Menu fechado

5 aplicativos educativos gratuitos para celular

5 aplicativos educativos gratuitos para celular

A pandemia nos deixou cada vez mais próximos da tecnologia, inclusive no âmbito educacional. Com isso, o uso de aplicativos educativos gratuitos para celular se tornou uma alternativa de ensino para professores e gestores. 

Leia também:

+ Capacitação de professores para o ensino híbrido

Com os jovens em casa boa parte do tempo, sabe-se que fica difícil oferecer atividades que prendam a sua atenção. Portanto, o digital entra com grande força para deixar o ensino mais dinâmico e didático. 

Como utilizar aplicativos de celular para educação: 

Atualmente, é muito comum que desde novos, crianças e adolescentes já possuam um smartphone. Portanto, nada melhor do que utilizar a ferramenta como uma forma de ensino e aprendizagem.

Sendo assim, é possível elaborar aulas mais expositivas e práticas utilizando os apps. Essa é uma tática para prender a atenção dos jovens nas salas de aulas – remotas ou presenciais. 

Leia também:

+ Cursos para diretores: conheça 7 sites de formação continuada

Outra opção é utilizar os aplicativos educativos gratuitos para celular como uma nova forma de fazer lições de casa. Porém, é importante que os pais fiquem cientes e atentos para ver se os filhos estão fazendo realmente a atividade. 

Com isso, pode-se dizer que o uso de aplicativos para educação,além de aumentar a motivação dos alunos, também pode ser utilizado para reforçar o material utilizado. Pensando nisso, separamos alguns apps que você pode utilizar. 

5 aplicativos educativos gratuitos para celular:

Agora que você já sabe da importância de se utilizar aplicativos para celular, separamos os melhores para estimular o ensino nas crianças. O melhor de tudo é que eles são gratuitos, então você e nem os alunos precisam se preocupar em gastar a mais. 

1. Cores e Formas

O Cores e Formas é um aplicativo com mini-games no qual crianças aprendem, através de objetos, as formas e cores. Ele é voltado para crianças do jardim de infância e está disponível para Android e iOS

Sendo assim, seu principal objetivo é ajudar as crianças a desenvolverem a capacidade cognitiva. As principais atividades do jogo são:

  • Colorir;
  • Agrupar;
  • Combinar; 
  • Traçar formas.

2. Khan Academy Kids

O Khan Academy Kids é um aplicativo para as crianças visando estimular o desenvolvimento emocional, habilidades matemáticas e criatividade. 

Voltado para crianças a partir de 2 anos, ele também é a opção ideal para estimular os pequenos a aprenderem outra língua, visto que é somente em inglês.

3. Inventeca

Esse aplicativo ajuda os pequenos a criarem suas próprias histórias. Isso se dá pois, ao longo da narrativa, eles podem ir criando uma nova história. Dessa forma, o Inventeca auxilia:

  • No exercício da fala;
  • Na prática de leitura;
  • No estímulo da criatividade. 

Ele também está disponível para Android e iOS. 

4 – GraphoGame Brasil:

O GraphoGame Brasil é um jogo educacional lançado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele foi feito por cientistas brasileiros com o intuito de apoiar professores em atividades de ensino remoto.

Sendo assim, ele auxilia crianças a aprender a ler e a soletrar suas primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções do português brasileiro. Portanto, ele é ideal para os pequenos que estão na pré-escola ou nos anos iniciais. 

5 – Rei da Matemática Júnior:

Disponível para Android e iOS, o Rei da Matemática Júnior é um jogo de matemática que se passa em um ambiente medieval. Assim, na medida em que você soluciona enigmas matemáticos, seu status social vai subindo. 

O jogo é adequado para crianças a partir dos 6 anos e introduz a matemática de uma forma didática. Isso é possível porque os jogadores conseguem aprender conceitos matemáticos de diversos ângulos. 

Para manter-se atualizado, faça parte da maior comunidade de gestores escolares do Brasil. Entre para o Clube dos Diretores e tenha acesso a mais de 40 horas de videoaulas com os maiores especialistas em educação do Brasil. Clique no banner abaixo! 

Clube dos Diretores
Publicado em:Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *