As melhores atividades de Natal para educação infantil

Então é Natal… dezembro já está aí! E junto ao último mês do ano, as melhores atividades de Natal para educação infantil.

Aproveite a atmosfera mágica dessa época para fortalecer os vínculos afetivos com as crianças e estimular seu desenvolvimento. As festas de fim de ano são repletas de diversão e magia, proporcionando oportunidades únicas para compartilhar momentos especiais com os pequenos.

Veja também: + Como captar alunos para escola particular: veja 4 dicas!

Independentemente das crenças ou tradições familiares, há diversas maneiras de incorporar o espírito natalino em atividades educativas e divertidas. Engajar-se nessas dinâmicas contribui para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, físico e socioafetivo das crianças.

Continue a leitura para conhecer algumas das melhores atividades de Natal para a educação infantil, para que você aproveite ao máximo essa temporada especial!

Atividades de natal para Crianças dentro do ambiente escolar

1) Procurando pelo Natal

• Idade Recomendada: A partir de 16 meses
  • Área do Desenvolvimento: Cognitiva
  • Objetivo: Reforçar estratégias de resolução de problemas.
  • Habilidades Praticadas: Conhecimento precoce e curiosidade

Objetos de Natal

Como Fazer:

Comece apresentando objetos natalinos aos seus alunos, como bonecos de Papai Noel e enfeites. Descreva cada objeto, mencionando características como tamanho, cor e forma. Além disso, proponha uma brincadeira de detetive, escondendo os objetos para procurarem juntos, utilizando palavras direcionais.

2) História de Natal

• Idade Recomendada: A partir de 16 meses
  • Área do Desenvolvimento: Linguística
  • Objetivo: Estimular a aquisição de novas palavras e a pronúncia de fonemas.
  • Habilidades Praticadas: Primeiras palavras

• Giz de cera
  • Conto de Natal

Como Fazer:

Escolha uma história de Natal para ler, enfatizando palavras com um fonema escolhido por você. Incentive seus alunos a pronunciarem o fonema ao desenhar um objeto ou personagem da história que contenha esse som.

3) Minha Árvore de Natal

Informações iniciais:

• Idade Recomendada: A partir de 16 meses.
  • Área do Desenvolvimento: Física.
  • Objetivo: Melhorar a coordenação motora fina e a coordenação olho-mão.
  • Habilidades Praticadas: Desenvolver a coordenação olho-mão.

• Tinta verde.
  • Tinta marrom.
  • Cartolina branca.
  • Uma estrela.

Como Fazer:

Crie uma árvore de Natal com as mãos dos seus alunos, utilizando tintas coloridas. Essa atividade estimula a coordenação motora fina, coordenando movimentos para formar a folhagem e o tronco da árvore.

4) Meus Enfeites Natalinos

Informações iniciais:

• Idade Recomendada: A partir de 20 meses.
  • Área do Desenvolvimento: Socioafetiva
  • Objetivo: Identificar membros da família e fortalecer laços afetivos.
  • Habilidades Praticadas: Desenvolver autoconsciência.

• Papel colorido.
  • Fotos dos membros da família.
  • Cola Atóxica.
  • Materiais de decoração.
  • Canetinhas.

Como Fazer:

Crie enfeites personalizados com fotos dos membros da família de cada aluno. Decorem juntos, desenvolvendo autoconsciência e fortalecendo os laços afetivos.

5) Palavras e seu Significado

Informações iniciais:

• Idade Recomendada: A partir de 48 meses.
  • Área do Desenvolvimento: Linguística.
  • Objetivo: Aumentar o vocabulário da criança.
  • Habilidades Praticadas: Semântica.

Materiais Necessários:

• Ficha de Atividade: Objetos de Natal.
  • Lápis coloridos.

Como Fazer:

Utilize fichas de atividade para ensinar novas palavras relacionadas ao Natal, incentivando a criança a pintar os objetos correspondentes.

6) Papéis Natalinos

Informações iniciais:

• Idade Recomendada: A partir de 54 meses.
  • Área do Desenvolvimento: Socioafetiva.
  • Objetivo: Compreender e descrever diferentes papéis no Natal.
  • Habilidades Praticadas: Desenvolvimento de empatia e cooperação.

• Giz de cera.
  • 3 folhas de papel grampeadas juntas para formar um livreto.

Como Fazer:

Para esta atividade de Natal para crianças, você precisará separar alguns gizes de cera e três folhas de papel grampeadas juntas para formar um livreto. Converse com seus alunos sobre as diferentes pessoas ou personagens encontrados no Natal: papai noel, os elfos, renas, etc.

Explique que eles irão desenhar alguns desses personagens no livreto, ilustrando ou escrevendo o que eles fazem. Mencione que ele tem que incluir a si mesmo no desenho também.

E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que também queiram saber mais detalhes sobre as melhores atividades de natal para a educação infantil. Aproveite para acessar outros conteúdos do nosso blog.

Publicado em:Universo pedagógico

Post relacionado