Menu fechado

Como organizar eventos escolares?

Os eventos escolares são essenciais para manter os alunos envolvidos nas atividades pedagógicas. As festas também ajudam a atrair pais e familiares para dentro das instituições de ensino. 

As comemorações podem acontecer em datas específicas, como Dia das Mães ou Dia das Crianças, ou envolver toda a comunidade escolar em ações relacionadas à cultura, solidariedade ou questões sustentáveis. 

Além de estimular o aprendizado, os eventos intensificam a socialização e aumentam a visibilidade da escola. As celebrações também são ótimas alternativas para promover a integração entre as turmas.

Outra vantagem dos eventos é que os professores conseguem trabalhar o conteúdo das disciplinas de forma mais dinâmica, seja por meio de apresentações, danças, exposições, brincadeiras, oficinas, shows e muito mais. 

Aprenda a planejar os eventos da sua escola!

Para garantir que os eventos escolares tenham êxito, é importante investir em um bom planejamento. Ou seja, o calendário de possíveis datas comemorativas precisa constar no projeto político-pedagógico e ser debatido entre os professores. 

O ideal é que o cronograma de eventos seja definido ainda no início do ano letivo para que os docentes tenham tempo de organizar as atividades com antecedência. Em linhas gerais, a escola deve definir quais são as festividades mais estratégicas do ano e distribuir as atribuições entre os profissionais. 

A equipe precisa estar bem alinhada para que todos os detalhes sejam elaborados da melhor forma possível. O próximo passo é definir data, horário e a programação. Nos eventos abertos ao público, por exemplo, é válido optar por fazer as festas aos sábados para que os pais consigam comparecer com tranquilidade. 

Dependendo do porte do evento escolar, o gestor também deve avaliar a quantidade de alunos matriculados na instituição. Caso o colégio não tenha espaço para comportar muita gente, uma boa sugestão é fazer eventos divididos por turnos ou em datas diferentes. 

A escola também pode buscar parcerias com empresas ou entidades da região para organizar palestras de cunho educativo aos alunos. Alguns temas interessantes para crianças e adolescentes são:

  • Cidadania,
  • Saúde e higiene,
  • Prevenção de acidentes,
  • Empreendedorismo,
  • Combate ao bullying e preconceito,
  • Saúde emocional das crianças.

Nesses eventos, a escola também pode mobilizar os alunos para arrecadar alimentos, brinquedos e outros em prol dos mais necessitados. O objetivo é que as festividades tenham muito mais do que diversão. Elas devem promover o crescimento educacional dos estudantes em diferentes aspectos. 

Como fazer a divulgação dos eventos escolares?

Depois de definir todos os detalhes dos eventos da sua escola, é hora de investir no envolvimento da equipe escolar. Para isso, é fundamental fazer uma comunicação eficiente, a fim de dar visibilidade aos eventos. 

Os pais e alunos devem ser avisados com certa antecedência para que possam se programar ou esclarecer dúvidas. Os canais para divulgação podem variar de um colégio para outros, mas no geral os mais comuns são:

  • Cartazes no portão;
  • Bilhetes nas agendas dos alunos;
  • Avisos no blog ou site da escola;
  • Mural de avisos no pátio da escola;
  • Posts nas redes sociais da escola;
  • E-mail para pais e responsáveis.

Além disso, a coordenação escolar pode ir pessoalmente nas salas de aula para falar com cada turma. Também vale a pena fazer uma identidade visual diferenciada para cada evento a fim de chamar mais atenção das pessoas.

Ouça a opinião do público e faça pesquisas de mercado

Ao final de cada evento, é importante que o gestor escolar tenha o hábito de fazer pesquisas para avaliar a satisfação dos participantes. Os formulários devem ser objetivos e podem ser enviados por e-mail ou na agenda do aluno. 

Nas perguntas, vale a pena ouvir a opinião das pessoas sobre a organização do evento, tema escolhido, horário etc. Com essas respostas, a equipe da escola poderá analisar pontos de melhorias para as outras festividades.

Lembre-se também de ficar de olho nos eventos promovidos por outras escolas para se manter atualizado e não ficar para trás. Afinal, as atividades oferecidas pelas instituições de ensino aos alunos são critérios analisados pelas famílias na hora de escolher uma escola para os filhos.

Publicado em:Ambiente Escolar,Universo pedagógico
Post relacionado
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *