divulgada pela Sponte ouviu mais de 3 mil escolas de todos os segmentos e estados do Brasil e concluiu que: 

De 2019 até dezembro de 2022, a taxa de inadimplência nas escolas particulares avançou de 17,57% para 19,68%. 

Esses dados coincidem com a pesquisa realizada pelo instituto Educbank de Educação e Cultura, que revelou que mais de 61% dos gestores de escolas particulares identificam a inadimplência escolar, atrasos nas mensalidades e a escassez de capital como os principais problemas na gestão financeira.

Esses dados revelam que a inadimplência escolar no país é um problema arraigado e sistêmico, cuja ocorrência se tornou algo comum.

Métodos para reduzir a inadimplência escolar 

1. Comunicação clara e efetiva

Estabeleça uma comunicação clara com os responsáveis pelos alunos e informe de maneira transparente sobre as políticas de pagamento, datas de vencimento e consequências do atraso para prevenir o aumento da inadimplência.

Utilizar ferramentas de lembrete, como sistemas automatizados de envio de mensagens por e-mail, SMS ou aplicativos, também é uma prática eficaz nesse sentido. 

2. Facilidades de pagamento

Ofereça opções de parcelamento ou descontos para pagamentos antecipados, incentivando os responsáveis a quitarem as mensalidades dentro do prazo.

Bem como disponibilizar diferentes meios de pagamento, como boleto, pix, cartão de crédito e outros. 

3. Análise de Perfil de Inadimplentes

Realize uma análise do perfil dos inadimplentes e identifique padrões para entender melhor as razões por trás dos atrasos, podendo criar estratégias mais direcionadas.

Veja também: + Reduzir a inadimplência com programas de bolsas

4. Negociação, empatia e flexibilidade

Busque ouvir as famílias e tente negociar para chegar em um comum acordo, como planos de pagamento especiais ou renegociação de dívidas. 

Ter flexibilidade e empatia podem ser uma saída para evitar a evasão do aluno e recuperar valores em atraso.

A solução para ter inadimplência escolar ZERO 

Embora os métodos abordados neste texto sejam eficazes na redução dos índices de inadimplência, nenhum deles assegura uma eliminação completa da mesma.

Contudo, apesar de parecer utópico, a realidade da inadimplência escolar zerada já é vivenciada por mais de 300 gestores em todo o Brasil.

O Melhor Escola, maior marketplace de Educação Básica da América Latina, agora é parceiro de uma solução totalmente segura e que garante o recebimento em dia de 100% das mensalidades todos os meses.

O Educbank é o principal apoio financeiro para escolas particulares da América Latina. 

Assim, se você busca uma solução que elimine por completo a inadimplência escolar e garanta estabilidade e segurança financeira para sua escola durante todo o ano, o momento é agora.

Acesse imediatamente o canal oficial do Educbank e faça o cadastro gratuito da sua escola.

Publicado em:Captação de alunos

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *