Habilidades de Comunicação para Pré-Escola

As crianças podem desenvolver as competências linguísticas quando têm oportunidade de falar, ouvir e usar a linguagem para resolver problemas e aprender sobre o mundo.

Muito antes de a criança entrar na escola, você pode fazer muitas coisas para ajudá-la a desenvolver habilidade de comunicação:

1. Dê oportunidade para seu filho brincar. As crianças aprendem brincando. É o caminho natural para a criança explorar, para tornar-se criativa, para transformar-se e para contar histórias e desenvolver habilidades sociais. Brincar também ajuda as crianças a aprender como resolver problemas. Por exemplo, se o seu vagão capotar, a criança deve descobrir como colocá-lo novamente na posição vertical. Quando encaixam blocos, as crianças aprendem sobre cores, números, geometria, formas e equilíbrio. Jogar com os outros ajuda a criança a aprender a negociar.
  2. Apoie e oriente o seu filho enquanto ele aprende uma nova atividade. Pais podem ajudar as crianças a aprender a fazer coisas novas orientando os seus esforços. Por exemplo, quando você e seu filho estiverem montando um quebra-cabeça, você pode apontar para uma peça e dizer: “Eu acho que essa é a peça que precisamos para este espaço. Por que você não tenta?” Então, a criança deve pegar a peça e colocá-la corretamente. À medida que a criança torna-se mais consciente de como as peças se encaixam no quebra-cabeça, você pode gradualmente retirar seu apoio.
  3. Converse com seu filho, começando no nascimento. Seu bebê precisa ouvir a sua voz. Vozes de uma televisão ou de rádio não podem tomar o lugar da sua, porque elas não respondem aos assobios e balbucios de seu bebê. Seu filho precisa saber que quando faz um certo som, por exemplo, “mamamamamama”, sua mãe vai responder, ela vai sorrir e falar com ele. Quanto mais falar com seu bebê, mais ele vai aprender e mais ele vai falar quando ficar mais velho.
  4. Atividades cotidianas oferecem oportunidades para conversar, às vezes em detalhes, sobre o que está acontecendo ao redor da criança. Enquanto você dá banho em seu filho, pode dizer: “Primeiro vamos colocar a tampa para encher a banheira. Agora vamos ligar a água. Você quer o seu pato de borracha? Isso é uma boa ideia. Olha, o pato é amarelo, como o pato de borracha que vimos no shopping. “
  5. Escute o seu filho. As crianças tem seus próprios pensamentos e sentimentos, alegrias e tristezas, esperanças e medos. Enquanto as habilidades de linguagem de seu filho se desenvolvem, incentive-o a falar sobre seus pensamentos e sentimentos. Ouvir é a melhor maneira de aprender o que está na mente da criança e descobrir o que ela sabe, o que não sabe e como ela pensa e aprende. Isso também mostra à sua criança que os sentimentos e pensamentos delas são valiosos.
  6. Faça perguntas ao seu filho, particularmente perguntas que exigem respostas mais elaboradas que um “sim” ou “não”. Se, enquanto você anda com seu bebê em um parque, ele pega folhas, você pode apontar como as folhas são as mesmas e como elas são diferentes. Com uma criança mais velha, você pode perguntar: “Além de folhas, o que mais cresce em árvores?”
  7. Responda às perguntas do seu filho. Fazer perguntas é um bom caminho para o seu filho aprender a comparar e classificar as coisas – diferentes tipos de cães, de alimentos e assim por diante. Responda às perguntas do seu filho e, sempre que possível, incentive-o a responder as próprias perguntas. Se você não sabe a resposta para uma questão, diga que não sabe. E juntamente com o seu filho, tente encontrar a resposta.
  8. Leia em voz alta para o seu filho todos os dias. Crianças de todas as idades gostam que leiam para elas, até mesmo bebês com menos de seis semanas. Embora o seu filho não entenda a história ou poema que você leu, a leitura dá-lhe a oportunidade de aprender sobre a linguagem e desfrutar o som de sua voz. Você não precisa ser um excelente leitor para seu filho gostar que você leia para ele. Só por permitir que a criança se conecte à leitura numa experiência gostosa de estar com você, você pode criar nela amor, ao longo da vida, pela leitura.
  9. Esteja ciente do que seu filho assiste na televisão. Bons programas de televisão podem introduzir as crianças em mundos novos e promover a aprendizagem, mas programas pobres ou ver TV em excesso pode ser prejudicial. Você que deve decidir o quanto de televisão e que tipos de programas seu filho deve assistir.
  10. Seja realista sobre as habilidades e interesses de seu filho. Defina altos padrões e incentive-o a tentar coisas novas. As crianças que não são desafiadas ficam entediadas. Mas as crianças que são pressionadas demais ou que são convidadas a fazer coisas que não as interessam podem ficar frustradas e infelizes.
  11. Proporcione oportunidade para seu filho ver e fazer coisas novas. Quanto mais variadas experiências tiver, mais vai aprender sobre o mundo. Não importa onde você vive, sua comunidade pode proporcionar novas experiências. Ir para caminhadas em seu bairro ou andar de ônibus. Visitar museus, bibliotecas, jardins zoológicos e outros locais de interesse.
  12. Se você mora na cidade, passe um dia no campo. Se você mora no campo, passe um dia na cidade. Deixe o seu filho ouvir e fazer música, dançar e pintar. Deixe-o participar de atividades que ajudam a desenvolver a sua imaginação e expressar suas ideias e sentimentos.

Fonte: Departamento de Educação dos Estados Unidos.

Tradução: Equipe Melhor Escola

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado

1. ajuda voluntária