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Jean Piaget: 4 coisas para saber sobre o pesquisador

Jean Piaget é considerado um dos nomes mais influentes para a educação moderna. Embora ele não tenha atuado como pedagogo, seu trabalho foi basicamente focado na observação do desenvolvimento das crianças e na psicologia evolutiva. 

Com isso, ele foi responsável por um importante legado deixado para professores de diferentes etapas do ensino. 

O cientista suíço afirmava que as crianças não pensam como os adultos. Muito pelo contrário, elas são capazes de construir o próprio aprendizado.

Neste artigo, selecionamos quatro tópicos relevantes sobre a trajetória deste grande pesquisador e cientista. Confira!

1. Nascimento e vida de Jean Piaget

Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Na juventude, estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel, onde concluiu o seu doutorado e, posteriormente, se dedicou às áreas de Psicologia, Epistemologia e Educação. 

Filho de um professor universitário de Literatura Medieval, Piaget sempre gostou muito das questões relacionadas à natureza. O pesquisador faleceu aos 84 anos, na cidade de Genebra, Suíça.

2. Obras importantes de Jean Piaget

Jean Piaget recebeu o título de doutor em ciências no ano de 1918 pela Universidade de Neuchâtel. Após esta fase, ele fez estágio, trabalhou em uma clínica psiquiátrica, estudou psicopatologia na França e passou a se dedicar ao desenvolvimento infantil.

Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra, de 1929 a 1954, onde elaborou seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo. Ao longo de sua trajetória como pesquisador e biólogo, Jean Piaget escreveu mais de cinquenta livros e centenas de artigos. 

Os títulos mais famosos e que são considerados verdadeiras relíquias para educadores do mundo inteiro são:

  • A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923).
  • O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924).
  • A representação do mundo na criança (1926).
  • A causalidade física na criança (1927).
  • O julgamento moral na criança (1931).
  • O desenvolvimento das quantidades físicas (1941).
  • A gênese do número (1941).
  • A noção de tempo na criança (1946).
  • A geometria espontânea na criança (1948).
  • A representação do espaço na criança (1948).
  • A gênese das estruturas lógicas elementares (1959).
  • Da lógica da criança à lógica do adolescente (1955) .

3. Frases famosas de Piaget

Na visão de Piaget, a educação infantil precisa ser utilizada para estimular a busca constante por novos conhecimentos. Isso significa que o professor tem o papel de fortalecer a autonomia do aluno, sempre buscando novas possibilidades para fomentar seu desenvolvimento em diferentes aspectos.

Nesse contexto, uma das frases mais famosas do estudioso e que serve de referência para muitas escolas é essa abaixo:

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe“.

Outra frase muito citada por Piaget e que faz parte do dia a dia da educação infantil é: “O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas“.

Em outras palavras, os educadores da educação infantil devem usar referências do imaginário da criança para transmitir conhecimento. Isso inclui, por exemplo, usar uma linguagem lúdica, a criatividade e métodos experimentais na rotina escolar.

4. Quais são as teorias do desenvolvimento de Jean Piaget?

Os estudos realizados por Jean Piaget ao longo de sua vida resultaram em grandes avanços para o uso da teoria cognitiva no universo pedagógico. 

O autor aplicou o seu conhecimento intelectual para compreender a cognição humana, mas também teve como base a observação do comportamento dos seus três filhos, nascidos entre 1925 e 1931, para entender como as crianças se desenvolvem.

Na abordagem do estudioso, as crianças raciocinam e crescem em etapas diferentes. A primeira fase, chamada de sensório-motor, vai até os dois anos de idade. É o período em que os pequenos aprendem por meio de estímulos, como sons e tato, e começam a perceber o mundo à sua volta. É a fase em que os alunos geralmente iniciam na pré-escola. 

A segunda fase, conhecida como pré-operacional, acontece dos 2 aos 7 anos. Neste período, o aprendizado da criança acontece por meio das suas experiências individuais e da imaginação. Ela já consegue, por exemplo, ter noção de tempo, espaço e números. Nesta fase, é interessante transmitir conhecimentos aos pequenos por meio da manipulação de objetos, uso de blocos, cores, contação de histórias, atividades lúdicas etc. 

Já a terceira fase, que Piaget chama de operacional-concreto, acontece entre os 8 e 12 anos de idade. Nessa etapa, a criança começa a questionar o mundo e usam o raciocínio lógico para resolver problemas e construir sua personalidade. 

A quarta fase é conhecida como operacional formal e acontece a partir dos 12 anos, na adolescência. Segundo Piaget, nesta etapa do desenvolvimento, a criança já possui a capacidade de argumentação e noção do que é certo ou errado. Além disso, nessa fase já é possível diferenciar o que é imaginação e realidade.

Dentre as atividades trabalhadas nas escolas que estão incluídas nas etapas de aprendizado citadas por Piaget, podemos destacar:

  • Aulas de música para crianças
  • Atividades lúdicas com fantoches
  • Contação de histórias
  • Manipulação de objetos
  • Uso de quebra-cabeças
  • Operações matemáticas
  • Exercícios de raciocínio
  • Debates em grupo
  • Excursões e atividades ao ar livre
  • Aulas de dança, teatro ou expressão corporal

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Publicado em:Universo pedagógico

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