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5 dicas para aumentar a captação de alunos na sua escola

Captação de alunos na sua escola

Um dos desafios mais comuns na reta final do ano para diretores escolares é, sem dúvidas, a captação de alunos na sua escola. A entrada de novos estudantes tem papel fundamental na sustentabilidade financeira dos colégios e estimula o crescimento do negócio a longo prazo.

Geralmente, os fatores que mais costumam gerar dificuldades para a captação de alunos incluem dificuldades financeiras nas famílias. Além disso,  muitos colégios na mesma região, qualidade do ensino, ausência de política de descontos e baixo investimento em divulgação são outros que geram dificuldade.

Nesse contexto, o gestor escolar precisa ter um olhar cada vez mais atento às expectativas dos pais e responsáveis. Dessa forma, é possível criar ações que possam alavancar a escola frente à concorrência.

Como o mercado da educação está cada vez mais competitivo, é necessário que os profissionais da área se reinventem e busquem novas estratégias.

Neste artigo, o Melhor Escola listou cinco dicas valiosas para ajudar sua instituição a ter salas de aula cheias em 2022. Confira as recomendações!

1- Faça um bom planejamento

Para conquistar sucesso na captação de alunos, o gestor precisa ter claro quais são os objetivos principais da escola para o próximo ano. Antes de qualquer coisa, a equipe escolar precisa definir uma meta para o fechamento de matrículas e avaliar quais iniciativas devem ser colocadas em prática imediatamente. 

Nesse momento, o diretor deve avaliar os pontos fortes da escola, as ações da concorrência, a qualidade do atendimento e os resultados do ano anterior. Essa análise ajuda o gestor na identificação de erros e de oportunidades de melhorias.

Outro ponto importante para ter sucesso no planejamento é fazer pesquisas com pais e alunos, buscando entender o que eles têm a dizer sobre os serviços oferecidos pela escola.

2- Invista em divulgação

‘Quem não é visto não é lembrado’: essa frase é muito utilizada entre os profissionais do marketing. O setor da educação, para aumentar a captação de alunos, precisa utilizar dessa premissa.

Ou seja, se a sua escola almeja se destacar e ter mais alunos, é necessário investir em ações de comunicação eficientes para atrair mais clientes.

Alguns materiais clássicos, como panfletos, cartazes, outdoors e banners, costumam ser boas alternativas para divulgar a escola na região. Vale a pena, por exemplo, preparar um material de qualidade que destaque os diferenciais da escola e escolher pontos estratégicos da cidade para fazer a distribuição.

3- Adote estratégias de marketing digital

Além da divulgação offline, a escola também precisa usar a internet e os canais digitais para ser vista (e lembrada) pelo público. Nesse contexto, é recomendado que a instituição mantenha o site e as redes sociais atualizados com as principais informações relacionadas ao dia a dia escolar, currículos dos professores, atividades extras oferecidas, missão da escola, telefones de contato etc. 

A implementação do e-mail marketing para atrair alunos e manter o relacionamento com os responsáveis também costuma ser uma boa alternativa para gerar matrículas. Outro investimento muito adotado no marketing educacional são as campanhas de anúncios, que podem ser segmentadas de acordo com o perfil de público desejado pela escola. 

4- Treine sua equipe de atendimento e de secretaria 

Outra dica fundamental para iniciar o ano letivo com melhor desempenho nas matrículas é ter um time comercial focado, bem treinado e acolhedor. Sendo assim, o gestor deve oferecer capacitação para as equipes de vendas para que eles consigam fechar boas negociações.

É importante saber esclarecer todas as dúvidas dos pais, prospectar corretamente e buscar alternativas para estimular a captação de alunos. Além disso, a escola também precisa manter um relacionamento ativo com os pais de alunos já matriculados, construindo uma relação duradoura ao longo dos anos.

Em outras palavras, o gestor deve ter a preocupação constante de manter seus clientes 100% engajados com os valores da escola. Assim, muito mais do que manter os filhos na instituição, os pais também indicarão a escola para outras pessoas, ajudando a influenciar positivamente o crescimento da instituição. 

5- Fortaleça a marca da sua escola 

Ao longo deste artigo, nós listamos algumas dicas para sua escola adotar na reta final do ano durante a fase de matrículas. No entanto, é importante lembrar que as ações para fortalecimento da imagem do colégio precisam ser feitas o ano inteiro. 

Para isso, é recomendado que a escola organize eventos voltados para a comunidade e para os alunos, como feiras culturais, palestras informativas, campanhas de voluntariado ou conscientização etc. 

O gestor pode, por exemplo, explorar algumas datas comemorativas para aproximar o público e fortalecer a marca. 

Vale a pena convidar pais, alunos, professores e a comunidade em geral para participar destes eventos e, assim, abrir as portas da escola para novos visitantes.

Como o Melhor Escola pode ajudar a captação de alunos na sua escola em 2022

O Melhor Escola é o maior e mais completo site de busca de escolas do Brasil e conectamos alunos a escolas da Educação Básica desde 2013. Atualmente, contamos com informações de todas as escolas cadastradas no MEC (mais de 180 mil) e possuímos mais de 7.00 escolas parceiras.

Em 2019, nos fundimos à Quero Bolsa (maior marketplace de educação superior) e juntos conseguimos matricular mais de 900 mil alunos em uma instituição de ensino particular!

Mas qual a vantagem dessa parceria? Os parceiros do Melhor Escola recebem todo auxílio necessário para aumentar a captação de alunos, melhorar a divulgação da sua escola e reduzir a inadimplência.

A captação de alunos 2022 já começou e sua escola pode contar com o apoio de uma parceria que oferece inúmeros benefícios. Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas em captação de alunos. 

Publicado em:Captação de alunos

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