Menu fechado

4 dicas sustentáveis para escolas

dicas sustentáveis para escolas

Adotar dicas sustentáveis para escolas vai trazer benefícios para a imagem da sua instituição e ainda gerar retorno financeiro para o negócio. As práticas voltadas para a preservação do planeta também ajudam a estimular novos hábitos entre os alunos e tornam o ambiente educacional mais agradável. 

Outro ponto importante que uma postura sustentável traz para sua escola é a construção de valores e parcerias com a comunidade. Nesse sentido, é importante ter estratégias focadas não apenas nos espaços internos do colégio, mas, sim, em todo o em torno da instituição.  

É válido, por exemplo, envolver as famílias no tema e conscientizar cada vez mais pessoas sobre assuntos que podem impactar no futuro das próximas gerações, entre eles:

  • Degradação do meio ambiente,
  • Aquecimento global,
  • Acúmulo de lixo,
  • Contaminação do solo,
  • Desperdício de água e alimentos,
  • Desmatamento,
  • Poluição de mares e rios,
  • Entre outros problemas.

Como tornar a sua escola mais sustentável?

1- Diminua o consumo de papel

Algumas atitudes simples do dia a dia, como reduzir o consumo de papel e economizar água, já contribuem bastante para uma rotina mais sustentável dentro da sua escola. Uma dica interessante é substituir o envio de comunicados impressos por opções digitais, como e-mails, Whatsapp ou newsletter informativas. 

Outra sugestão para reduzir os gastos com papel nas atividades administrativas é a adoção de sistemas automatizados. Com esse tipo de recurso, é possível agilizar processos e enviar diversos tipos de documentos de forma digitalizada, incluindo boletins, relatórios, contratos e até mesmo as avaliações.

2- Envolva os alunos e as famílias em campanhas sustentáveis

Para desenvolver a consciência sustentável entre os estudantes, a escola deve trabalhar este assunto de diversas maneiras. Além das atividades nas salas de aula, é importante pensar em dinâmicas que gerem conhecimento, diversão e engajamento. 

Os professores podem promover debates, feiras, palestras, apresentações e outras atividades que façam a criança refletir sobre seus hábitos e seu papel na sociedade. Nesses eventos, as famílias podem ser convidadas para participar.

Outra opção de dicas sustentáveis para escola é fazer atividades ao ar livre para permitir o contato direto do aluno com a natureza. Nesses casos, o colégio pode mobilizar os alunos em ações de plantio de mudas, coleta de lixo, separação de resíduos, campanhas de arrecadação de alimentos ou agasalhos, entre outras iniciativas. 

A equipe pedagógica também pode aproveitar datas comemorativas, como o Dia da Árvore ou o Dia do Meio Ambiente, para trabalhar temas mais específicos. Outra opção interessante é organizar visitas a centros de reciclagem, ONGs e outras instituições. 

Clube dos Diretores

3- Incentive o uso consciente de insumos na escola

Além de mobilizar os alunos e professores em práticas mais sustentáveis, o gestor também deve ter atenção especial aos demais funcionários da escola. Para isso, é válido orientar as equipes sobre o uso sem desperdícios de produtos de limpeza, papel, impressora, etc. 

O diretor deve, ainda, investir em lixeiras de coleta seletiva para a separação do lixo. Outra sugestão é incentivar o reaproveitamento de materiais para evitar compras desnecessárias. 

A substituição de copos descartáveis por canecas ou garrafas também vai ajudar sua escola a ser mais sustentável. Essa simples mudança é capaz de diminuir a produção de lixo e os gastos com copinhos de plásticos. Sendo assim, incentive seus alunos e funcionários a terem uma garrafinha individual sempre por perto. Não esqueça de dar o exemplo e fazer o mesmo!

4- Ensine seus alunos e colaboradores a economizarem energia

O uso consciente de energia elétrica é outro tema que deve estar no radar dos gestores escolares. Para propagar novos hábitos entre alunos e funcionários, algumas dicas sustentáveis para escolas simples podem ajudar bastante. 

Primeiramente, vale a pena trocar as lâmpadas comuns por modelos de LED. Nas áreas como corredores e banheiros, uma boa opção é optar pelos modelos automáticos que só acendem na presença de pessoas. 

No dia a dia, é importante desligar os aparelhos de ar condicionados e ventiladores nas trocas de turno. Os funcionários também devem ser lembrados de desligar televisões ou computadores sempre que os equipamentos estiverem fora de uso.

Gostou dessas dicas sustentáveis para escolas? Agora compartilhe nos comentários deste artigo quais outras iniciativas sua escola já vem praticando para despertar a consciência sustentável nos estudantes!

Publicado em:Ambiente Escolar,Universo pedagógico
Post relacionado
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *