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Captação de alunos 2021: como se preparar

A captação de alunos 2021 com certeza será diferente de todas as experiências vividas em anos anteriores. Embora não seja possível prever o futuro, podemos antecipar alguns comportamentos para esse momento tendo como base os meses de isolamento social.

A maneira como a transição do analógico para o digital foi conduzida, o ensino ofertado no modelo a distância e o relacionamento entre família e escola serão determinantes para as matrículas do próximo ano letivo. Se sua escola fez a lição de casa durante esse últimos meses, é preciso ficar atento a alguns detalhes para se preparar para a captação de alunos 2021.

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Com a reabertura gradual das escolas e a preparação para encerramento do ano letivo 2020, é chegada a hora de dar início a captação de alunos 2021.  Dezessete estados já estão autorizados a retomarem suas aulas presenciais enquanto oito tem uma data prevista para o retorno. Isso significa que o setor educacional está se organizando, dentro das possibilidades do cenário, para continuar oferecendo conhecimento para as crianças e os jovens.  

Entre erros e acertos, os estudantes puderam tirar proveito das vantagens da tecnologia para assistir as aulas remotas. Entretanto, se por um lado muitas escolas obtiveram êxito na execução do ensino remoto, por outro, muitos pais não ficaram satisfeitos com as escolhas feitas pelas instituições. Essa insatisfação tem motivado as famílias a buscar por uma nova escola para seus filhos. Desse modo, sua instituição deve estar preparada para captar esse alunos.

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Organizando a captação de alunos 2021

O primeiro passo é adequar o processo de captação ao novo normal. É preciso ter em mente que o fim da quarentena não representa uma volta aos antigos processos. Desse modo, mesmo com o fim do isolamento social, deveremos seguir em distanciamento social e respeitar os protocolos de biossegurança. Tendo isso em mente, é necessário optar por um processo mais automatizado de captação de alunos, no qual as etapas são menos burocráticas e mais digitais.

Além disso, a divulgação da escola também deverá ser feita primordialmente pela internet. Considerando que muitas famílias seguem cautelosas em relação a quarentena, é garantido dizer que o primeiro contato delas com as escolas acontecerá por algum meio virtual. Dessa forma, é preciso garantir que a escola seja encontrada pelas famílias nos canais digitais, seja por meio de mídias pagas ou pela divulgação em um marketplace.

A divulgação deve explorar as imagens do espaço físico da escola, para que as famílias tenham uma noção clara do ambiente antes mesmo da visita presencial,  e também destacar os aspectos pedagógicos. Todo o investimento feito em tecnologia e recursos para continuidade das aulas a distância devem ser usado para atrair novos alunos. As boas experiências dos últimos meses serão um fator de grande peso na decisão das famílias. Por isso, você deve explorar os pontos fortes da sua instituição. 

Canais de comunicação 

 Nos últimos meses, com o distanciamento físico das famílias, foi possível enxergar o quão fundamentais são os canais de comunicação da escola. Na impossibilidade de comparecer presencialmente ao prédio, são esses canais que garantem a troca de informações dentro e fora da comunidade escolar. 

Sendo assim, comece pelo básico. Certifique-se de que os telefones estão funcionando e se o e-mail ainda existe. Esses dados devem ser atualizados constantemente e, o mais importante, os telefone precisam ser atendidos. É muito frustrante para uma família não obter retorno dos contatos que faz com a instituição. Além disso, a falta de resposta é um indicativo negativo das operações da escola.

 Esse retorno também vale para as redes sociais. Por isso, se a sua escola tem perfil em alguma rede, responda as mensagens paradas na caixa de entrada e organize estratégias para utilizar esses canais. Não é necessário estar presente em todos os canais digitais, mas é fundamental usar os canais certos e mantê-los ativos.  Aqui, vale dizer que manter uma conta ativa social em qualquer rede socia não significa apenas ter um usuário e senha, é preciso também realizar o gerenciamento da conta.

Assim como a fachada da escola é importante para atrair os olhares daqueles que passam, o perfil nas redes sociais também serve como vitrine para apresentar a instituição aqueles que ainda não a conhecem.  

Outro aspecto importante sobre os canais de comunicação é ter um direcionamento claro quanto ao propósito de cada um deles: canais de dúvidas, de matrícula, de sugestão, divulgação, falar com o financeiro, e etc. Isso ajuda não apenas na organização dos processos, como também diminui os ruídos na comunicação.

Explorar todos os recursos da internet

Em poucas palavras, a captação de alunos 2021 vai exigir da gestão escolar uma exploração maior dos recursos da internet. Nesse sentido, também é importante entender o que os pais têm a dizer sobre a instituição. Uma pesquisa de satisfação em formato NPS já é capaz de oferecer um rápido diagnóstico sobre a opção dos pais em relação à escola.

As pesquisas sobre os novos hábitos de compra mostram que as pessoas não apenas pesquisam por melhores preços na internet, como também prestam mais atenção na opinião de outros consumidores. Desse modo, a imagem da sua escola se constrói pela avaliação dos pais já matriculados

Nenhuma grande campanha de marketing e divulgação trará novos alunos para a escola se os pais desses alunos não ouvirem coisas boas sobre a instituição.  Portanto, os comentários deixados em sua página do Facebook junto com as avaliações da instituição nos buscadores de escolas vão contribuir bastante para a formação da opinião dos pais que estão buscando por uma nova instituição.

Além dos comentários, também é preciso se atentar para os aspectos visuais divulgados nos canais de comunicação. Fotos com baixa qualidade podem reduzir a percepção de valor que os pais têm sobre a escola. Vale ressaltar que a captação de alunos 2021 também vai estar diretamente relacionada com os protocolos de segurança necessários para a retomada do ano letivo. A escola deverá mostrar que possui todos os recursos e estratégias necessárias para acolher os alunos com segurança no momento em que as aulas presenciais retornarem.

Como o Melhor Escola pode ajudar sua escola na captação de alunos 2021

Se o momento é de muitas incertezas e questionamentos, a sua a estratégia de captação de alunos deve focar em aspectos de confiança para as famílias. Por isso, você deve escolher o Melhor Escola para estar junto com a sua instituição  durante a captação de alunos 2021.

Nós somos o maior e mais completo site de busca de escolas do Brasil e conectamos alunos a escolas da Educação Básica desde 2013. Atualmente, nosso marketplace possui mais de 7.500 escolas parceiras e também conta com informações de todas as escolas cadastradas no MEC (mais de 180 mil),  incluindo avaliações de pais, alunos, ex-alunos e professores. Nossa ferramenta não apenas reúne descontos como também oferece às famílias as informações fundamentaos sobre cada instituição de ensino.

Ao expor sua vitrine no mais completo marketplace de ensino básico do Brasil, a escola se apresenta para novos usuários e garante um alcance maior do seu anúncio. Isso reduz os custos com publicidade e consequentemente aumenta a margem de lucro. 

Além de captar alunos de maneira eficiente, o Melhor Escola também fortalece a divulgação da escola por meio de investimentos nas mídias pagas e oferece a descentralização dos descontos no balcão. Na última temporada (de abril/2019 a abril/2020), o site do Melhor Escola recebeu 7 milhões de visitas. 

Nesse momento, os pais que buscam por novas escolas têm muitas dúvidas e precisam se sentir acolhidos em todas as dúvidas. Por isso, nosso time de matrículas se dedica inteiramente ao suporte das famílias, do início ao fim do processo de compra no site.

A captação de alunos 2021 já começou e sua escola pode contar com o apoio de uma parceria que oferece inúmeros benefícios. Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas em captação de alunos. 

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