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Estratégias para captação de alunos: veja 5 recomendações

Captação de alunos

O trabalho de um gestor pedagógico envolve diferentes desafios ao longo do ano. Para manter a escola cada vez mais competitiva, os profissionais precisam investir na qualidade do ensino e em diferentes estratégias focadas em aumentar a captação de alunos

Os especialistas em marketing escolar recomendam que as iniciativas para atrair novos estudantes incluam ações voltadas para o ambiente digital também para o offline. 

Além disso, é fundamental que as estratégias para captação de alunos sejam aplicadas o ano inteiro e não apenas no período de matrículas. 

Confira abaixo cinco dicas para captar mais alunos daqui pra frente!

1 – Organize as metas e os objetivos da escola

O primeiro passo para elaborar um planejamento focado na captação de estudantes é se reunir com a equipe escolar e listar os principais diferenciais da instituição de ensino. Assim, com esses itens em mãos, fica mais fácil reforçar os pontos fortes do colégio nas ações de divulgação. 

Nesse momento, também vale fazer uma análise sobre as oportunidades de melhoria para o ano e a atuação da concorrência. Além disso, vale também ouvir o feedback de ex-alunos e dos responsáveis sobre os serviços oferecidos. 

A partir disso, os gestores devem estabelecer metas e os resultados esperados para a captação de alunos.  

2 – Reforce os diferenciais do colégio nos materiais de divulgação

Ao elaborar o conteúdo para as campanhas e anúncios sobre a escola, é necessário que a equipe de marketing reforce os diferenciais do negócio para a formação dos estudantes. 

Certamente, esse é um dos caminhos mais adequados para despertar o interesse dos pais em busca por uma escola de qualidade. 

Nesse sentido, pense em divulgações que destaquem:

  • Os cursos oferecidos pela escola.
  • O índice de aprovação dos alunos no vestibular.
  • Depoimentos de alunos e responsáveis.
  • A didática de ensino da escola.
  • A qualificação da equipe de professores.
  • A infraestrutura da escola.
  • As opções de atividades no contraturno escolar.
  • Os eventos realizados ao longo do ano. 
  • As ações voltadas para a comunidade. 

3 – Invista em um site completo e nas redes sociais 

A internet é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais relevantes da atualidade para quem quer se aproximar ou atrair clientes. 

Sendo assim, sua escola precisa ter um site completo, que reúna todas as informações institucionais, os procedimentos para matrícula, os documentos necessários, cursos, grade curricular etc. 

A página também deve contar com um canal direto para os responsáveis entrarem em contato, como link para Whatsapp ou um chat para dúvidas. 

Outra recomendação essencial para ter bons resultados na geração de matrículas é a atualização constante das redes sociais com os benefícios oferecidos pela escola e as ações praticadas ao longo do ano letivo com os alunos. 

Esse recurso ajuda a aproximar a instituição do público e também serve como porta de entrada para novos interessados na escola. 

4 – Planeje uma campanha de descontos e indicação

Na hora de realizar a matrícula dos filhos, muitos pais levam em conta o valor da mensalidade e os benefícios oferecidos pela escola. 

Por isso, é importante que o colégio organize uma campanha de desconto e vantagens. 

Algumas opções interessantes para as estratégias de captação de alunos incluem: preços diferenciados para irmãos ou pessoas da mesma família, desconto para pagamento antecipado ou valores especiais para indicação de novos alunos. 

A escola também pode firmar parcerias para oferta de bolsas de estudo e facilitar o pagamento da mensalidade por meio de cartão de crédito. Todos esses mecanismos são decisivos para os pais em busca de economia no início do ano. 

O site do Melhor Escola, por exemplo, costuma ser bastante acessado por responsáveis interessados em colégios com bons descontos. Ele pode ser uma excelente escolha de parceria para evitar turmas com vagas ociosas. 

Outra opção é firmar convênios com empresas da sua região, oferecendo vantagens para os funcionários matricularem os filhos na sua escola.

5 – Mantenha sua equipe de atendimento treinada

De nada vale investir em uma campanha grandiosa de divulgação da sua escola, se você não tiver uma equipe treinada e capaz de vender o seu negócio para todo tipo de cliente. 

Por isso, mantenha seu time capacitado e com objetivos bem definidos para a captação de alunos.

Invista em treinamentos ao longo do ano ou, se achar necessário, contrate os serviços de uma consultoria focada em marketing escolar. 

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Publicado em:Captação de alunos
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