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Veja dicas de Gestão de tempo para diretor escolar

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Gestão de tempo e produtividade são duas coisas que, quando bem alinhadas, sempre trazem bons resultados. Na área da educação, os diretores e professores precisam dar conta de diversas demandas no dia a dia para garantir o bom funcionamento das escolas. 

Nesse contexto, podemos afirmar que planejamento e foco são essenciais para manter a eficiência nas instituições de ensino. A organização também aumenta a confiança e torna os profissionais mais disciplinados. 

O que é gestão do tempo?

Gestão do tempo pode ser entendida como o conjunto de técnicas e processos capazes de tornar a realização de tarefas mais produtiva. Ou seja, trata-se de algo fundamental para quem busca organização e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. 

Com o uso de ferramentas de gestão de tempo, as pessoas conseguem se planejar melhor e verificar se seus objetivos estão sendo alcançados. Além disso, é possível enxergar as oportunidades e os aspectos do cotidiano que precisam ser ajustados. As técnicas de gerenciamento de tempo são válidas para diferentes tipos de profissões, incluindo médicos, advogados e administradores.

No caso dos diretores de escola, a gestão do tempo é eficaz para otimizar as atividades e para evitar erros que possam comprometer o crescimento do negócio. A organização correta do trabalho também favorece o relacionamento entre colaboradores e a cultura organizacional. 

Dentre os benefícios gerados pela gestão do tempo, é possível citar a diminuição do estresse relacionados ao excesso de trabalho e o cumprimento dos prazos. Além disso, os diretores se sentem mais motivados para idealizar novos projetos em prol do colégio, o que acaba aumentando a satisfação dos alunos. 

Como fazer a gestão de tempo e ter mais produtividade?

Se você chegou até aqui, é porque certamente quer ver dicas de como organizar seu tempo. Para isso, algumas sugestões simples podem ajudar bastante, entre elas:

  • Definir as prioridades de trabalho;
  • Determinar prazos para a realização das tarefas;
  • Organizar a rotina do dia ou da semana em uma agenda ou bloco de notas do celular;
  • Listar as tarefas urgentes;
  • Manter a comunicação entre a equipe;
  • Aprender a delegar tarefas sempre que necessário;
  • Saber dizer não e priorizar as atividades mais urgentes;
  • Utilizar planilhas e softwares voltados para gestão do tempo;
  • Manter o ambiente de trabalho organizado;
  • Ter uma rotina com horários para as tarefas rotineiras;
  • Ao final de cada dia, planejar o dia seguinte.

O uso do aplicativo Trello é bastante comum no ambiente corporativo e escolar. Ele é uma ferramenta colaborativa e gratuita para a organização de tarefas. Além disso, pode ser editada por várias pessoas para criar listas, definir prazos, acompanhar adicionar checklists, fazer comentários, subir arquivos etc. 

Organização do trabalho e gestão do tempo

Como vimos, estratégias de gestão do tempo ajudam a eliminar a procrastinação e os maus hábitos que atrapalham a produtividade dos diretores de escola.  Outra sugestão que pode aumentar bastante na concentração é evitar o uso de redes sociais durante o expediente. 

Vale a pena, por exemplo, desativar as notificações do celular e ficar disponível apenas para solicitações importantes. Para evitar o esgotamento psicológico no dia a dia escolar, incentive sua equipe a ter momentos de descanso, revisar os processos de trabalho e praticar atividades laborais. 

Os livros sobre planejamento do tempo e produtividade também podem ser excelentes ferramentas para conhecer outras estratégicas.

Alguns títulos interessantes são: 

  • A Tríade do Tempo – Christian Barbosa 
  • Produtividade Para Quem Quer Tempo – Geronimo Theml 
  • Sem Esforço – Greg McKeown
  • O Milagre da Manhã – Hal Elrod
  • O Poder do Hábito –  Charles Duhigg

Por fim, lembre-se de se reunir com professores e coordenadores para avaliar o desempenho de cada um e trocar experiências sobre ferramentas de organização do tempo.

Publicado em:Gestão e finanças

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