Como trabalhar o Dia Internacional da Mulher nas escolas?

O Dia Internacional da Mulher é uma data que deve ser lembrada pelas escolas, já que está em um contexto de lutas e avanços dos papéis das mulheres na sociedade. O tema da representatividade é muito amplo e permite que a comemoração se estenda em conhecimento, ideais de igualdade, equidade e valorização em um mundo até então dominado por homens.

Leia também: + Estratégias para captação de alunos: veja 5 recomendações

É muito importante que para saber como trabalhar o Dia Internacional da Mulher nas escolas, falemos sobre conquistas históricas femininas e o quão fundamental é conscientizar e engajar professores e alunos com o intuito de agrupar ainda mais esse sentimento de união e equidade entre homens/mulheres e meninos/meninas.

Neste sentido, listamos 5 formas de como trabalhar o Dia Internacional da mulher nas escolas, lembrando não apenas de um dia de homenagens, mas de luta por esses direitos concedidos de maneira tão difícil.

1- Ensine sobre a data

Nada melhor do que entendermos melhor sobre a data do que irmos a fundo sobre esse acontecimento. O conhecimento é primordial nesse momento.

Por muitos anos a história associou a origem do Dia Internacional da Mulher a um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York no ano de 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas dentro da fábrica. Apesar de o fato ter acontecido, ele não é o marco para a criação da data.

No entanto, o primeiro registro oficial da comemoração dessa data foi no ano de 1908, nos Estados Unidos, durante uma manifestação de mulheres por igualdade econômica, laboral e política no país. A partir daí, muitos eventos em diversos países protestaram pela oficialização de um dia em que todas as mulheres do mundo pudessem se unir para dar voz às suas lutas e reivindicações. Apesar das décadas de manifestações, a data só foi oficializada pela ONU em 1975.

2- Ensine termos como o “sufrágio feminino”

Esse, sem dúvidas, também é desconhecido por muitos adultos. Esse movimento nada mais é do que a luta principal pelo direito da mulher ao voto.

O movimento sufragista foi uma movimento amplo que ocorreu em diversos países democráticos ao redor do mundo, sobretudo entre o final do século XIX e o início do século XX, na organização da luta das mulheres pelo direito ao sufrágio (voto). O sufrágio feminino foi negado no início das eras democráticas, em razão de uma organização sexista da política, que mantinha o domínio político nas mãos dos homens e excluía as mulheres com base na prerrogativa preconceituosa de que as mulheres eram incapazes de atuar no meio político e que deviam continuar exercendo seus papéis de donas de casa.

O movimento sufragista também representou a primeira onda do movimento feminista, luta histórica pela igualdade de gênero, que buscava, em sua primeira fase, garantir às mulheres justamente o direito ao voto, enquanto direito de cidadania.

3- Inspiração e homenagens

É fundamental que os alunos entendam que mais do que presentear com flores, a data é essencial para inspirar os alunos, trabalhando a luta feminina ao longo dos anos e a desconstrução de estereótipos de gênero.

Outro ponto importante é desenvolver atividades que falem de respeito, igualdade e justiça. Apresente mulheres que ocuparam e ocupam espaços diversos, mostre as possibilidades de profissões e valorize a potência das suas alunas. Ouça o que elas têm a dizer e quais espaços desejam ocupar. Isso pode acontecer com diversos setores, inclusive a ciência.

Uma das formas mais interessantes de trabalhar esses conceitos é por meio da representatividade de mulheres inspiradoras que revolucionaram de alguma forma a história da humanidade. Conheça algumas delas aqui.

4- Filmes e produções audiovisuais

Claro que a escolha de um filme ou produção audiovisual sobre o tema vai depender – e muito – da faixa etária dos alunos e o amadurecimento para o consumo deste material.

Entretanto, é importante lembrar que produções audiovisuais são sempre forma dinâmica e divertida de contar uma história. Não faltam mulheres inspiradoras no cinema, das biografias às animações. Caso a opção seja trabalhar músicas que também envolvem o tema, também é super válido.

Lembre-se que é importante contextualizar e debater os filmes para que o entendimento seja ainda mais fluido.

5- Faça lembrancinhas e cartazes

Nada mais justo do que registrar essas homenagens através de lembrancinhas ou cartazes que ilustram essa data tão importante.

Algumas lembrancinhas como marcador de livros, flores feitas com materiais diversos e participação dos alunos são válidas também para que as mulheres da casa deles se sintam homenageadas e partes dessa luta.

Aqui a imaginação pode se soltar livremente. Estimule os alunos para que também possam ajudar nas ideias e na construção desses materiais.