Menu fechado

Dia do Estudante: conheça a data e saiba como aproveitá-la na sua escola

Dia do estudante

Dia 11 de agosto é celebrado o Dia do Estudante no nosso país. A data serve para conscientizar a população sobre os estudos e o papel que o estudante tem na sociedade. É preciso reconhecer que esse também é um tipo de ocupação, já que há muita dedicação e tempo envolvidos na vida estudantil. 

Veja também:
+ 4 dicas sustentáveis para escolas

Como uma forma de incentivo e valorização, várias instituições de ensino costumam comemorar o dia ou a semana. Seja por meio de atividades exclusivas, recreação e até conteúdos na sala de aula voltados para a temática. O Dia do Estudante deve ser lembrado não só pela escola, mas também pelas famílias que apoiam os filhos aos estudos. 

O que é o Dia do Estudante?

A data foi estabelecida em 1927, na celebração de 100 anos da criação das duas primeiras faculdades do país: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Durante o evento, foi sugerido que o dia 11 de agosto fosse dedicado aos estudantes, devido aos avanços do ensino superior brasileiro desde o surgimento de ambas faculdades. 

Atualmente, o Dia do Estudante mostra-se como uma forma de relembrar a importância da educação. Este é um direito básico de todos os cidadãos, capaz de agregar conhecimentos e transformar vidas. Além de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, é a partir da educação que as pessoas conseguem desenvolver um senso crítico, para lidarem e se posicionarem em quaisquer situações.

A importância do educador

Por trás de todo estudante, há um educador. E a importância do papel de um professor na vida do aluno vai além das salas de aula. Este é o profissional responsável pela formação acadêmica das pessoas, sendo capaz de introduzi-las a ensinamentos de diversas áreas. Também é o educador quem prepara e orienta os profissionais que exercerão seus trabalhos em um futuro próximo. 

Veja também:
+ Educação e Transformação Social

Há uma responsabilidade do professor como agente social, ao passar conceitos de ética e moral para os alunos. Essa é uma tarefa em que o profissional atua como mediador, já que também existe a influência dos pais e outras fontes externas na construção do perfil de um jovem. É por conta desses fatores, entre outros que acontecem no cotidiano de uma escola ou faculdade, que o educador também merece o reconhecimento e valorização neste dia. 

O que dar de lembrancinha de Dia do Estudante?

Existem várias possibilidades de presentinhos para o Dia do Estudante. E a forma mais fácil de escolher é a partir de cada faixa etária. Você também pode optar por lembranças personalizadas, para deixar com a cara da instituição de ensino. Confira abaixo a lista que separamos com sugestões para presentear os estudantes: 

Ensino Fundamental I 

  • Lembrancinhas feitas com EVA;
  • Kit de leitura infantil;
  • Kit de material escolar (lápis, canetinhas, borrachas);
  • Livros com atividades educativas.

Ensino Fundamental II

  • Agendas;
  • Canecas;
  • Chaveiros;
  • Livros.

Ensino Médio/Ensino Técnico

  • Fone de ouvido;
  • Squeeze;
  • Bloco de notas;
  • Pen drive em formato de personagens. 

Mensagem Dia do Estudante

Os cartõezinhos não podem faltar! Seja por meio de recados espalhados pela escola, entregues diretamente aos alunos ou mesmo compartilhados nas redes sociais durante a semana do Dia do Estudante. As frases também podem estar acompanhadas de desenhos dos próprios alunos, como uma forma de incentivar a atividades criativas. Veja 10 mensagens especiais para a data comemorativa: 

  1. Estudar é conhecer mundos diferentes. Feliz Dia do Estudante!
  2. Nunca pare de acreditar em si mesmo, porque você é capaz
  3. A educação é como um muro de pedra que sempre o protegerá da ignorância
  4. Tudo pode ser perdido ou roubado, exceto o seu conhecimento e sabedoria
  5. Os estudantes são o futuro de qualquer sociedade
  6. Tente aprender com tudo. Construa o seu próprio tipo de sabedoria!
  7. Não importa qual seja o seu estilo, hoje é o seu dia. Feliz Dia do Estudante
  8. Como o pão alimenta o estômago, o estudo alimenta a mente
  9. Ser estudante é sinônimo de muitos esforços e grandes aprendizados
  10.  Nós, estudantes, temos esperança de avanços 

Inspire-se em mais ideias! 

Há muito o que ser explorado na data, principalmente contando com o apoio dos educadores e estudantes. Fazer com que as crianças e jovens reconheçam seus papéis na sociedade é uma forma de incentivo. Cada estudante tem uma missão, independentemente da área que mais gosta de estudar. Não importa se é matemática, português, história ou ciências: todo conhecimento é sempre precioso.

Publicado em:Curiosidades,Família e escola,Universo pedagógico

Post relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *